5 dicas para avaliar um sistema de gestão antes da compra

Um sistema de gestão oferece grandes benefícios para os negócios, como o aumento de produtividade, eficiência no processo de tomada de decisões, maior segurança das informações, além de redução dos custos da empresa.

Se você está pensando em fazer a contratação de um sistema de gestão, acompanhe o texto de hoje e veja alguns fatores importantes que devem ser levados em conta para se fazer uma escolha que seja adequada às necessidades da sua organização.

1. Pense nos desafios e nos resultados desejados

A compra de um sistema de gestão é um investimento que, como qualquer outro, deve trazer algum retorno à sua empresa. Por isso, antes de ir em busca de um fornecedor, é preciso estudar e avaliar as necessidades da organização, quais serão os desafios que ele trará e se ele será efetiva na hora de trazer os resultados que a organização precisa.

2. Analise o momento atual da organização e as perspectivas de crescimento

O sistema precisa ser capaz de atender às demandas atuais e futuras da empresa. Isso porque sua implantação requer planejamento, tempo e esforço, tanto por parte dos gestores como dos funcionários.

Por isso, antes de se decidir pela compra,avalie com calma o momento atual da empresa e quais são as suas perspectivas de crescimento. Assim, você conseguirá contratar uma solução compatível com as necessidades da organização.

3. Leve a sua equipe em consideração

Sozinho, o sistema não é capaz de fazer nada. É preciso também contar com uma mão de obra qualificada, tanto para o processo de implantação quanto de operação do novo sistema.

Se você já tem uma equipe competente e quer implantar o sistema, um curso de capacitação é uma boa ideia. Assim, todos conhecem o potencial dele e podem explorá-lo ao máximo — o que implica em uma maior produtividade e qualidade de trabalho, e, assim, todos irão se beneficiar.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

4. Tenha uma infraestrutura adequada

Antes de comprar um sistema, é preciso que a empresa avalie quais são os recursos disponíveis naquele momento. Isso vai desde o hardware (servidores, computadores, processadores) até o software (banco de dados, sistema operacional). De nada adianta comprar um sistema robusto se não tem como fazê-lo rodar no sistema da organização.

É preciso avaliar se a estrutura adequada que já existe suporta a nova tecnologia ou se há a necessidade de se comprar novos equipamentos.

5. Confira a disponibilidade de crédito e orçamento

Antes de comprar um sistema de gestão, é preciso fazer um orçamento detalhado. Dependendo do porte da organização, pode ser necessário requisitar empréstimos para realizar esse investimento. Por isso, o gerente de TI precisa avaliar o seu orçamento financeiro, levando em conta os custos de compra e implantação, treinamento de pessoal, manutenção e instalação do sistema.

Se você desejar mais informações a respeito das nossas soluções, você pode estar entrando em contato pelo telefone (47) 3437-3312, pelo WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.