Saiba por que não usar planilhas do Excel na sua empresa

Podemos dizer que praticamente todas as empresas já utilizaram planilhas do Excel para realizar a gestão de seu negócio. Existem diversas vantagens ao se fazer a utilização de uma planilha dentro da gestão de sua empresa. Mas, para toda vantagem, existe também uma desvantagem.

As planilhas de controle, essencialmente as de controle orçamentário, são ferramentas indispensáveis dentro de uma organização. Mas como estamos em constante evolução, elas acabaram tornando-se apenas uma forma de controle, podendo coletar, acompanhar e relatar informações.

O objetivo do nosso post de hoje é apresentar algumas desvantagens de usar planilhas do Excel para a gestão da sua empresa. Seja no setor financeiro, no RH ou nos diversos outros setores que estão dentro de sua empresa.

Mais difícil de usar

O Excel fornece uma gama de funções para que suas planilhas sejam trabalhadas da forma mais eficiente possível. Porém os usuários que necessitam de fórmulas mais avançadas precisam programar por si só. Logo, é necessário, também, que o usuário tenha um bom conhecimento dessa ferramenta para que consiga formular essas funções, que, muitas das vezes, são bastante complexas.

Maior tempo gasto

Trabalhar atualizando diariamente planilhas é uma atividade maçante e que atinge diretamente a produtividade de um funcionário. Logo, afeta também o desenvolvimento de seu negócio.

Com a perda de produtividade, temos um tempo maior gasto para a realização da gestão da empresa. Isso acontece porque as pessoas que são responsáveis por incluir essas informações de forma manual nas planilhas são os gestores. Ou, então, funcionários de confiança.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

Funções limitadas

Como foi salientado no primeiro item, as planilhas do Excel não têm funções de caráter complexo em seu ambiente. Sendo necessário que os usuários programem para que consigam realizar o que se deseja. Sendo assim, podemos considerar que a ferramenta tem um número limitado de funções.

Emissão de relatórios defeituosos

As planilhas do Excel não são bases de dados confiáveis. Principalmente quando estamos falando em geração de relatórios, pois elas não são capazes de armazenar dados. Principalmente documentos de outros formatos e para aquisição de relatórios, as funções são limitadas.

Ambiente inseguro

No mundo de hoje, resguardar os dados de sua empresa é essencial, pois o vazamento de informações pode gerar prejuízos consideráveis para ela, como: atraso de compromissos com fornecedores ou clientes e, até mesmo, problemas fiscais.

Dados em planilhas são bastante inseguros, pois podem ser apagados acidentalmente ou por outras pessoas, as informações podem ser alteradas ou perdidas e, em alguns casos, como perda ou roubo do equipamento, elas podem não ser encontradas mais e, até mesmo, cair em mãos erradas.

É aqui, então, que surge o Gravíttem como uma solução de todos esses problemas. O Gravíttem é um software de gestão para prestadores de serviços muito importante para administrar seu negócio da melhor forma possível. Um sistema eficaz que gerencia seus processos internos e mantém tudo centralizado ao redor da ordem de serviço. Possui rotinas para gestão de serviços, estoque, vendas e financeiro. Além disso possui um aplicativo para controlar os seus técnicos em campo.

Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br para saber mais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.