10 ações de pós-venda que funcionam

Pós-venda é um dos passos principais da fidelização dos clientes que você já conquistou até hoje. Lendo essa frase, você consegue entender que, manter um pós-venda de qualidade, pode ser o melhor que a sua empresa pode fazer para manter o seu faturamento conforme o planejado e manter a boa reputação da marca que você tanto se esforçou para construir, né?

Infelizmente, sabemos que grandes empresas não estruturam um pós-venda de qualidade hoje e, isso pode prejudicar vários fatores. O fato de querer sempre atrair novos clientes faz com que as empresas esqueçam de dar atenção para quem ainda é um bom cliente e para quem já confia e conhece a qualidade do seu serviço ou do seu produto.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas sobre como fazer um pós-venda de qualidade, fidelizar clientes e manter um ticket médio para aumentar a rentabilidade do negócio.

01. Cumpra com o que prometeu

Todo cliente que efetua uma compra, tem a esperança de que tudo saia conforme o planejado, tome cuidado com cada palavra dita durante a negociação e garanta que vai acompanhar cada passo do serviço para que as expectativas sejam atendidas. Quando o consumidor realiza uma compra e a experiência é ruim , ele acaba se frustrando e associando a imagem da empresa com algo negativo.

Sendo assim, não apenas ele deixará de comprar em uma nova oportunidade como também contará a outras pessoas acerca de sua experiência negativa, trazendo prejuízo para a imagem da empresa.

É fundamental fazer um controle das expectativas, acordando com o cliente apenas o que realmente pode ser cumprido pelo produto e serviço, evitando fechar negócio a qualquer custo.

02. O cliente merece o melhor

No universo de vendas, costumamos ouvir muito a frase “o cliente tem sempre a razão”, bem, não é em todos os âmbitos que isso é verdade, porém, o cliente sempre deverá ser tratada com o máximo de esforço que você puder dedicar a ele, é importante que toda a equipe da sua empresa saiba a importância que é realizar esse projeto ou, entregar esse produto, com excelência e qualidade.

É preciso lembrar que fidelizar um cliente é ainda mais importante que conquistar novos consumidores, pois, por meio da fidelização, temos o aumento do ticket médio e, consequentemente, da rentabilidade da empresa.

Além disso, clientes satisfeitos tornam-se evangelizadores da marca, passando a confiança que eles têm na empresa para outros consumidores próximos como amigos e familiares.

03. Não passe o problema para frente

O cliente ligou e precisou de você. Foi do seu nome que ele lembrou quando precisou de alguém de confiança, faça isso valer a pena, mostre que você se importa com o que ele necessita.

A confiança é fundamental no processo de fidelização. Caso o cliente lembre de você é porque o pós-venda obteve sucesso, mas caso você não corresponda à expectativa que ele criou, todo o trabalho pode ir por água abaixo.

Por conta disso, é essencial que os vendedores e demais profissionais estejam treinados para receber ligações e contatos aleatórios dos clientes e lidar com essa situação.

04. Se interesse pelo seu cliente

Muito mais do que se importar com o que o cliente necessita, é preciso que você tenha interesse em ouvir e resolver o que ele precisa. Mostre que você se importa com o sentimento daquele cliente referente ao problema dele e vá atrás para que tudo fique em ordem.

Ao entender o problema real do cliente, você e seu time de vendas trarão soluções que realmente resolvam a situação em que ele se encontra.

Dessa forma, o cliente percebe que você está interessado na resolução do problema e não apenas em empurrar para ele qualquer coisa apenas para fechar uma venda. É aqui que a confiança entre o cliente e a empresa se consolida.

05. Esteja sempre um passo à frente

Se você manter um relacionamento saudável com o seu cliente, não vai precisar que ele só lembre de você quando tiver problema com o seu produto. Esteja sempre um passo à frente e demonstre a preocupação em manter tudo no seu lugar.

É interessante manter um contato proativo com o consumidor, não esperando que ele entre ou procure para relatar um problema, mas que você possa buscar informações acerca da satisfação dele. Essa proatividade demonstra o interesse da empresa no sucesso do cliente, não apenas em fechar uma venda, mas na resolução dos problemas enfrentados por ele.

06. O cliente nem sempre tem razão

Ver o problema por fora dele é o que diferencia o seu atendimento ao cliente, demonstre que você sabe sobre o que está falando e passe segurança quando ajudar o cliente com o que ele necessitou. Em um primeiro momento, ele pode achar que realmente sabe o que é melhor, porém, com o passar do tempo e utilizando dos seus conhecimentos, é possível mudar a ideia dele.

Dessa forma, passamos autoridade e demonstramos que estamos realmente preocupados com o sucesso do cliente, não apenas com uma simples venda.

07. Aprenda com o cliente

Cada cliente tem uma demanda diferente e, por mais que elas sejam parecidas, exigem um atendimento personalizado toda vez para garantir o ganho de confiança. A cada novo processo de venda e pós-venda, podemos aprender mais com o consumidor em questão e aplicar esses conhecimentos no próximo processo, tornando a máquina de vendas cada vez mais eficaz.

Além disso, qualquer crítica feita a seus produtos, serviços ou atendimento são lições que podem ser utilizadas para melhorar a empresa e maximizar os resultados. Era só para vocês não esquecerem, pessoal.

08. Nunca esteja ocupado demais para seu cliente

É importante que você tenha consciência de que o seu cliente sempre terá uma certa urgência para saber mais sobre os resultados da necessidade que ele tem. Nunca demonstre estar ocupado, sem poder dar atenção nesse momento. Seja o mais cordial e compreensível possível.

É comum que o cliente já esteja nervoso por enfrentar uma dificuldade acerca de seu produto e serviço. Caso o atendimento não seja realizado da melhor forma, ele tende a se frustrar e ter uma experiência ruim.

Busque atender da melhor forma possível cada cliente que entra em contato em busca de auxílio. Lembre-se de que um bom atendimento fideliza e garante futuras vendas.

09. Nem sempre o cliente está errado

A percepção que o cliente tem sobre a sua dor ou sobre a sua necessidade, pode ser a maior base que você terá para ajudar ele, é importante entender todos os lados de casos que possam estar prejudicando quem se fidelizou com a sua marca.

Mesmo que seu time de vendas seja experiente e tenha amplo conhecimento acerca do mercado e das soluções existentes, algumas vezes o cliente pode ser o melhor para determinar o que é melhor para ele.

Por conta disso, os vendedores ou o time de sucesso do cliente devem ter sempre os ouvidos atentos para entender o que o consumidor está buscando e ajudá-lo da melhor forma possível.

10. Funcionários também são clientes

Faça com que a comunicação entre setores sempre corra muito bem, se demonstre preocupado com o resultado disso. Afinal, o resultado de um erro (por menor que ele seja) dentro da equipe, sempre vai acabar chegando até o verdadeiro cliente que, nesse caso, será quem sofrerá diretamente na pele.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

Conheça o Gravíttem

Que tal sair na frente de seus concorrentes com um sistema de gestão para assistência técnica? Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br e fale com um de nossos consultores comerciais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.