Entenda as diferenças entre o sistema online ou local

Muitas pessoas que decidem adquirir um sistema de gerenciamento de serviços se deparam com a seguinte dúvida: Será que baixo um programa para instalar em minha máquina (sistema local) ou será melhor partir para um sistema online? Qual a diferença de entre um sistema online e um sistema local?

Os softwares de antigamente eram adquiridos para serem instalados em sua própria máquina. Porém recentemente as desenvolvedoras partiram para sistemas totalmente online, onde tudo é feito pela internet e as informações ficam hospedadas em servidores remotos.

Para ajudar a sanar a dúvida do leitor, levantamos algumas das principais diferenças entre estes dois tipos de programas, confiram:

Licença de aquisição

Sistema local: a prática é cobrar um valor único que geralmente pode ser bem alto, em troca você recebe um arquivo onde poderá instalar o software.

Sistema online: a maioria dos sistemas online não cobram um valor inicial alto, ao invés disso cobra-se uma mensalidade com um valor bem acessível ao cliente.

Segurança dos dados

Sistema local: todos os seus dados, de seus clientes e os arquivos dos sistemas ficam salvos exclusivamente no seu computador pessoal ou do escritório. Para muitos clientes isto parece ser uma vantagem pois os seus dados não ficam na mão de estranhos, e estão salvos em local que apenas você e sua empresa tem acesso.

Sistema online: todos os dados ficam salvos em um servidor externo e não em seu computador pessoal, trazendo inúmeras vantagens no quesito segurança. Geralmente os servidores online utilizam uma tecnologia de encriptação conhecida como SSL / HTTPS que garante o tráfego seguro de suas informações.

Além disto, como tudo fica em um servidor externo, você poderá acessá-los a qualquer momento e a partir de qualquer computador, seja em sua casa ou escritório. Um ponto muito importante a se salientar é que se seu computador pessoal pegar um vírus ou for furtado, você não irá perder seus dados e de seus clientes, pois eles não ficam instalados em sua máquina.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

Flexibilidade

Sistema local: uma grande vantagem de um software instalado em sua máquina é que você não fica dependente de uma conexão com a internet. Dependendo de sua localização ou das características de seu empreendimento, este pode ser um fator a se considerar.

Sistema online: geralmente são totalmente dependentes de uma conexão com a internet. Como todos os dados são armazenados em um servidor, você tem a flexibilidade de acessar o sistema em qualquer lugar a qualquer hora, mesmo que você esteja em uma viagem de negócios ou simplesmente em sua casa fora do horário do expediente, basta abrir o navegador e acessar.

Outra vantagem é que os sistemas online não dependem da potência de seu computador, se você utiliza um notebook de 5 anos atrás ou mesmo um PC caríssimo que comprou no lançamento, a performance do sistema será praticamente igual em ambos os casos.

Atualizações

Sistema local: para atualizar o programa instalados em seu computador é necessário baixar um novo arquivo e instalá-lo na máquina que possui o sistema. Geralmente é exibida uma mensagem em seu computador avisando que uma nova atualização está disponível, então você pode optar ou não por fazer o download adicional.

Sistema online: já nos versão online as atualizações são feitas em tempo real e de uma forma quase “invisível” para o usuário, pois não existe processo de instalação em sua máquina, as funcionalidades novas aparecem e os bugs são corrigidos sem que você precise instalar nada.

Escolha o melhor para seu negócio

Não existe uma melhor solução entre o sistema online e o sistema local, pois a resposta vai depender muito do seu cenário, por exemplo, se você não possui internet ou então a internet vive caindo em sua casa ou estabelecimento, talvez seja melhor optar pelo sistema local.

Agora se você precisa de mobilidade e flexibilidade para acessar os dados de qualquer lugar e precisa também de uma segurança extra, os sistemas online são a escolha ideal para você.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.