8 dicas para atrair clientes para seu ponto de venda
Se a sua loja física tem recebido poucas visitas — mesmo em véspera de datas comemorativas, como o dia das mães e dos namorados — é nítido que o seu fluxo de clientes andam baixo. Então, chegou o momento de você saber como atrair clientes ao seu estabelecimento através do ponto de venda.
Esse processo é composto por várias técnicas e estratégias que melhoram a captação do consumidor. Em geral, elas têm a ver com o conhecimento do perfil do público-alvo, o atendimento e a divulgação da marca, dentre outros detalhes.
Acompanhe este texto e conheça 8 dicas primordiais para fazer a sua loja ser frequentada todos os dias.
1. Estude o perfil do público-alvo
Inicialmente, é preciso saber para quem você quer vender e a quais necessidades o seu produto pretende atender. Essas e outras questões devem ser respondidas para que você encontre o perfil do seu público-alvo — afinal, tendo mais conhecimento sobre ele, você tem mais chances de atrair clientes.
Vale dizer, porém, que traçar esse perfil do público-alvo não significa viver de achismos ou jogar os búzios. Você precisa realizar pesquisas de perfil e satisfação. Essas estratégias conseguem identificar os gostos das pessoas e outras particularidades importantes — informações essenciais para definir quais estratégias terão maior potencial de atração de clientes para o seu estabelecimento.
2. Desenvolva um atendimento de qualidade
Você já deve ter ouvido alguém dizer que deixou de frequentar uma loja simplesmente porque foi mal atendida. E, quanto a isso, um detalhe: geralmente, a loja tem ótimos preços e produtos, mas o seu atendimento foi o fator decisivo.
Pois é, para saber como atrair clientes é preciso caprichar no atendimento. Então, invista em treinamento, escolha bem os seus funcionários e fique atento a tudo o que eles podem melhorar na hora de tratar diretamente com o público. Afinal, não adianta atrair um cliente ao seu ponto de venda se for para atendê-lo mal, certo?
3. Otimize a disposição dos produtos
O aspecto visual da loja também é essencial. Imagine um ponto de venda cujos produtos estão todos bagunçados, sem lógica ou cuidado: com certeza, há poucas chances de alguém querer entrar para conferir algo.
De fato, a localização dos produtos no ponto de venda é crucial. Por isso, procure posicioná-los sempre em um local atrativo e com boa visibilidade, ajudando a criar uma identificação entre o público e a sua marca. Não se esqueça também de manter a organização e a limpeza do que é exposto.
4. Invista em material de divulgação
Quem quer vender mais deve saber anunciar. Seu público-alvo precisa saber que a sua loja oferece excelentes produtos e ótimos preços.
Uma forma de fazer isso acontecer é investir em material de divulgação. Então, confeccione banners, panfletos e outras peças gráficas, e coloque-as na frente da sua loja. Assim, a atração visual será inevitável, e mais clientes vão chegar para conhecer as suas novidades.
5. Estabeleça parcerias
Já se foi o tempo em que as lojas viviam isoladas: hoje em dia, a parceria é fundamental. Essa estratégia garante melhores preços e mercadorias, favorecendo a atração de mais clientes para o seu ponto de venda.
Faça parcerias, por exemplo, com bons fornecedores de embalagens — quando têm um bom design, elas agregam valor ao seu produto e trazem informações importantes ao cliente, podendo aumentar o lucro de fabricantes e lojistas.
Procure também se aproximar de quem sempre apresenta inovações. As pessoas gostam de novidades, e se a sua loja for conhecida por isso, não faltarão clientes na sua loja!
6. Marque presença nas redes sociais
Nutrir um bom relacionamento com o público é outra forma importante de atrair mais clientes ao seu ponto de venda. No entanto, isso não vale apenas para seus clientes físicos — aqueles que, efetivamente, visitam a sua loja —, mas também para aqueles que estão conectados pela internet.
Nesse contexto, as redes sociais são essenciais. Afinal, com páginas criadas para a sua loja, você terá a oportunidade de entrar em contato com uma grande quantidade de pessoas. Use-as para comunicar novidades, compartilhar conhecimento e oferecer descontos, por exemplo.
7. Renove o seu ponto de venda
Da mesma forma que sempre vale a pena fazer uma nova reforma na casa — seja aplicando uma nova decoração, seja derrubando paredes — o ponto de venda também se beneficia com renovações. Pense no projeto de reforma como uma boa oportunidade para aumentar as vendas.
Para isso, pesquise decoração e atualizações na estrutura que a sua loja precisa ter. Você pode mudar as cores, os móveis, ou mesmo investir em novas tecnologias. Considere, por exemplo, o fator iluminação: lojas pouco iluminadas tendem a deixar seus produtos com menos destaque, o que compromete a atração de clientes.
8. Ofereça um bom mix de produtos
Chamamos de “mix de produtos” a variedade de artigos que uma empresa disponibiliza em sua vendas. Nesse sentido, ter diversidade é elementar para que o negócio obtenha sucesso nas vendas — afinal, é por meio de um portfólio variado que surgem oportunidades de aumentar o número de clientes, ou mesmo de fidelizá-los.
Além de contribuir com a satisfação do público, um bom mix de produtos também amplia o seu ticket médio. Isso porque, mesmo que um cliente vá à sua loja com a intenção de obter apenas um item, ao encontrar uma grande variedade de opções são grandes as chances de ele adquirir novos artigos, ou de se lembrar de algo que precisa.
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