Comprometimento organizacional: uma relação entre o funcionário e a empresa

O comprometimento organizacional é uma relação que há entre o colaborador e a empresa onde trabalha. É quando o funcionário tem o desejo de fazer parte da organização e de participar do crescimento e dos objetivos da empresa. Para que haja um ambiente onde as pessoas se sintam motivadas, é imprescindível que haja comprometimento tanto por parte dos funcionários quanto da empresa.

Quando vamos a uma empresa e recebemos um mau atendimento, fica visível o nível de insatisfação do funcionário. Isso mostra que o comprometimento com a sua empresa está baixo.

Quando há uma indiferença na relação empresa-funcionário é bem provável que algo esteja errado. É possível identificar que não existe aquela idéia de lealdade e de contribuição para o sucesso da empresa. Não há um sentimento de orgulho ou prazer em fazer parte da organização.

Algumas ações poderão ajudar a aumentar esse nível de comprometimento e melhorar a relação entre empresa-colaborador.

Ações para aumentar o nível de comprometimento

É importante que a empresa dê atenção especial às necessidades de seus funcionários, se preocupando com o seu bem-estar. Deve-se também, propiciar qualidade de vida no trabalho, promoção do crescimento do empregado, reconhecimento financeiro-organizacional, conforto físico e lazer.

Também é imprescindível que a empresa crie oportunidades de treinamento para seus funcionários, garantindo, assim, a sobrevivência organizacional e o retorno lucrativo do investimento feito em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Dessa forma, um funcionário bem treinado será capaz de concorrer a oportunidades de promoção fazendo com que a sua satisfação com o trabalho aumente.

É fundamental que o colaborador esteja comprometido fortemente com a empresa para que clientes e fornecedores, ao sentirem isso, possam transmitir boas opiniões sobre a organização, seus produtos e/ou serviços e sobre o bom atendimento prestado pelos seus empregados.

Com a implantação dessas ações, possivelmente o grau de comprometimento organizacional irá aumentar e isso permitirá unir pessoas e potencializar as chances das organizações enfrentarem as transições e turbulências atuais com sucesso e criatividade.

Por fim, para que esse novo sistema de cultura funcione será necessário que todos tenham o mesmo objetivo em mente. E isso só havendo comprometimento.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.