14 dicas para um bom atendimento
Um atendimento de qualidade dentro do negócio é uma das principais vantagens que um empreendedor pode ter. Os clientes lembrarão por muito mais tempo de um bom atendimento do que até mesmo o preço. Por isso é necessário para qualquer negócio que queira ser bem sucedido oferecer um ótimo atendimento.
Porém, não pense que isso seja uma tarefa árdua e distante de ser alcançada. Muito das características do bom atendimento se resumem em entender o que o cliente está procurando e ajudar a resolver seu problema. Isso de forma prática, atenciosa e transparente. Se você conseguir unir essas características, as chances de ser lembrado de forma positiva pelo cliente são bem altas.
A seguir listamos 14 dicas para você manter um atendimento de qualidade em qualquer negócio.
1. Seja amigável com o cliente
Receba os clientes de forma amistosa e simpática, assim como você recebe seus conhecidos. Não deixe que ele fique desconfortável em um ambiente que ele não conhece. Além disso, evite criar impressões antecipadas dos clientes que entrarem em seu negócio. Trate todos eles da mesma forma.
2. Cumprimente a todos
Cumprimente a todos que entrarem em seu estabelecimento com um sorriso. Um sorriso é a forma mais prática de demonstrar disposição e confiança para o cliente. Desta forma, você demonstra interesse e deixará ele mais receptivo a solicitar qualquer coisa.
Não se limite em fazer isso somente no seu setor ou apenas com seus clientes. Expanda isso para toda a empresa, a fim de que isso se torne uma característica particular e não somente uma rotina.
3. Agilidade no atendimento
Nunca deixe alguém esperando. Atenda com agilidade as pessoas que entraram em seu negócio em busca de algo, mesmo que você não consiga resolver o problema dele no mesmo instante. Dar atenção nesse momento, notando a presença do cliente, é o ponto principal para ele não se sentir ignorado.
Saiba também que se você está com problemas por causa de filas no seu balcão, você pode usar um software para agilizar esse processo. Além de poder controlar diversas outras rotinas em um único lugar.
4. Ouça o que cliente tem a dizer
Ouvir o que o cliente está procurando é uma das principais características para o bom atendimento. Essa é a única maneira de conseguir resolver suas necessidades. Ouça o que ele tem a dizer e adeque a resposta para melhor atendê-lo.
5. Seja sempre sincero
Quando o cliente solicitar alguma opinião sua em relação a algum produto, seja sincero na sua avaliação. Recomende aquilo que você realmente acredita e que pode solucionar a necessidade dele. Tentar omitir a verdade pode se tornar um tiro no pé e ainda fará com que o cliente não confie mais em você e nem no estabelecimento.
6. Coloque-se no lugar do cliente
Entenda a real necessidade do cliente que solicitar sua atenção colocando-se no lugar dele. Assim você conseguirá perceber o que ele realmente está procurando e poderá ajudá-lo da melhor maneira possível. Pense em como você também gostaria de ser bem atendido. Isso o ajudará a criar mais empatia.
7. Transparência no atendimento
Caso você não consiga resolver o problema do cliente, diga o porquê disso estar ocorrendo. Seja transparente com o que está acontecendo, seja algo que você não sabe ou a falta de alguma coisa no setor. Não o enrole com conversas fiadas e busque a solução o mais depressa possível.
8. Conheça os tipos de clientes
Existem diferentes tipos de clientes e cada um com as suas próprias características. Existem os que são mais tímidos, os que negociam mais, aqueles que estão com pressa e assim por diante. Saiba com qual deles você está lidando e adeque sua postura para cada um deles. Conhecer qual deles você está atendendo permite você ser mais persuasivo e transmitir uma imagem mais positiva.
9. Transmita segurança
Quando você conhece a fundo o produto que está oferecendo você transmite uma maior segurança para o cliente. Ter esse conhecimento na palma da mão é de grande utilidade. Conheça cada detalhe dele, suas origens, utilidades e abrangências.
10. Evite termos técnicos
Caso você conheça a terminologia técnica dos produtos é melhor evitar de utilizá-las em um atendimento inicial. Isso pode causar certo constrangimento para o cliente. O ideal é usar expressões simples do dia a dia afim de não confundi-los. É claro que se o cliente realmente perguntar algo mais técnico, você não deve se abster e tirar qualquer dúvida dele.
11. Não dê ordens
Nunca dê ordens aos clientes mesmo que ele tenha que fazer algo obrigatório, como realizar o pagamento. Mantenha sempre a cordialidade e peça com educação qualquer ação por parte dele.
12. Evite expressões negativas
Evite frases e expressões negativas sem algum complemento como sugestão. Se tiver que falar algo que não tem no momento, por exemplo, procure sugerir algo relacionado e demonstre alguma empatia.
13. Dê atenção às reclamações
Problemas acontecem com todos nós. Afinal, nós somos humanos e propícios a falhas. Caso algum cliente enfrente problemas e esteja se queixando é necessário dar atenção em dobro pra ele. Procure resolver a situação da melhor forma, seja cordial e entenda que ele pode estar frustrado. E no final da situação, aprenda com os erros e busque soluções para evitar que isso ocorra novamente.
14. Mantenha uma área de trabalho organizada
Pode parecer que isso não tem muito a ver com o atendimento ao cliente, mas saiba que uma área de trabalho organizada lhe poupará muito tempo para encontrar qualquer objeto. Confira essas 7 dicas para manter uma organização na área de trabalho e veja o quão benéfico isso será na sua rotina.
É hora de colocar em prática
Todas essas dicas serão de grande ajuda para ter um atendimento de qualidade. Busque utilizar elas não somente como ferramenta de trabalho, mas para com todos no seu dia a dia. Desta maneira, aos poucos se tornará uma características sua e isso refletirá em todos ao seu redor.
Saiba que se você precisar de alguma informação em relação às nossas soluções, basta entrar em contato com nossos consultores no telefone (47) 3437-3312.
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