10 erros comuns dos empreendedores iniciantes
Abrir o próprio negócio pode ser o seu maior sonho. Mas se esse projeto não for bem pensado e organizado, pode se tornar um gigantesco pesadelo.
Afinal, no Brasil, todos os anos, milhares de novas empresas são criadas, colocando o país no ranking dos mais empreendedores do mundo. Em contrapartida, muitas dessas empresas fecham as portas sem completar os 2 anos de atividade. Além da pesada carga tributária, outros fatores contribuem para este resultado e cabe destacar que muitos desses fatores estão diretamente ligados às lideranças das empresas e à má gestão.
Por isso, para deixar você bem longe dessas ciladas, tão comuns para os empreendedores iniciantes, criamos este artigo com os 10 de erros mais cometidos por quem quer empreender e não sabe como fazer.
Erro 1: Não estar legalmente registrado
Sejam quais forem as desculpas, a informalidade não é um bom caminho para empresas de nenhum segmento.
Não há vantagem alguma em tentar “driblar” os impostos, cedo ou tarde essa artimanha poderá gerar uma enorme dor de cabeça. Portanto, tenha contrato social, CNPJ, emita notas fiscais, tenha conta bancária de PJ e, com isso, sua pequena empresa poderá contar com uma série de benefícios.
Erro 2: Falta de planejamento
Construir um planejamento é imprescindível para poder projetar as etapas de abertura, processos internos e crescimento da sua empresa. Mas, sobretudo, o plano de negócio diz respeito a sua estruturação como empreendedor, tanto no que tange aos investimentos, como às práticas necessárias para manter seu empreendimento funcionando.
Erro 3: Despreparo ou falta de conhecimento
Não são poucos os empreendedores que sem experiência ou formação nenhuma no ramo, decidem empreender e acreditam que basta ter feeling para que seu negócio dê certo. O resultado, via de regra, é má administração, acúmulo de tarefas, desconhecimento de procedimentos legais e claro, grandes chances de seu investimento ir por água abaixo.
Erro 4: Gastar mais do que fatura
Antes de mais nada, o sonho de quem está abrindo um negócio é gastar pouco e lucrar muito. Mas nem sempre é isso que acontece. Muitas vezes, empreendedores iniciantes deslumbram-se com a entrada de capital na empresa e não se organizam para necessidades futuras como manutenções ou qualquer imprevisto. Nesse sentido, ao invés de criarem uma reserva para emergências, investem todo o valor que entra no caixa ou até mais, ficando com saldo negativo.
As finanças de uma empresa exigem total atenção. Para isso, crie métodos para organizar lançamentos, controlar entradas e saídas de valores, projetar tributos e investimentos futuros.
Erro 5: Misturar contas pessoais com as contas da empresa
Empresas familiares costumam sofrer com esse tipo de prática. Misturar o seu dinheiro com o da empresa é um erro típico cometido não somente por empreendedores iniciantes.
No início você acha que não há problema algum em tirar do caixa o dinheiro para abastecer o seu carro, pagar a fatura do seu cartão de de crédito ou alguma comprinha pessoal. Porém, no final das contas, você pode estar criando um rombo no orçamento da empresa, sem perceber.
Dessa forma, o melhor caminho é ter um valor fixo de pró-labore e respeitá-lo como sendo o seu salário. Logo, os valores que entram no caixa devem ser guardados ou reinvestidos para o crescimento da própria empresa.
Erro 6: Não saber precificar produtos e/ou serviços
Definir a margem de lucro é fundamental para que você não seja mais um desses empreendedores que trabalha, trabalha e trabalha, mas não vê a cor do dinheiro no final do mês.
Geralmente, isso se deve porque os cálculos de preço e margem de lucro não estão corretos. Por exemplo, vamos imaginar que uma doceira vende o cento de brigadeiros a R$35,00. Será que esse é um bom preço? Será que ela está tendo lucro?
Cálculo:
Lucro Líquido = Receita Total – Custo Total
Lucro Líquido = Valor do Cento de Brigadeiros – Custo para Produzir os Brigadeiros
LL = R$35,00 – (Leite condensado, manteiga, chocolate em pó, gás e pelotines, entrega, horas trabalhadas)
LL = 35 – (12 – 1 – 2 – 1 – 3 – 2 – 10)
LL = 35 – (31)
LL = 4
Se você ganhasse apenas R$4,00 a cada cento de doces, acha que sua doceria teria como crescer? Esse é apenas um dos muitos exemplos de erros no cálculo de preços e margem de lucro.
Erro 7: Não saber gerenciar seu estoque
É errônea a noção de que você precisa ter milhares de produtos armazenados para que sua empresa esteja sempre em dia.
Uma gestão de estoque eficiente é peça chave para que seu comércio prospere.
Por isso, fique atento ao comportamento de compra do seu público. Conheça os produtos que têm mais rotatividade na sua loja, controle prazos de validade e condições de armazenamento dos produtos e tenha seus estoques sempre bem organizados, facilitando a visibilidade dos vendedores.
Erro 8: Achar que marketing é só um capricho
Não é de hoje que o marketing vem se fortalecendo em todos os segmentos. Seja por meio digital, impresso ou até aquela caixa de som na frente da loja, divulgando as promoções da semana. Todas essas estratégias visam estreitar a relação e criar uma comunicação entre sua empresa e seu público potencial.
Definir mecanismos e separar um valor do seu orçamento para investir, regularmente, em marketing é primordial tanto para empresas de grande porte, como para as pequenas, sobretudo se for um negócio que está iniciando.
Erro 9: Não saber negociar
Seja por vergonha, medo de perder um negócio, falta de estratégia ou teimosia em manter o preço, muitos empreendedores perdem dinheiro por não saber negociar. O sucesso de um negócio está, também, relacionado às habilidades de negociação dos gestores. Com isso, crie estratégias para negociar preços e condições de pagamento tanto com seus fornecedores, quanto com seus clientes.
Erro 10: Ficar na zona de conforto
No cenário atual, a inovação é palavra-chave no sucesso de qualquer empreendimento. E muitas vezes, quando falamos em inovação, acabamos imaginando que para inovar é preciso muito investimento e uma ideia genial. Ocorre, no entanto que inovar é especialmente, conhecer as necessidades de seu público e criar soluções inteligentes para atendê-las.
Portanto, esteja sempre atento ao mercado, às tendências, às demandas dos seus clientes. Perceba as sutilezas no comportamento, produtos que fazem mais sucesso e não tenha medo de reinventar-se.
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