7 dicas práticas para vender mais final de ano

Empresas de todos os setores sempre se veem diante de um grande desafio: o de como vender mais no final do ano.

É uma época ideal para bater metas, conquistar mais clientes e, claro, obter mais lucros. Porém, em tempos de crise, é importante ficar atento.

É preciso estudar o mercado e investir corretamente para encerrar o ano com mais capital em caixa. Assim, se você quer dar um gás para seu negócio antes que o ano acabe, este post foi feito pensando em você. Confira nossas 7 dicas poderosas de como vender mais no natal e fim de ano!

1. Crie promoções sob medida

Não existem apenas promoções de cortes nos preços. Um produto muito barato pode, ao invés de atrair, afastar alguns clientes que desconfiam da qualidade do produto devido ao baixo preço.

Dessa forma, para criar uma promoção de sucesso, é preciso conhecer bem sua margem de lucro e compreender o que seus clientes desejam, estabelecendo o quanto você pode reduzir do preço final sem sair no prejuízo.

Quer saber como vender mais no final do ano? Pense no que mais se enquadra dentro do perfil de sua empresa: dois produtos pelo preço de um? Descontos progressivos? Programas de fidelidade? Acerte em cheio no coração do cliente com uma promoção que reúna bom preço e valores objetivos.

2. Fique de olho no seu estoque

Final de ano é hora de encher os estoques, certo? Nem sempre. O importante aqui é o equilíbrio.

Evite estoques excessivos, incapazes de serem vendidos, ou estoques defasados para evitar a perda de vendas na época mais lucrativa do ano. Para tanto, considere promover seus produtos já estocados e compre apenas o que possui maior giro de venda.

Neste momento não existe fórmula mágica. Para gerir um estoque com precisão, evitando encalhes e perdas, é fundamental ter um bom programa para gerenciar sua empresa.

3. Aproxime-se de seus fornecedores para diminuir custos

Nunca se esqueça: o desconto dado ao cliente começa com o desconto obtido com seus fornecedores.

Para maximizar suas vendas de final de ano, é importante ter um cadastro de todos os seus fornecedores, gerenciado com a ajuda de um sistema de gestão empresarial.

Se você gerencia um negócio online, estabeleça uma negociação detalhada com os fornecedores e transportadores, levando em conta os melhores custos de transporte, manuseio e condições de pagamento. Invista nos profissionais com melhor desconto e prazo. Quanto melhor for a sua negociação com os fornecedores, melhor será o preço final para o seu cliente.

4. Mantenha seu negócio atraente

Para aumentar as vendas do Natal e final de ano é preciso ter vitrines renovadas, sites eficientes, campanhas de marketing afinadas. Otimize todos os espaços, físicos ou virtuais, de seu negócio pensando em atrair o olhar dos clientes. Dessa forma, pensamos em duas formas de estratégia:

Lojas físicas: melhore a exposição de produtos e garanta a criação de setores temáticos, como sessões de promoções ou de novidades em destaque. Pense em caixas estratégicas para clientes com poucas compras, ou setores especiais de atendimento para compras maiores e mais detalhadas.
Para lojas virtuais, crie sites responsivos. Considere a criação de landing pages. Invista em mudanças de layout no seu site, baseando-se nas campanhas mensais.

O importante é dar ao seu site de comércio virtual uma cara nova, com novas funcionalidades pensadas para facilitar a vida do cliente. Outra dica importante de como vender mais no final do ano no comércio virtual são os cupons de desconto, que podem ser usados pelos clientes ao término de suas compras.

5. Prepare seus funcionários

As vendas de final de ano exigem maior atenção e dedicação de todo o seu time de funcionários. Treine sua equipe para se sair bem nos dias de maior movimento e considere contratar mão de obra temporária para garantir o bom fluxo de atendimento.

6. Prepare-se para o pós-venda

Nas vendas de final de ano, a troca de produtos é tão importante quanto a venda inicial.

Então, fique atento nesta dica se você quer saber como vender mais no final do ano: no momento da troca, muitos clientes costumam gastar um pouco mais. Esta é a oportunidade ideal para criar ações de vendas cruzadas, estimulando o cliente a adquirir novos produtos.

7. Pense na fidelização

Durante as vendas de final de ano, sua empresa receberá diversos clientes pela primeira vez. Eis a chance de causar uma boa impressão, garantindo que os novos consumidores retornem mais vezes.

Um bom plano de fidelização é baseado numa observação minuciosa sobre o comportamento de seus clientes. Crie, com a ajuda de um sistema de automação comercial, cadastros detalhados, especificando as demandas dos novos clientes e redobre a atenção sobre eles.

Muitas empresas investem ainda em cartões de fidelidade, programas de pontos ou descontos progressivos para reter sua nova clientela.

Aproveite o final do ano para formar uma base sólida de novos clientes e começar o novo ano com mais consumidores em foco!

Imagino que esteja interessado em construir uma empresa de sucesso e, assim, se destacar no mercado. Por isso, convidamos você a conhecer agora o Gravíttem! Veja como a nossa ferramenta poderá ajudar a garantir o sucesso do seu negócio.

Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br e fale com um de nossos consultores comerciais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.