O que são e para que servem as ordens de serviço?

As ordens de serviço são utilizadas em empresas prestadoras de serviços dos mais variados ramos de atividade: assistências técnica, oficinas, serviços residenciais, autorizadas etc.

Elas ajudam a controlar todo o fluxo de trabalho da empresa desde a entrada como um orçamento até o pagamento do serviço.

Uma ordem de serviço é gerada a partir de um orçamento onde constará inicialmente o serviço a ser executado podendo ter também os produtos que serão utilizados nesse serviço. Ao ser aprovado o orçamento, a ordem de serviço poderá ser executada. No decorrer da execução do serviço pode sofrer alterações tanto nos serviços prestados como nos produtos, variando assim o valor final do serviço.

Além da discriminação dos serviços, produtos e valores, a ordem de serviço identifica também quem a executa. Muitas empresas trabalham com terceiros, e isso aumenta o risco da execução do serviço. Uma má execução desse serviço, pode afetar diretamente relacionamento com o seu cliente. É muito importante ter um acompanhamento dos serviços para saber no futuro com quais parceiros deve-se trabalhar.

A melhor parte está no final do processo, onde ao finalizar a ordem de serviço, permite ao setor financeiro gerar a conta a receber do serviço executado.

Tudo que foi citado torna ele um documento imprescindível para quem trabalha com prestação de serviços, controlando fluxo de trabalho, pessoas, produtos, recebimentos, fornecedores e parceiros.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

Conheça o Gravíttem, um sistema para gestão de ordens de serviço

O Gravíttem netco atua na prestação de serviços, registrando uma ordem de serviço em instantes e com poucos cliques. Algumas de suas vantagens são:

  • Controle de serviço – Gerencie o andamento, execução e posicionamento dos atendimentos realizados por seus técnicos em tempo real
  • Gestão financeira – Mantenha a saúde financeira do seu negócio tendo total controle do contas a pagar e receber, movimentação de conta corrente e fluxo de caixa
  • Gestão comercial – Gerencie o ciclo de negócios a partir do orçamento de vendas, formando preços automaticamente considerando impostos, mark-up (margem) e reajustes
  • Controle de estoque – Mantenha uma gestão eficiente e precisa de seu estoque de peças acompanhando desde o controle, recepção, armazenamento e alocação de inventário
  • Cadastro de clientes – Cadastro de clientes e fornecedores com histórico de serviços e produtos de forma completa e detalhada

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br e fale com um de nossos consultores comerciais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.