A importância de um bom suporte em empresas de software

Empresas de softwares são responsáveis por fornecer importantes soluções para clientes que buscam uma gestão integrada e facilitada. Apesar disso, apenas vender o software não é o bastante. Já que nem todo empresário tem conhecimentos para usá-lo corretamente. É aí que entra o suporte.

Quando a equipe do suporte não é bem treinada ou não oferece um atendimento cortês, os clientes podem considerá-lo como um “mal necessário”. Mas saiba que um bom serviço pode te destacar da concorrência. Entenda qual a importância de contar com um suporte hábil e eficiente nas empresas de software.

Por que o suporte é importante?

O suporte consiste no oferecimento de apoio ao usuário. Qualquer que seja sua necessidade, dúvida ou dificuldade. Caso o software apresente algum problema na sua configuração, por exemplo, o suporte será responsável por orientar o cliente a resolver o problema e conseguir os melhores resultados possíveis. Com isso, a importância de ter um bom suporte em seu sistema reside nos seguintes eventos:

Melhora a experiência do usuário

Com um suporte de qualidade, o cliente tem uma experiência muito melhor no uso da solução. Principalmente quando há pouca familiarização com o sistema de gestão. Quando o usuário não conta com qualquer apoio por parte da empresa, ele encontra muito mais dificuldades em configurar o software corretamente ou obter os resultados pretendidos, por exemplo.

Aumenta a satisfação do cliente

Clientes que podem contar com um suporte de qualidade têm uma experiência melhor. Portanto, ficam mais satisfeitos. Podendo usar o sistema de maneira totalmente otimizada, o cliente se sente muito mais satisfeito com a aquisição do produto e com os serviços prestados. Diminuindo o número de reclamações e problemas em geral.

Comunicação direta com o usuário

O suporte é muito mais do que um “mal necessário” para as empresas de software. Já que é um canal direto de comunicação com o usuário. Através do suporte, a empresa pode conhecer as maiores necessidades e dúvidas de seus clientes. O que permite uma adaptação e otimização dos serviços oferecidos. Além disso, a comunicação direta também cria um relacionamento entre usuário e empresa. Melhorando os resultados de negócio.

Possibilita a geração de novos negócios

Um suporte adequado também ajuda no fechamento de novos negócios, como contratação de novos módulos e serviços adicionais. Isso se deve ao fato de que por estar em contato com o cliente e suas necessidades. É possível fazer ofertas muito mais assertivas e gerar oportunidades promissoras de negócios.

Gera clientes fidelizados

Com clientes mais satisfeitos e assistidos corretamente, grandes são as chances de ter clientes fidelizados. Afinal, eles não sabem onde mais poderão encontrar um suporte tão bom. Eventualmente, eles também passam a indicar a empresa para outros potenciais clientes.

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Como a falta de suporte prejudica uma empresa?

A falta de suporte sabota tanto a empresa que não o recebe quanto aquela que não o oferece. Para quem adquire empresas de software, tal carência traz dificuldades muito maiores para aproveitar bem os benefícios do sistema. O que acaba prejudicando os resultados organizacionais.

Já para a empresa que não fornece suporte, o resultado é uma carteira de clientes insatisfeita e que não recebe todos os serviços que espera. Já que parte das despesas com a aquisição de um sistema é destinada, em tese, ao serviço de suporte. Com isso, aquela empresa encontrará mais dificuldades para se estabelecer e se posicionar no mercado. Além de sofrer com a perda de clientes para concorrentes com um suporte melhor.

Empresas de software devem providenciar suporte de qualidade para que seus clientes possam aproveitar todas as vantagens do software. Para ter mais informações sobre nossas soluções, você pode estar entrando em contato pelo telefone (47) 3437-3312, pelo WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.