8 dicas para atrair clientes para seu ponto de venda

Se a sua loja física tem recebido poucas visitas — mesmo em véspera de datas comemorativas, como o dia das mães e dos namorados — é nítido que o seu fluxo de clientes andam baixo. Então, chegou o momento de você saber como atrair clientes ao seu estabelecimento através do ponto de venda.

Esse processo é composto por várias técnicas e estratégias que melhoram a captação do consumidor. Em geral, elas têm a ver com o conhecimento do perfil do público-alvo, o atendimento e a divulgação da marca, dentre outros detalhes.

Acompanhe este texto e conheça 8 dicas primordiais para fazer a sua loja ser frequentada todos os dias.

1. Estude o perfil do público-alvo

Inicialmente, é preciso saber para quem você quer vender e a quais necessidades o seu produto pretende atender. Essas e outras questões devem ser respondidas para que você encontre o perfil do seu público-alvo — afinal, tendo mais conhecimento sobre ele, você tem mais chances de atrair clientes.

Vale dizer, porém, que traçar esse perfil do público-alvo não significa viver de achismos ou jogar os búzios. Você precisa realizar pesquisas de perfil e satisfação. Essas estratégias conseguem identificar os gostos das pessoas e outras particularidades importantes — informações essenciais para definir quais estratégias terão maior potencial de atração de clientes para o seu estabelecimento.

2. Desenvolva um atendimento de qualidade

Você já deve ter ouvido alguém dizer que deixou de frequentar uma loja simplesmente porque foi mal atendida. E, quanto a isso, um detalhe: geralmente, a loja tem ótimos preços e produtos, mas o seu atendimento foi o fator decisivo.

Pois é, para saber como atrair clientes é preciso caprichar no atendimento. Então, invista em treinamento, escolha bem os seus funcionários e fique atento a tudo o que eles podem melhorar na hora de tratar diretamente com o público. Afinal, não adianta atrair um cliente ao seu ponto de venda se for para atendê-lo mal, certo?

3. Otimize a disposição dos produtos

O aspecto visual da loja também é essencial. Imagine um ponto de venda cujos produtos estão todos bagunçados, sem lógica ou cuidado: com certeza, há poucas chances de alguém querer entrar para conferir algo.

De fato, a localização dos produtos no ponto de venda é crucial. Por isso, procure posicioná-los sempre em um local atrativo e com boa visibilidade, ajudando a criar uma identificação entre o público e a sua marca. Não se esqueça também de manter a organização e a limpeza do que é exposto.

4. Invista em material de divulgação

Quem quer vender mais deve saber anunciar. Seu público-alvo precisa saber que a sua loja oferece excelentes produtos e ótimos preços.

Uma forma de fazer isso acontecer é investir em material de divulgação. Então, confeccione banners, panfletos e outras peças gráficas, e coloque-as na frente da sua loja. Assim, a atração visual será inevitável, e mais clientes vão chegar para conhecer as suas novidades.

5. Estabeleça parcerias

Já se foi o tempo em que as lojas viviam isoladas: hoje em dia, a parceria é fundamental. Essa estratégia garante melhores preços e mercadorias, favorecendo a atração de mais clientes para o seu ponto de venda.

Faça parcerias, por exemplo, com bons fornecedores de embalagens — quando têm um bom design, elas agregam valor ao seu produto e trazem informações importantes ao cliente, podendo aumentar o lucro de fabricantes e lojistas.

Procure também se aproximar de quem sempre apresenta inovações. As pessoas gostam de novidades, e se a sua loja for conhecida por isso, não faltarão clientes na sua loja!

6. Marque presença nas redes sociais

Nutrir um bom relacionamento com o público é outra forma importante de atrair mais clientes ao seu ponto de venda. No entanto, isso não vale apenas para seus clientes físicos — aqueles que, efetivamente, visitam a sua loja —, mas também para aqueles que estão conectados pela internet.

Nesse contexto, as redes sociais são essenciais. Afinal, com páginas criadas para a sua loja, você terá a oportunidade de entrar em contato com uma grande quantidade de pessoas. Use-as para comunicar novidades, compartilhar conhecimento e oferecer descontos, por exemplo.

7. Renove o seu ponto de venda

Da mesma forma que sempre vale a pena fazer uma nova reforma na casa — seja aplicando uma nova decoração, seja derrubando paredes — o ponto de venda também se beneficia com renovações. Pense no projeto de reforma como uma boa oportunidade para aumentar as vendas.

Para isso, pesquise decoração e atualizações na estrutura que a sua loja precisa ter. Você pode mudar as cores, os móveis, ou mesmo investir em novas tecnologias. Considere, por exemplo, o fator iluminação: lojas pouco iluminadas tendem a deixar seus produtos com menos destaque, o que compromete a atração de clientes.

8. Ofereça um bom mix de produtos

Chamamos de “mix de produtos” a variedade de artigos que uma empresa disponibiliza em sua vendas. Nesse sentido, ter diversidade é elementar para que o negócio obtenha sucesso nas vendas — afinal, é por meio de um portfólio variado que surgem oportunidades de aumentar o número de clientes, ou mesmo de fidelizá-los.

Além de contribuir com a satisfação do público, um bom mix de produtos também amplia o seu ticket médio. Isso porque, mesmo que um cliente vá à sua loja com a intenção de obter apenas um item, ao encontrar uma grande variedade de opções são grandes as chances de ele adquirir novos artigos, ou de se lembrar de algo que precisa.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

Conheça agora mesmo o Gravíttem e saia na frente de seus concorrentes. Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br para saber mais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.