4 dicas para administrar a sua assistência técnica

Serviços de assistência técnica se tornam cada vez mais necessários, visto que o uso de eletrodomésticos no dia a dia torna-se cada vez mais comum. Desde resolver pequenos problemas até trocas de peças, essas organizações ajudam empresas e usuários a manterem-se conectados e em dia com suas obrigações.

Se você deseja abrir ou já possui um negócio nessa área, é necessário saber como administrar uma assistência técnica com qualidade.

1. Contratação de equipes

Assim como em qualquer tipo de organização, uma assistência técnica necessita ter uma equipe de qualidade. A contratação de colaboradores deve ser algo pensado e planejado muito antes do anúncio das vagas disponíveis.

O primeiro passo é definir qual perfil de profissional você deseja ter em seu time. A área de formação, experiência e habilidades necessárias são alguns dos traços que agem como “filtros” de quem enviará currículos para a vaga aberta.

Com o perfil montado, é hora de divulgar a vaga. Atualize em seu site as vagas disponíveis, utilize suas redes sociais e também sites próprios para isso.

O processo seletivo deve ser planejado com grande afinco. Além da entrevista, é recomendado realizar algum tipo de teste. Essa avaliação é uma oportunidade para os candidatos demonstrarem sua habilidade de forma prática, realizando alguma tarefa que estará presente na rotina do contratado.

2. Treinamento e retenção de funcionários

Depois da contratação, sua atenção deve ser voltada ao treinamento. O profissional que recebe um treinamento de qualidade se adaptará com mais facilidade e agilidade, justamente por saber o que é esperado dele e como realizar suas tarefas do modo desejado.

O processo de contratação e treinamento não é algo barato ou rápido. Por isso, é importante gerar um esforço em busca da retenção de funcionários, diminuindo a rotatividade de colaboradores. Empregados que permanecem na mesma empresa por um longo tempo são uma grande ajuda, inclusive, no treinamento de novos membros da equipe.

Para estimular a retenção, é necessário mostrar porque é vantajoso permanecer em sua assistência técnica. Montar planos de carreira, estabelecer metas possíveis de serem cumpridas e possibilidade de bônus são boas formas de mostrar que sua empresa valoriza o profissional.

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3. Captação de clientes

Um negócio só consegue manter-se vivo e em crescimento com a criação de uma clientela fiel e ao captar novos clientes. Independentemente do tamanho de sua empresa, é fundamental estar por dentro do que seus consumidores em potencial precisam e procuram.

Para conhecer melhor o seu público alvo, converse com quem já é o seu cliente. Uma dica é enviar via e-mail um formulário com perguntas-chave, para assim ter uma ideia mais definida de quais pessoas o seu negócio atrai. Para aumentar a adesão na pesquisa, ofereça algo em troca para o entrevistado, como descontos em produtos ou serviços.

A partir do momento que você tem um público-alvo bem definido, você sabe quem buscar. Use anúncios direcionados e esteja presente nos locais (virtuais e reais) que seu público está. Mostre quais são os diferenciais de sua assistência.

4. Criação de um bom estoque

Ter um bom estoque é um dos pontos mais importantes ao aprender como administrar uma assistência técnica com qualidade. Além disso, oferecer um serviço rápido e eficiente é essencial para o sucesso da sua empresa.

Manter o estoque organizado é importante, para evitar compras desnecessárias e economizar. Guarde os produtos de forma segura, principalmente aqueles que são mais frágeis.

Saiba também quais épocas do ano trazem mais clientes para a sua assistência. Esses períodos exigem um estoque preparado, caso contrário os consumidores procurarão a sua concorrência.

Aprender como administrar uma assistência técnica é um passo importante tanto para quem deseja abrir seu negócio quanto para quem já está presente no mercado.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.