6 dicas para ter uma assistência técnica de sucesso

As empresas de sucesso no mercado conseguem ter um amplo número de consumidores e, consequentemente, vendem e lucram mais.

Não há uma regra exata sobre quais são os fatores mais importantes, pois a priorização dessas questões depende das características do seu negócio. Por outro lado, há alguns aspectos ligados à gestão, inovação e comunicação, por exemplo, que podem fazer toda a diferença.

Pensando na importância desse tema, apresentaremos algumas dicas que o ajudarão a garantir o sucesso da sua assistência técnica no mercado.

1. Plano de negócios

Essa prática faz parte do planejamento das empresas e, por isso, se enquadra dentro dos processos de gestão. Com o documento torna-se possível dar direcionamento adequado para a sua assistência técnica.

Por meio do plano de negócios pode-se verificar diferentes questões. Primeiramente, você poderá analisar a viabilidade do negócio do ponto de vista estratégico, de mercado e financeiro. Além disso, o plano ajuda a definir quais serão os objetivos da empresa e onde a companhia pretende chegar.

Vale ressaltar ainda que o plano o ajudará a conhecer melhor os concorrentes, os clientes e os fornecedores da área de atuação. Ele também ajuda a reduzir as incertezas, riscos e erros relacionados ao negócio.

Diante das características mencionadas, podemos considerar que o documento ajuda a dar um direcionamento sobre o caminho a seguir na empresa. Isso ocorre porque o plano auxilia na definição de estratégias e ações que visem favorecer o crescimento da companhia no mercado.

2. Otimize os processos

Antes de destacarmos sobre a importância desse tópico é importante conceituarmos o que é processo. Trata-se de uma sequência de atividades relacionadas com começo, meio e fim. Por meio desta prática, a assistência técnica recebe recursos do ambiente (incluindo materiais, trabalho humano e equipamentos) e os transforma em serviços.

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a importância da otimização de processos para a minha empresa? O primeiro benefício é que essa prática ajuda a identificar e eliminar o retrabalho devido a visão global que os gestores terão das atividades exercidas na empresa.

Além disso, a sua empresa otimiza a produtividade, pois haverá a eliminação de etapas desnecessárias, diminuição do tempo na realização das atividades e redução do retrabalho. Essas questões, somadas, contribuem na redução de custos relacionados ao projeto.

Existem diversas práticas que podem ajudar a otimizar os processos. Entre as principais estão:

Terceirização: transfere-se a responsabilidade de tarefas de um determinado setor a outra empresa. A prática ajuda a otimizar a produtividade, pois a sua organização poderá focar naquilo que sabe fazer de melhor.

Benchmarking: por meio da análise dos serviços oferecidos pelos concorrentes, torna-se possível buscar rápidas melhorias e aproveitar as oportunidades existentes.

princípio de pareto: baseia-se no princípio 80-20, ou seja, 80% dos resultados derivam de 20% das causas. Essa prática ajuda a compreender o custo-benefício das atividades e também auxilia na definição de foco na companhia.

3. Invista em marketing

O investimento em marketing é fundamental para as empresas de assistência técnica. Isso porque, por meio das estratégias implementadas, torna-se possível divulgar melhor o seu serviço.

Se considerarmos que os clientes estão presentes em diversos canais, é muito importante pensar em estratégias que se aplicam a cada ambiente. Entre eles estão as redes sociais, o site ou o blog da sua empresa etc.

Em todos esses canais, as pessoas pesquisam por informações detalhadas sobre um serviço. Outros indivíduos podem aproveitar o ambiente on-line com o objetivo de buscar a melhor solução para o problema que ele apresenta, ou seja, tendem a estar propensos a fazer compras.

Por isso é muito importante garantir a presença online da sua marca. Aproveite as redes sociais com o objetivo de divulgar as promoções do seu negócio, fornecer suporte ao consumidor, interagir com os clientes etc.

Produza também conteúdos relevantes ao seu público no site ou blog da empresa. Esclareça possíveis dúvidas frequentes que as pessoas possam ter. Utilize também as estratégias de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) para fazer com que o seu conteúdo seja mais encontrado nos buscadores.

4. Busque a inovação

A inovação também é fundamental para garantir uma assistência técnica de sucesso. Por meio desta prática, o seu negócio terá diferenciais competitivos no mercado e, com isso, tende a conquistar mais clientes.

O brainstorming (tempestade de ideias, traduzindo ao português) é uma das melhores práticas para explorar a capacidade criativa de todo o grupo.

Diversas pessoas apresentam ideias e nenhuma deve ser desprezada. Dessa forma, os indivíduos tendem a estar à vontade ao fornecer soluções que visem aperfeiçoar os processos da empresa. Vale destacar que quanto mais pessoas tiverem a oportunidade de participar, melhor.

5. Otimize a comunicação com o cliente

A comunicação com o cliente é fundamental em diversos aspectos. O primeiro deles se refere ao suporte. O bom atendimento ao consumidor depende de uma boa comunicação, pois é necessário esclarecer as dúvidas que a pessoa pode ter.

Além disso, essa prática o ajudará a estabelecer um melhor relacionamento com os clientes. Dessa forma, eles estarão propensos a voltar a comprar do seu negócio ou mesmo recomendar a sua empresa aos amigos.

6. Invista em tecnologia

O investimento em tecnologia é um dos principais aspectos para ter uma assistência técnica de sucesso. As ferramentas tecnológicas ajudam as organizações a serem mais produtivas, diminuírem os custos, agilizar o atendimento e melhorarem a experiência do cliente.

Nesse contexto, os aplicativos destinados às assistências técnicas são muito úteis. Por meio deles fica fácil visualizar quais são os atendimentos previstos para o dia, fazer rotas inteligentes visando atender mais clientes em menos tempo e ainda é possível receber dos seus clientes a avaliação de desempenho.

Essa última questão é muito importante, pois por meio dos feedbacks torna-se possível pensar em formas que visem aperfeiçoar o suporte aos clientes na assistência técnica.

Há diversos fatores que contribuem para a construção de uma assistência técnica de sucesso. Em uma análise inicial, essas questões podem parecer complexas. Porém, vale muito a pena experimentar essas dicas, pois a sua empresa conquistará mais clientes, terá imagem positiva no mercado e, consequentemente, aumentará o número de vendas.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.