Entenda o que é e quais são os benefícios de um sistema em nuvem

Se você ainda tem dúvidas quando ouve falar de sistema em nuvem e nenhuma das explicações que recorreu até agora esclareceram muito bem o assunto, este artigo é feito para você. E se o motivo da sua pesquisa for a vontade de contar com essa tecnologia ― que todos dizem ser tão positiva ― na sua empresa, então é mais importante ainda saber do que se trata.

Porque, sim, o sistema em nuvem é capaz de agilizar os processos internos, dar mais eficácia no armazenamento e na busca de informações, além de ser mais econômico, prático e funcional. Isso porque ele permite que você acesse as informações que precisa de qualquer dispositivo conectado à internet, em qualquer lugar do mundo. Dessa maneira, dificilmente você vai ficar na mão.

O que é a nuvem

Quando dizemos, do ponto de vista computacional, que algo está na nuvem, queremos dizer que está na rede. É como o seu e-mail: são raros os servidores que exigem algum tipo de instalação na sua máquina. Normalmente, você acessa a sua conta (no Gmail, por exemplo) e tem lá todas as mensagens e todos os arquivos compartilhados.

Duas ferramentas muito populares de armazenamento de dados em nuvem são o Dropbox e o OneDrive. Em ambos, você salva suas fotos, vídeos e documentos para acessar em qualquer lugar, a qualquer hora, pelo navegador ou aplicativo. É algo que substitui, por exemplo, o pendrive: você armazena o seu arquivo e pode abri-lo onde precisar, bastando uma conexão com a internet para isso.

Dessa forma, o seu dispositivo (smartphone, PC ou notebook) não tem que ficar cedendo memória para instalação de programas de armazenamento. Os próprios arquivos também deixam de ocupar espaço e, em caso de uma eventualidade, você não perde o que precisa acessar.

Mas aqui estamos tratando da nuvem a partir do dia a dia do usuário comum, mesmo os que não têm qualquer necessidade de encontrar soluções desse tipo para a vida profissional. Por isso, esclarecido o conceito de nuvem, vamos compreender como esse sistema funciona sob o ponto de vista empresarial!

Sistema em nuvem para empresas

Antigamente, para armazenar os dados e documentos resultantes das atividades de uma empresa, era necessário que ela tivesse programas específicos e um servidor. Como a estrutura era física, alguns profissionais tinham que ser contratados para lidar com ele. Havia também a necessidade de manutenção e alguns requisitos estruturais, como espaço e climatização, só para citar dois exemplos.

Claro, dependendo do contexto, ainda há companhias em que essa realidade continua necessária. Mas é um fato que, quanto mais conteúdo a sua empresa puder migrar para um sistema em nuvem, melhor. Além de toda a parte estrutural, há economia com backups e funções de segurança, já que uma fatalidade (como uma tempestade ou incêndio) poderia pôr a perder tudo o que estivesse armazenado.

Quando uma empresa usa um sistema em nuvem, todas as operações ficam acessíveis em qualquer hora e lugar, eliminando a necessidade de se estar conectado à rede da empresa para buscar alguma informação, consultar o andamento de alguma atividade ou realizar alguma operação. Dessa forma, o dia a dia fica mais facilitado, prático, ágil e seguro.

Consequentemente, os computadores já não precisam fazer o trabalho pesado de executar todos os processos, uma vez que a rede em nuvem cuida disso. O usuário apenas tem de acessar o sistema (como ao abrir a conta do e-mail para inserir login e senha) e executar o sistema. O restante, a rede faz o trabalho.

Essa rede é composta por poderosos datacenters que centralizam os dados enviados. Um servidor central remoto gerencia tudo, monitora o tráfego e as demandas dos clientes para que tudo funcione sem problemas. Dessa forma, em qualquer local que o sistema for acessado, o sistema aciona essa estrutura para conectar o usuário às operações que ele precisa.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

O melhor sistema em nuvem para sua empresa

Agora você já entendeu o que é sistema em nuvem e quais são as vantagens dessa tecnologia em uma empresa. Mas em quê ele pode ser utilizado especificamente? Bom, para falar a verdade, em tudo. Um bom sistema de gestão empresarial, por exemplo, pode comportar todas as suas funcionalidades em uma estrutura em nuvem.

É aqui, então, que surge o Gravíttem como uma solução de todos esses problemas. O Gravíttem é um sistema de gestão para prestadores de serviços muito importante para administrar seu negócio da melhor forma possível. Um sistema eficaz que gerencia seus processos internos e mantém tudo centralizado ao redor da ordem de serviço. Possui rotinas para gestão de serviços, estoque, vendas e financeiro. Além disso possui um aplicativo para controlar os seus técnicos em campo.

Conheça o Gravíttem agora mesmo e saia na frente de seus concorrentes. Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br para saber mais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.