Como gerenciar os serviços de manutenção de uma assistência técnica

O primeiro passo para controlar e gerenciar os serviços de manutenção de uma empresa de assistência técnica, é saber quais novos serviços entraram na listagem e quais serviços ainda estavam pendentes de atendimento. Para que isso seja possível, é necessário que alguém sempre registre a entrada de novos clientes em uma lista.

No momento de registrar este novo serviço, precisamos anotar os seguintes itens:

  • Quem é o cliente;
  • Quem é o solicitante;
  • Qual é o motivo do chamado;
  • Qual a data e hora de agendamento;
  • Quem fará o atendimento;
  • Necessitará orçamento.

Os itens acima, são informações mínimas necessárias para ser realizado o atendimento.

Na hora de atender o cliente, poderemos ter dois tipos de atendimento:

Manutenção externa: O técnico faz uma visita ao cliente, e faz a manutenção do equipamento, trocando peças ou fazendo algum tipo de serviço de reparo que não requer troca de peças.
Manutenção em laboratório de reparos: Onde é necessário, fazer a manutenção do equipamento, dentro de um laboratório de reparos. Muito utilizado para equipamentos eletrônicos, é utilizado por exemplo para consertar circuitos e placas eletrônicas.

Independente, do tipo do atendimento, é necessário que exista:

  • Uma lista de serviços de manutenção pendentes, para que possa ser planejado o atendimento de cada serviço em tempo hábil;
  • Uma lista de serviços de manutenção realizados, para que possa ser contabilizado, quais peças foram trocadas no atendimento, quais serviços foram realizados e o valor a ser cobrado no final dos atendimentos;
  • Um controle de garantia para as peças trocadas;
  • Um relatório do montante a ser cobrado por cliente no final de um determinado período.

Com essas informações, você conseguirá fazer um controle básico dos serviços de manutenção que entram em sua assistência técnica.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

Conheça o Gravíttem, sistema para gestão de serviços de manutenção

O Gravíttem atua na prestação de serviços, registrando uma ordem de serviço em instantes e com poucos cliques. Algumas de suas vantagens são:

Controle de serviço: Gerencie o andamento, execução e posicionamento dos atendimentos realizados por seus técnicos em tempo real
Gestão financeira: Mantenha a saúde financeira do seu negócio tendo total controle do contas a pagar e receber, movimentação de conta corrente e fluxo de caixa.
Gestão comercial: Gerencie o ciclo de negócios a partir do orçamento de vendas, formando preços automaticamente considerando impostos, mark-up (margem) e reajustes.
Controle de estoque: Mantenha uma gestão eficiente e precisa de seu estoque de peças acompanhando desde o controle, recepção, armazenamento e alocação de inventário.
Cadastro de clientes: Cadastro de clientes e fornecedores com histórico de serviços e produtos de forma completa e detalhada.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br e fale com um de nossos consultores comerciais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.