5 dicas para tirar sua empresa do vermelho em 2020

Toda empresa tem seus altos e baixos e uma gestão assertiva e bem organizada permite que algumas superem crises ou sazonalidades com muito mais equilíbrio.

Estudos de 2019 apontam para uma taxa de empreendedorismo que chega a 38%. Na pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) realizada em 49 países, o Brasil se destaca. Estando, inclusive, à frente da China, Rússia e Índia.

No entanto esse desejo natural de ter o próprio negócio, muitas vezes é drasticamente interrompido devido ao despreparo deste novos empreendedores para gerenciar as finanças de modo prático e precavido. Logo, este desconhecimento acaba gerando dúvidas e ações que podem prejudicar o crescimento e a saúde financeira de empresa. Por exemplo, imagine que um trabalhador de chão de fábrica que tem uma média salarial de R$1.500,00 abre um pequeno comércio de peças e manutenção de veículos. Em pouco tempo, sua renda torna-se 10 vezes maior que seu antigo salário.

Nesse sentido, o movimento natural que acomete vários jovens empresários é o de deslumbrar-se com o fluxo de caixa e acabar gastando mais do que deveria.

E uma das formas mais eficientes para se evitar esse contratempo é dedicar-se a fundo, investindo em conhecimento e tecnologia relacionados à atividade que se pretende desenvolver.

1. Identifique o que o levou a empresa a ficar no vermelho

Primeiramente, busque entender bem os motivos que levaram a empresa a chegar a tal ponto de descontrole financeiro. Nesse caso, um diagnóstico preciso é simplesmente essencial para que se consiga colocar em prática as medidas para reparar essas finanças. As causas deste revés serão a base para, efetivamente, corrigir a questão e estabelecer novas metas para sua empresa.

2. Corte despesas desnecessárias

Muitos empreendedores, mesmo em situações de arrocho financeiro, tendem a demorar para identificar e reduzir custos supérfluos.

Dessa forma, a medida que o gestor conhece como funciona seu fluxo de caixa, é capaz de entender melhor as despesas da companhia. Por isso, também conseguirá identificar os gastos que se mostram como prioritários e essenciais. Bem como aqueles que podem ser reduzidos, sem que a equipe perca em matéria de operacionalidade.

Aliás, independentemente da situação financeira da sua empresa criar uma cultura de conscientização e evitar desperdícios já é um ótimo começo.

3. Harmonize entradas e saídas financeiras

Analogamente, equilibrar o dinheiro que entra e sai do seu caixa é fator imprescindível para tirar sua empresa do vermelho. Dessa forma, conhecendo bem essas movimentações, o gestor poderá antever as datas de entradas e saídas financeiras. Com isso, terá tranquilidade para planejar o futuro das finanças e do crescimento do empreendimento em geral.

4. Renegocie e quite suas dívidas

O primeiro passo, nesse cenário, é procurar os credores da empresa, a fim de renegociar as dívidas. Deve-se buscar mais prazo e uma ampliação satisfatória no número de parcelas a serem quitadas.

Obviamente, negocie dentro das previsões orçamentárias de sua organização. Caso contrário, serão dividas em cima de dívidas. Além disso, você perderá a credibilidade e confiança de seus fornecedores.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

5. Tenha um software de gestão completo

O Gravíttem atua na prestação de serviços, registrando uma ordem de serviço em instantes e com poucos cliques. Algumas de suas vantagens são:

Controle de serviço

Gerencie o andamento, execução e posicionamento dos atendimentos realizados por seus técnicos em tempo real

Gestão financeira

Mantenha a saúde financeira do seu negócio tendo total controle do contas a pagar e receber, movimentação de conta corrente e fluxo de caixa

Gestão comercial

Gerencie o ciclo de negócios a partir do orçamento de vendas, formando preços automaticamente considerando impostos, mark-up (margem) e reajustes

Controle de estoque

Mantenha uma gestão eficiente e precisa de seu estoque de peças acompanhando desde o controle, recepção, armazenamento e alocação de inventário

Cadastro de clientes

Cadastro de clientes e fornecedores com histórico de serviços e produtos de forma completa e detalhada

Conheça agora mesmo o Gravíttem e saia na frente de seus concorrentes. Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br para saber mais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.