As 5 melhores dicas para uma gestão de estoque eficiente

O estoque é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. No entanto, geri-lo de maneira adequada não é nada fácil. Existem diversos erros que são muito comuns nessa área e acabam prejudicando os negócios, fazendo com que ocorram prejuízos desnecessários no final do mês.

Porém, com algumas atitudes simples, dá para mudar completamente esse cenário e tornar esse setor muito mais eficiente. Nesse post, nós daremos as melhores dicas e ajudaremos você a ter uma gestão de estoque excelente. Confira:

1. Contabilize o inventário

Para ter uma gestão de estoque de ponta, é preciso ter muita precisão no inventário. É indispensável contabilizar a quantidade de cada produto, selecionando alguns profissionais para arcar com a responsabilidade de organizar a casa e identificar os itens estocados. Usar a própria equipe do almoxarifado para fazer um inventário rotativo, com medições diárias, pode ser uma excelente solução para auxiliar todo o processo de gestão. Dessa forma, você terá um bom conhecimento da situação geral e poderá então adotar as medidas certas melhorar os processos, evitando a perda de dinheiro.

2. Faça uma previsão de demanda

A administração das demandas é primordial para uma gestão de estoque bem-feita. Apesar disso, esse é um dos itens mais negligenciados por muitas empresas, que acabam tendo prejuízos desnecessários e perdem vendas e boas oportunidades de parceria. Fazer uma análise periódica das demandas é interessante porque é isso que vai permitir o recálculo dos parâmetros de planejamento.

3. Saneamento dos estoques

De tempos em tempos, é essencial separar os itens que estão se tornando obsoletos ou que não estão com movimentação nos últimos meses. Aproveite para fazer uma promoção, criar combos, mandar para a reciclagem ou até mesmo jogar fora. O essencial é que você dê um destino e não caia na tentação de fazer do seu estoque um acervo de produtos que nunca te trarão lucro. Certamente, você vai se surpreender com o espaço liberado num saneamento de estoques e ainda poderá fazer um dinheiro extra com as promoções e combos que oferecer ao cliente.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

4. Escolha um bom modelo de reposição

Escolher um bom modelo de reposição é importantíssimo e essa opção deve ser feita de acordo com as necessidades da empresa. Existem reposições contínuas e periódicas. Para itens de maior valor agregado, geralmente se emprega o modelo de reposição contínua, onde os pedidos são gerados no momento em que o estoque alcança o ponto de reposição. Sua grande vantagem é que o nível de estoque fica mais baixo, reduzindo os custos com armazenagem, mas você fica mais dependente do seu fornecedor.

O modelo de reposição periódica é feito com agendamento prévio e, normalmente, é mais usado para produtos baratos, que representem uma parcela menos robusta nos lucros do negócio. Você cria uma rotina de recebimento, mas corre o risco de ficar sem material caso haja uma mudança rápida nos hábitos de consumo.

5. Conte com um software de gestão

Contar com a tecnologia pode ser uma grande pedida para uma boa gestão de estoque. E uma das melhores formas de organizar as informações desse setor é contando um software de gestão. Com ele, é possível acompanhar alterações, demandar permissões de quem pode ou não dar baixa em produtos no sistema, controlar o déficit de materiais em estoque ou analisar produtos com pouca saída. A ferramenta fará verificação dos dados com muito mais precisão, ajudando na tomada de decisões e gerando um controle de acervo mais eficiente.

E então, o que achou das nossas dicas de gestão de estoque? Esperamos que elas sejam utilizadas na sua empresa. Portanto, não perca tempo e coloque-as em prática agora mesmo para agilizar processos, aumentar a competitividade operacional e fazer economia.

Conheça o Gravíttem agora mesmo e saia na frente de seus concorrentes. Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br para saber mais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.