Como o WhatsApp pode ajudar o seu negócio

O WhatsApp é um dos maiores sucessos de aplicativo de comunicação do mundo. Com uma base de 1,3 bilhão de usuários ativos mensalmente, o app foi adquirido pelo Facebook em 2014 e se solidificou como uma poderosa ferramenta de comunicação.

Ao longo de sua história o WhatsApp foi conquistando diferentes utilidades pelos seus usuários e já faz tempo que microempreendedores e pequenas e médias empresas já usavam, de maneira informal, a plataforma para se relacionar com seus clientes.

O que muitas pessoas não sabem de fato, é o poder que essa ferramenta pode ter nos negócios, como uma ótima alternativa de marketing, e também para estreitar a relação com o público, o que pode representar um aumento em suas vendas.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as vantagens de se utilizar esta plataforma no mundo dos negócios e de que forma tirar o máximo de proveito dos seus recursos.

Amplie sua rede de contatos

É importante que você frequente eventos ligados ao seu segmento, de forma a fazer novos contatos, e manter uma relação através do WhatsApp, de forma a tanto conseguir novos clientes, quanto para formar possíveis parcerias empresariais de negócio.

Mantendo um cadastro adequado e atualizado de sua rede de clientes, você terá as opções de contato de cada um deles, podendo assim adicioná-los a sua rede de contatos do WhatsApp.

Responda rapidamente as dúvidas de seus clientes

As pessoas utilizam essa plataforma com o intuito de receber mensagens de uma forma mais rápida em comparação com outras ferramentas. Por isso, a dica é que você não deixe seus clientes esperando respostas por um período elevado de tempo.

Especialmente em caso de dúvidas, eles desejam ter seus problemas solucionados rapidamente, a medida em que disponibilizaram seu contato por meio do WhatsApp.

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Participe de grupos

Outra ótima alternativa do WhatsApp é a participação de grupos. Você pode fazer parte de grupos voltados especificamente para negócios, seja com um grupo de clientes para seguir divulgando sua marca, como algumas promoções, por exemplo. Ou então um grupo mais abrangente, formado por outros empresários, com o intuito de trocar experiências e possibilidades de negócios.

Mas é preciso ser cauteloso. Falar excessivamente sobre o seu produto ou serviço pode ter um efeito negativo. Divulgue sua marca de uma forma natural, sem deixar de dar atenção ao que os outros participantes do grupo tem a dizer. Se mostre interessado nas outras marcas e no que os demais empresários tem a oferecer e a debater.

Explore os recursos multimídia

A possibilidade do envio de áudios, fotos, documentos e vídeos, podem tornar as suas campanhas de marketing muito mais interativas através do WhatsApp. Grave um vídeo como se estivesse falando pessoalmente com aquele cliente, falando sobre o seu produto de uma forma natural, se mostrando interessado não em vender propriamente, mas de satisfazer a sua necessidade.

Solicite feedback de seus clientes

Com a proximidade junto aos clientes possibilitada pelo WhatsApp, é interessante que você mantenha contato especialmente com alguns clientes mais fiéis do seu negócio. Isso porque esses clientes já são conhecedores de seu produto ou serviço, e podem lhe dar um certo direcionamento em relação aos pontos que ainda podem ser melhorados. O WhatsApp torna este processo de feedback por parte dos clientes bastante facilitado.

Mantenha seu público informado

O WhatsApp permite enviar mensagens padronizadas para uma grande número de pessoas. Sendo assim, é importante que você selecione os clientes ou possíveis contatos que podem estar interessados no seu produto ou serviço.

Com esses contatos selecionados, envie mensagens a eles falando sobre a sua marca e sobre as novidades como promoções e benefícios. Mas faça isso de uma forma moderada. Afinal, ninguém gosta de receber mensagens de anúncio de uma forma excessiva.

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.