4 mitos e verdades sobre os sistemas em nuvem

Empreendedores dos mais variados segmentos vivem soterrados em milhares de atribuições, preocupações ou, até mesmo, insights sobre novos produtos ou serviços. Em meio a tudo isso, é preciso pensar em mecanismos ou ferramentas que permitam descomplicar essa rotina tão atribulada. Sem dúvida, a solução mais buscada são os sistemas em nuvem, onde é possível integrar todos os setores de uma empresa, unificando dados e processos, o que tende a facilitar o dia a dia dos empresários.

Porém, como qualquer tecnologia, existe uma série de mitos ao redor do tema dos sistemas onlines, como as promessas de agilidade, praticidade e eficiência, que nem sempre são bem assim. Uma pesquisa rápida no Google e você ficará surpreso com a lista de dúvidas de empreendedores sobre a escolha, implantação e usos desse tipo de solução.

Por isso, no artigo de hoje, compartilhamos o 4 mitos e verdades sobre sistemas em nuvem. Seguindo nossas dicas, você estará preparado para fazer a escolha mais assertiva do software ideal para o seu negócio.

1. Não é seguro armazenar os dados da minha empresa em nuvem

Totalmente mito! Para quem está acostumado a utilizar ferramentas tecnológicas essa noção parece mesmo uma grande bobagem, mas não são poucos os empreendedores que ficam apreensivos com a ideia de ter os dados de suas vendas, estoques, financeiro e fiscal armazenados em servidores em nuvem.

Nesse sentido, outra ideia que também assombra os empreendedores é a noção de o backup de suas informações custará muito dinheiro. Pelo contrário, contar com sistemas em nuvem, permite que micro e pequenas empresas tenham suas informações seguras por muito mais tempo em servidores de grande porte, algo que seria extremamente caro se contratado individualmente. Além disso, é possível acessá-los onde e quando quiser.

2. Minha equipe não conseguirá se adaptar ao uso de tecnologias

Claramente um mito! Toda mudança causa algum impacto ou possíveis desconfortos em uma equipe que está acostumada a realizar determinados procedimentos. Isso é plenamente natural. Em contrapartida, se a adoção de um sistema em nuvem for conduzida como uma decisão para melhorar o dia a dia do negócio e as tarefas de cada membro da sua equipe. Sendo todos treinados para lidar com os recursos e extrair o melhor de cada funcionalidade, a adaptação será muito mais tranquila.

Além disso, pelo fato de a maioria dos sistemas em nuvem serem modulares, as mudanças não precisam ocorrer de uma vez só. É possível fazer uma transição gradual, treinando e adaptando cada setor do seu empreendimento.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

3. Vou economizar dinheiro com a implantação de um sistema em nuvem

Claro que é verdade! Justamente por isso sempre recomendamos que você conte com um sistema online. Mas, evidentemente, pesquise antes de decidir! Leve em consideração um investimento inicial considerável e pense que a médio e longo prazo, o aumento na sua produtividade, a redução de retrabalho e de desperdícios, serão fatores primordiais para aumentar os seus lucros. Ou seja, você investe em economia.

4. Terei melhor embasamento para tomar decisões sobre a minha empresa

Verdade! Quando se pensa em um software para prestação de serviços uma característica predominante é a centralização de informações. Dessa forma, você reúne dados detalhados sobre suas ordens de serviços, técnicos em campo, estoque, clientes, fornecedores… Com esses dados terá os subsídios necessários para projetar investimentos, aumentar o desempenho do seu negócio e corrigir pontos que não estão contribuindo para a sua gestão.

Conheça o Gravíttem agora mesmo e saia na frente de seus concorrentes. Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br para saber mais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.