Saiba como preparar sua empresa para a Black Friday

A Black Friday é uma das principais datas promocionais no calendário comercial. A data que acontece mês que vem, dia 29 de novembro, surgiu nos EUA e vem se expandindo pelo mundo.

É preciso que as empresas estejam preparados e saibam as melhores práticas para essa data. Veja aqui neste artigo como preparar a empresa para esta data especial.

O que é Black Friday?

A Black Friday surgiu nos EUA e é uma data onde as lojas, físicas e online, dão descontos em diversos produtos e serviços com o intuito de queimar o estoque para o Natal.

Nos EUA, a Black Friday é uma das principais datas promocionais e que mais vendem no país. No Brasil, o evento comercial chegou no início dos anos 2000, primeiro no comércio eletrônico.

Depois foi expandindo e os comércios físicos passaram a aderir à data, tornando-a uma das principais do ano.

Como se preparar para a Black Friday e aumentar as vendas?

A Black Friday é uma das épocas mais importantes do ano, e é preciso um bom planejamento para estruturar as estratégias de venda durante o evento. Um maior sucesso de vendas e bons resultados só é alcançado quando há organização.

E para que a empresa possa aproveitar ao máximo a oportunidade de desencalhar os produtos das prateleiras, alguns passos são importantes.

O principal fator a ser estruturado é a organização e estruturação de todo o processo de vendas da Black Friday. Os três passos essenciais, são:

1. Escolha os produtos e descontos certos

Faça uma análise e reúna produtos que estão encalhados nas prateleiras e que estejam saindo da moda. No caso de trabalhar com serviços, estude a possibilidade do desconto e o efeito que terá sobre a empresa.

Em hipótese alguma coloque no plano produtos novos e que chegaram a pouco tempo na empresa.

No momento de calcular o desconto do seu produto ou serviço, não se esqueça de pensar na margem mínima de lucro positivo. E se for necessário negocie com o seu fornecedor a possibilidade de valores menores de aquisição.

2. Organize e reforce a estrutura

Lembre-se, é um dia de grande movimento e com grande fluxo de pessoas, o espaço precisa estar preparado. Tenha plena certeza de que os clientes que se dirigirão até sua loja tenha um local de fácil acesso e bom atendimento.

Se for um comércio online, certifique-se de que o seu sistema ou site conseguirá atender a demanda. E além disso organize-se para que o seu estoque tenha a quantidade necessária de produtos. Se for o caso de atrasar um pouco as entregas, por conta do grande número, deixe bem claro para os clientes.

Além disso, utilize todas as ferramentas disponíveis do marketing para a divulgação, seja coerente e atraia o seu público.

3. Tenha cuidado com o atendimento e o pós-venda

Um bom atendimento é um diferencial, bons vendedores e bem preparados garantem maiores resultados. Além de aumentar a possibilidade de retenção e fidelidade dos clientes nesta data.

É o momento de aproveitar o grande fluxo de pessoas para coletar contatos e quem sabe atrair mais clientes fiéis. Por isso, invista e estruture bem o processo de pós venda, estabeleça contato com seu cliente.

Certifique-se de que você ofereceu mais do que produtos para o consumidor e que você o valoriza.

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4. Mantenha uma boa gestão administrativa

Para garantir melhores resultados e segurança para o negócio, tenha organização e uma gestão bem estruturada.

Neste ponto, invista em tecnologia com sistemas de gestão que integra as diversas áreas de sua empresa, que além de garantir agilidade, oferece eficiência e bons resultados para o negócio. Além de também oferecer à empresa melhorias para o atendimento e vendas na Black Friday.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.