7 dicas para Gestão Financeira para Serviços
O mercado de serviços sempre está em alta. Basta olhar ao seu redor. Onde quer que você vá, vai sempre encontrar pelo menos uma empresa que oferece algum tipo de serviço, seja especialista ou genérico. Precisa mandar flores para sua mulher? Tem um florista com motoboy “delivery”. Precisa fazer uma revisão no carro? Tem oficinas que buscam seu carro em casa. Quer dar uma aparada na juba? Olhe pela janela e veja que no outro lado da rua tem um cabeleireiro que está pronto para dar um jeito nisso. Sempre irão existir pessoas dispostas a fazer alguma coisa por você. E estão por toda parte.
Você percebe também que algumas empresas de serviços simplesmente deixaram de existir de uma hora para outra. Por que será? Parecia que tudo ia bem. Parecia ser a melhor empresa de serviços. No entanto, da noite para o dia você encontra suas instalações vazias. Ela pode ter feito sua mudança para um lugar maior ou, na pior das hipóteses, ter quebrado e sumido do mapa levando todos os móveis, deixando para trás, dívidas, pessoas desempregadas e fornecedores a ver navios.
Você não pode prever o futuro, mas você pode construí-lo.
Com uma gestão financeira bem definida, todo dinheiro que entra na sua empresa se encaixa perfeitamente na contabilização de suas obrigações fiscais, nos custos programados, na folha de pagamento ou ainda nas necessidades imprevistas para sua empresa. Há casos em que se der uma raspadinha no tacho é bem possível ainda realizar outros investimentos mais singelos.
1. Cuide do caixa
Já dizia um “velho deitado” que “o olho do dono engorda o boi”. Leve isso muito a sério, não se esquecendo também dos bezerrinhos e das vacas leiteiras. O faturamento é o que mantém sua empresa de pé. Um pequeno desvio hoje, outro amanhã e outro depois de amanhã… São suficientes para minar a sustentabilidade da sua empresa. Portanto, esteja atento ao movimento diário do caixa. Mantenha um olho na missa e outro no padre.
2. Seja organizado
O excesso de serviços não é justificativa para você ser um completo desorganizado. Nada de amontoados de papeis sobre a mesa que perturbam seu raciocínio e tiram sua concentração. Aplicar o conceito 5S vai lhe ajudar a ter mais qualidade no seu trabalho diário, permitindo que você tenha o controle sobre seus compromissos e obrigações.
3. Conheça os custos de seus serviços
Analise a folha de pagamento de seu pessoal, considerando todos os encargos. Ela nunca poderá ser superior a 30% de seu faturamento. Considere, por exemplo, que você tenha um único funcionário que lhe custa o valor final de R$ 3.500,00 por mês. Você pagará por dia útil desse funcionário, a média de R$ 159,09 (considerando 22 dias). Logo, você tem que arrecadar, no mínimo, esse valor por dia só para poder pagar seu funcionário (são os 30% de faturamento) e arrecadar outros R$ 371,00 (são os 70% restantes para o faturamento) para estar dentro de uma margem de segurança. Mas até aí é só isso. Adicione agora todos os custos que você terá para permitir que seu empregado execute o serviço, tais como, ambiente de trabalho, ferramentas, veículo, combustível, alimentação, etc. Pronto. Já é um começo para você ter uma base dos custos financeiros de seus serviços.
4. Defina o preço de seus serviços corretamente
Muito bem! Você já fez a lição de casa e conhece agora seus custos nos detalhes mínimos. Concluiu que o valor de seus serviços é de R$ XXX,XX por hora ou por empreitada. No entanto, existem outras situações que vão influenciar no valor que você acabou de definir: mercado e concorrência. Seus serviços podem atender as necessidades do mercado? Se não houver equilíbrio entre a oferta e a procura por seus serviços, você terá que rever o valor dos mesmos. Ah! A concorrência! Esse é o calcanhar de Aquiles. Por exemplo, considerando que você seja um instalador de condicionadores de ar, uma grande rede de lojas decide dar gratuitamente a instalação dos aparelhos para quem realizar a compra. Evidentemente que esta rede de lojas vai vender como água, pois é uma promoção irresistível ter um aparelho de ar condicionado novinho com garantia de instalação, por um preço prá lá de bondoso. Tem ainda aqueles instaladores de araque que cobram a metade de seu valor (não emitem nota fiscal, usam material de segunda linha, remendam ao invés de substituir, emporcalham o local de instalação e chegam com um Fiat 147C (cor de baunilha) caindo aos pedaços, na casa do consumidor).
5. Não permita desperdícios
Mantenha o controle total sobre os materiais utilizados em seus serviços. Isso mesmo. Cobre de seus funcionários o zelo pelos materiais de trabalho. Se for o caso, cobre financeiramente. Faça um balanço semanal de todo material de trabalho, das peças em estoque, dos veículos em operação, das ferramentas especiais (caras prá chuchu). Mostre a todos quanto à empresa perde financeiramente, com o desperdício e a falta de cuidado. Deixe claro que a saúde financeira da empresa também depende deles e garante a empregabilidade de todos.
6. Mantenha suas contas em dia
Já postamos aqui um Blog sobre “Calendário financeiro”. Todos os dias, ao chegar a seu escritório, você deve ter o conhecimento sobre suas obrigações fiscais para o dia e para o dia seguinte. Parece até que é chover no molhado. Ignore isso e prepare-se para surpresas que podem se tornar desagradáveis. Se for preciso, renegocie com os fornecedores, mas não abandone a linha de frente do financeiro nem deixe o caixa desprotegido. Nada melhor do que voltar para casa, ver suas crianças felizes, colocar sua cabeça no travesseiro e dormir de forma suave, com o sentimento de dever cumprido e o desígnio de poder chegar à empresa no dia seguinte, sem uma caixa de paracetamol.
7. Utilize um sistema gestão financeira para serviços eficiente
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