Entenda o papel do SPED na fiscalização das empresas
Se você é dono de uma empresa provavelmente sabe que Sistema Público de Escrituração Digital, o famoso SPED, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010). Além disso, ele foi um grande marco para a área contábil das organizações. Foi a partir de seu surgimento que os principais procedimentos contábeis passaram a ser realizados pela internet. Com isso, o armazenamento de documentos físicos deu espaço a armazenagem em nuvem.
No entanto, muitas dúvidas ainda existem a respeito do SPED e toda essa mudança fez com que muitos ainda tivessem dificuldade em entender o papel prático dele na fiscalização de empresas.
Características do SPED
Além de questões ambientais relacionadas a economia de papel, o governo criou o SPED para promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e o compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais. Com isso, foi possível estabelecer uma fiscalização muito mais rígida.
Afinal, por meio dele a Receita pode racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores. Assim, o SPED possibilita identificar ilícitos tributários por meio de um rápido acesso às informações, tornando a fiscalização mais efetiva com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.
Podemos concluir então que o principal papel do SPED na fiscalização das empresas é o fortalecimento do controle e da fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias. O resultado disso, é um maior combate à sonegação.
Além do mais, aprimore seus conhecimentos sobre o SPED Fiscal (EFD), aferindo algumas vantagens e conhecendo um pouco mais sobre o “Programa Validador e Assinador” (PVA).
Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)