7 dicas para uma gestão de estoque eficaz

Você já parou para pensar o quanto pode estar perdendo por não possuir um controle de estoque eficiente? Muitos empreendedores sabem o quão importante é gerir um estoque de forma eficaz, mas, acabam descuidando na hora de controlar o do seu próprio negócio.

A gestão eficiente de estoque traz diversos benefícios para seu negócio, tais como:

  • Aumento das vendas;
  • Redução de custos;
  • Agilidade na entrega dos produtos;
  • Qualidade dos produtos armazenados.

Mesmo obtendo um software de gestão de qualidade, outros fatores também devem ser levados em conta e combinados de maneira inteligente. A seguir separamos 7 dicas para você realizar um controle de estoque eficaz.

1. Conte com um estoquista rígido e de confiança

Por ser uma área de alta responsabilidade, o colaborador deve ser de extrema confiança e qualificado para a função. Alguém que tenha conhecimento prévio em como funciona um estoque e saiba gerenciá-lo de forma correta, pois, além de armazenar os produtos ele deve ficar de olho nos prazos de vencimentos, entradas e saídas dos mesmos. Deve também ser rígido na sua função, evitando deixar passar qualquer brecha de inconsistência ou postergar atividades para outros momentos.

2. Realize periodicamente uma contabilização do estoque

De tempos em tempos é preciso contabilizar o seu estoque. Isso garantirá uma precisão maior da quantidade real de produtos estocados. Para realizar essa tarefa você pode selecionar alguns profissionais de áreas diferentes e realizar a contagem. Depois valide a quantidade contada com o auxílio de relatórios de compras e vendas. Com isso você poderá comparar como está seu estoque atualmente e buscar soluções para resolver os problemas encontrados.

3. Organize os produtos de forma clara

Com uma quantidade elevada da rotatividade de produtos, acabar se perdendo ao meio deste caos é muito fácil. Por isso, desde o começo mantenha uma organização lógica dos produtos. Mantenha as similaridades próximas. Isso inclui a identificação por data de vencimento, produtos com baixo giro, materiais parecidos entre outros.

4. Fique de olho na sazonalidade do estoque

Está uma característica que exige um estudo do mercado um pouco mais aprofundado. Boa parte das empresas possuem épocas do ano que as vendas não são tão altas como o esperado. Geralmente essas épocas se repetem todo ano, criando um padrão e conhecer esse padrão pode trazer diversos benefícios.

Por exemplo, se você possui produtos que possuem data de validade curta e em certos meses as vendas são relativamente baixas, não há necessidade de estocar a mesma quantidade que os meses normais. Fique de olho nesses momentos e tome as providências necessárias.

5. Quando necessário, faça uma queima do estoque

Quando você analisar que alguns produtos estão há um bom tempo em estoque, talvez seja hora de realizar uma queima de estoque. Isso evitará que ele fique encalhado demais ou acabe perdendo o valor depois de muito tempo parado. Aproveite e faça uma redução nos preços, aproveitando e criando uma promoção específica para esses produtos.

6. Possua um software para gerenciar o estoque

Possuir um software que lhe permita visualizar todas essas características em um único lugar será uma mão na roda. Um bom software agilizará seus processos, controlará de forma mais eficiente a entrada e saída dos produtos e realizará consultas completas com base no histórico.

7. Avalie os melhores fornecedores

Este é outro ponto importante para o empreendedor. É comum que o responsável por cuidar dessa atividade se perca em tantos fornecedores ou acaba se apegando em algum por empatia. Para ter fornecedores de qualidade, avalie neles os pontos mais importantes para o seu negócio, tais como qualidade, preço, prazo de entrega e prazo de pagamento.

Aplicando essas dicas no seu negócio você verá o quanto a qualidade irá subir. Além disso, você pode conferir mais algumas dicas de como gerenciar serviços e técnicos.

E você tem mais alguma dica para acrescentar? Deixe-a nos comentários.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.