5 dicas infalíveis para vender mais serviços

Uma das maiores dificuldades encontradas ao vender serviços, é que a venda de serviços corresponde muito mais a uma promessa. Promessa esta que, só poderá ser cumprida caso o consumidor tenha confiança em sua marca ou empresa.

Serviços diferem de produtos porque não podem ser empacotados ou exibidos em vitrines. Sabendo disto, chegamos na seguinte questão: Como a minha empresa irá conquistar a confiança e transmitir segurança em clientes que ainda não conhecem o meu trabalho?

Para ter sucesso vendendo serviços, primeiro é necessário entender a lógica do comportamento da sua persona. Descobrir qual a sua demanda e apresentar uma solução para esta demanda. Ou seja, vender serviços é basicamente promover soluções.

1. Defina o foco da sua prestação de serviços

Analise todos os seus tipos de prestação de serviços e descubra qual o seu ponto forte, ou seja, qual o carro chefe do seu negócio. Feito isso, você saberá exatamente para qual área você está mais capacitado e poderá entregar uma melhor qualidade.

Definir uma área de atuação, considerando suas habilidades técnicas, garante uma entrega quase que perfeita em uma determinada atividade. Trazendo assim, um número maior de clientes satisfeitos com o serviço prestado pela sua empresa.

Além disto, como você e seus colaboradores já estão habituados e realizar determinada operação, vocês estarão mais que capacitados para verificar o que pode ser melhorado ou mudado. Assim, a sua empresa se tornará referência de um serviço de excelência.

2. Defina a sua persona

Para segmentar o mercado você pode identificar ramos de atividade de interesse, pela melhor localização geográfica ou pela sua persona. Pois, desperdiçar palavras com alguém que simplesmente não está interessado em ouvir é quase tão ruim quanto desperdiçar dinheiro em estratégias com baixo retorno.

É vital conhecer o ramo de negócios do cliente assim como as características do serviço que você vende. Sendo assim, defina qual a sua persona através de representações fictícias e generalizadas de seus clientes ideais, construída de forma mais humanizada e personalizada.

3. Divulgue os serviços oferecidos

Se você quer ser conhecido e firmar presença no ramo de atuação escolhido, a melhor forma de fazer isso é se promovendo. Caso você possua uma loja física, poderá realizar isto através de propagandas locais ou banners na fachada da sua própria empresa, por exemplo.

Além disto, é interessante criar um cartão de visita e/ou folder com seus contatos e informações básicas sobre os serviços prestados. Assim, fica muito mais fácil do seu cliente em potencial saber o que a sua marca ou empresa oferece.

Dependendo do ramo de atuação escolhido, é interessante também criar um perfil para a sua empresa nas redes sociais. Quanto mais informação o seu cliente tiver a disposição, melhor.

4. Mostre primeiro os benefícios

Faça uma proposta específica para cada consumidor, demonstrando a diferença entre a situação atual e a situação proposta. Demonstrando sempre primeiro os benefícios que ele conquistará com seus serviços e apenas depois quanto ele precisará investir.

Assim, além de conquistar a confiança do seu possível comprador, você vai discutir o preço sob uma perspectiva muito mais favorável. Pois, o comprador já estará convencido dos ganhos que terá com aquele serviço.

Sendo assim, demonstre, com clareza, como as características de seu serviço suprem as necessidades do cliente. Ponto a ponto.

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5. Faça uma boa gestão de suas ordens de serviços

Um sistema de gestão, além de ajudar a automatizar todo o controle de ordens de serviços, permite centralizar todas as informações da sua empresa em um só lugar. Desde os dados dos serviços prestados, informações financeiras, até o seu cadastro e controle de clientes.

Portanto, para otimizar o tempo e alavancar suas vendas, utilize um bom sistema de gestão. Assim fica muito mais fácil identificar gargalos e organizar suas prestações de serviços.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.