6 dicas de como atrair clientes para a assistência técnica
Hoje em dia, qualquer aparelho, seja um modelo mais avançado ou um mais barato, inevitavelmente vai apresentar algum defeito. Isso pode acontecer por uma negligência do processo de fabricação do produto ou um mau uso do consumidor. Ou seja, há grande oportunidade para quem empreende no ramo de conserto. Mas, sempre paira o desafio: como atrair clientes para a assistência técnica?
Isso porque, com a popularização dos aparelhos, cresceu também a quantidade de empresas que oferecem assistência. Saber se diferenciar delas e turbinar a divulgação estão entre as ações que você deve tomar para conquistar mais clientes.
Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 6 dicas imbatíveis para fazer com que a sua loja de assistência técnica aumente a clientela. Confira!
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para saber como atrair clientes para a assistência técnica pode parecer um pouco óbvio, mas muita gente erra. Alguns comerciantes acreditam que nem todo mundo que precisa de uma assistência técnica é cliente, e, por isso, não investem em um conhecimento mais aprofundado sobre o público.
Quem acredita nisso acaba não tendo uma comunicação direcionada, não entende como pode atender melhor o consumidor e aumentar a clientela. E você não quer isso, certo? Para ter uma estratégia de prospecção de clientes, é essencial conhecer os gostos e necessidades do consumidor.
Por exemplo: procure entender quais são seus hábitos, o que buscam e onde estão se informando. Esses passos ajudam a você melhorar o atendimento, variar o leque de serviços oferecidos e ter uma comunicação mais direcionada, combatendo a concorrência.
2. Venda produtos e acessórios
Oferecer apenas os serviços de assistência técnica é uma estratégia para quem está começando nesse negócio. Depois que o empreendimento começa a alavancar, é preciso vender um produto ou serviço adicional ao cliente. Isto é, além de oferecer um excelente serviço de assistência técnica, já pensou em oferecer produtos e acessórios diversos?
Certamente, se um cliente buscar a sua loja de assistência técnica e encontrar algum produto que o satisfaz, a compra estará garantida e o lucro da loja aumentará.
3. Ofereça variedade nos valores dos serviços
Geralmente, as assistências técnicas não praticam uma tabela fixa de preço de serviços. O orçamento é feito a partir de uma mistura de achismo e aparência da condição financeira do cliente. Não pode ser assim. O cliente não se sente seguro quando esse tipo de avaliação acontece e logo vai procurar por outra loja.
O melhor caminho é manter uma tabela de preços que o cliente tenha acesso e oferecer uma variedade nos valores dos serviços. Mas é preciso ter cuidado para não jogar valores aleatórios, muito baixos ou muito altos. Para saber do valor ideal, basta dar uma pesquisada rápida entre a concorrência e calcular uma média de preços.
Os preços mais altos preferencialmente precisam ser justificados. A questão da qualidade do serviço pode ser um ótimo argumento, nesse caso. O importante é ser transparente com o cliente para que ele não sinta estar sendo passado para trás.
4. Decore o espaço
A decoração também é outro fator para saber como atrair clientes para a assistência técnica. Afinal, uma loja com cores chamativas e mobiliário adequado consegue sinalizar que ali é um ambiente propício para se fechar um bom negócio.
Nesse sentido, aposte em uma decoração que remeta à tecnologia e em cores que deem a sensação de espaço amplo e iluminado. Não permita que a ambientação crie pontos cegos na loja, principalmente em partes que estarão localizadas, como prateleiras ou balcões. É importante também que a decoração faça seus clientes se sentirem em um espaço aconchegante e acolhedor.
5. Invista em qualificações
Uma assistência técnica que não apresenta alta qualificação em seus serviços está com os dias contados. Isso porque os clientes vão ficar insatisfeitos e logo vão procurar outro lugar para serem atendidos. Além disso, os aparelhos se renovam a cada ano, fazendo com que os componentes eletrônicos fiquem cada vez mais avançados. Por isso, é importante investir em capacitação e curso de manutenção.
Além do mais, é preciso dinamizar os serviços. Não se pode apenas focar em reparo de defeitos comuns em celulares. É interessante oferecer serviços que envolvam reparação de placa e equipamentos eletrônicos — até porque, geralmente, costuma ser mais lucrativo. Mas, para isso, requer mão de obra especializada. Então, investir em qualificação da sua equipe aumenta as chances de atrair mais clientes.
6. Faça divulgação
Provavelmente, você já ouviu dizer que quem não é visto não é lembrado. Essa ideia tem ampla aplicação quando se depara com um mercado concorrido que é o de assistência técnica. Para se destacar nesse cenário, é importante fazer uma divulgação que fará toda a diferença.
Nesse sentido, as redes sociais são um meio bastante barato e efetivo para atrair clientes, pois ajudam a construir uma presença online. Dentre as mídias, você pode optar pelo Facebook, por exemplo.
Nessa plataforma, é recomendável postar conteúdo relevante para seu público. É preciso que haja sentido e relevância nas publicações para que os consumidores curtam, compartilhem e interajam com a sua página virtual. Também é preciso investir em anúncios pagos, pois eles ajudam a aumentar a visibilidade das ofertas e contam com comandos que facilitam a compra no site da loja.
Essas foram algumas formas de como atrair clientes para a assistência técnica. Nesse processo, é essencial entender que a evolução da loja depende do produto ofertado, sua qualidade e a divulgação. Portanto, tente alinhar a qualidade do serviço com a qualidade do produto que a sua loja faz e o reparo técnico. Assim, há possibilidade de ganhar mais clientes e, ao mesmo tempo, deixá-los satisfeitos.
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