5 dicas para fazer a sua empresa crescer

Criar uma empresa, especialmente uma pequena ou média (MPE) é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes na vida profissional de qualquer pessoa. Tornar-se um empreendedor é um desafio que nem todos estão dispostos a enfrentar.

Apesar disso, no Brasil há cada vez mais empreendedores. De acordo com dados do Portal do SEBRAE, existem 6,4 milhões de MPEs. Essas empresas geram mais de 50% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Entretanto, criar uma empresa é apenas o primeiro passo. Inegavelmente, fazê-la crescer e torná-la rentável são os verdadeiros desafios. Visto que, segundo informam dados do IBGE, 60% das MPEs quebra nos primeiros 5 cinco anos.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas que podem ajudar você na árdua tarefa de gerir sua empresa e fazê-la crescer de maneira produtiva e cada vez mais rentável.

1. Escolha a equipe de trabalho ideal

Delineie uma estratégia para escolher as pessoas que você contratará. Para isso, identifique a compatibilidade delas com a cultura e com os objetivos da empresa. Desse modo, lembre-se que sua equipe é quem estará em contato direto com seus clientes e fornecedores. Cada um dos colaboradores selecionados deve estar em sintonia com a imagem que você quer construir de sua empresa perante os clientes.

Um colaborador é parte fundamental do seu negócio. Por isso, incentive e valorize sua equipe. Não esqueça de manter um boa comunicação com todos e entre todos! E claro, treinamento contínuo é fundamental para otimizar todos os processos dentro da sua empresa.

2. Estude seu nicho de mercado

Sem dúvidas, uma vantagem que você terá como empreendedor é a do contato com seus clientes. Através desse contato, pode-se identificar facilmente suas necessidades específicas. Dessa forma, pode-se desenvolver estratégias de atuação. Bem como, criar propostas de valor agregado que impactem na satisfação de qualquer cliente.

Além disso, procure conhecer ao máximo negócios no seu segmento. Evidentemente, tenha bem claro qual o perfil da sua empresa e o seu público-alvo. Munido dessas informações, procure entender o que esse público busca e quais os melhores caminhos para promover os produtos ou serviços que sua empresa tem para oferecer.

3. Utilize uma ferramenta de gestão para prestadores de serviços

Se a sua empresa for uma prestadora de serviços, como uma assistência técnica, vai ser necessário um sistema de ordens de serviço. Também é possível integrar esse sistema com um aplicativo para celulares que monitoram seus técnicos em campo.

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4. Faça avaliações periódicas

É muito comum, entre micro e pequenos empresários que a gestão seja totalmente empírica. Porém, realizar análises pontuais de campanhas, projetos ou processos ajudará a identificar em qual situação se encontra a sua empresa. Esse tipo de decisão estratégica contribui para que você encontre pontos a melhorar e saiba o que é necessário fazer para impulsionar seus negócios.

5. Não deixe de inovar

Certamente, quando você começou sua empresa, tinha ideias e aspirações que pareciam inalcançáveis. Ainda assim, o ideal é buscar realizar esses planos, sempre com precaução e medindo resultados. Pois, inovar constantemente fará com que sua empresa se mantenha dinâmica diante das variações constantes do mercado.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.