5 dicas para fazer um bom planejamento estratégico para 2022

2021 está acabando e este é o momento ideal para desenvolver um bom planejamento estratégico para 2022. As empresas que mais se destacam na mídia, na avaliação dos consumidores e nos segmentos em que atuam, são aquelas que sabem os motivos pelos quais nasceram e sabem como atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Nós separamos 5 dicas para você fazer de forma simples e prática o planejamento estratégico da sua empresa para 2022. Confira a seguir.

O que é e qual a importância do planejamento estratégico?

Para que uma empresa atinja o sucesso, são necessários pelo menos três passos. O primeiro é ter objetivos claros para a organização, o segundo é o planejamento estratégico e o terceiro é a execução. Quando uma empresa falha no cumprimento de um dos passos, as chances de o negócio dar errado são grandes.

Os objetivos são como o norte da corporação. O planejamento estratégico, uma espécie de mapa, que mostra os possíveis caminhos para chegar até o destino. E a execução é o trajeto em si.

É por meio do planejamento estratégico que o sucesso se torna factível, já que ele permite uma visualização de curto, médio e longo prazo. Assim, a empresa consegue direcionar, organizar e tornar os processos mais eficientes. A ferramenta orienta as empresas na tomada de decisões e na distribuição de recursos.

É aconselhável que toda e qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento de atuação, tenha um planejamento estratégico. E mais: que ele envolva todas as equipes, times e níveis da empresa para que juntos, CEOs, líderes e colaboradores, trabalhem com o mesmo foco, na mesma direção.

Dicas para um bom planejamento estratégico

Um bom planejamento estratégico deve apontar como a empresa sobreviverá de forma lucrativa e sustentável e é neste plano que são criadas formas para atingir o sucesso.

1. Faça um diagnóstico realista da situação da empresa

Um erro comum de pequenas e grandes empresas é elencar os pontos fortes e fracos da organização, somente por “achismo”. Não cometa esse erro! Pior do que não saber para onde sua empresa está indo, é achar que sabe. Fazer um bom levantamento interno e externo para entender a saúde da empresa é fundamental.

Internamente, é possível usar a análise SWOT, para identificar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de mercado. Reúna o time e levante o máximo de informações reais possíveis. Analise os diferenciais e os pontos que precisam ser melhorados.

Faça o mesmo com o ambiente externo. Entenda o nível de satisfação e lealdade do consumidor, aplicando a metodologia americana NPS (Net Promoter Score). Perceba o contexto em que a empresa está inserida e, assim, tome ações mais adequadas para alcançar os objetivos.

2. Fortaleça a identidade organizacional

Se a sua empresa já está no mercado e não possui uma identidade organizacional forte, é hora de criar estratégias para fortalecer o negócio. Crie ou reveja a missão (razão pela qual a empresa existe), visão (objetivos e sonhos) e valores (princípios que guiam a cultura da empresa) e faça com que eles fiquem claros tanto para o público interno quanto para o externo. São esses pontos que definem as tomadas de decisão.

A identidade organizacional funciona como um importante guia para contratar pessoas, fechar contratos e lançar produtos e serviços no mercado. Se a sua empresa já tem essa parte do planejamento estratégico bem estruturada, tenha certeza de que os princípios da empresa estão sendo passados fielmente adiante e, caso não estejam, crie estratégias de alinhamento.

3. Defina metas realistas e estipule indicadores de sucesso

Uma vez que a identidade organizacional foi alinhada, é hora de criar metas e estratégias para atingir a visão proposta pela empresa. Desenvolva uma meta geral e ‘quebre’ em metas de vendas, marketing, recursos humanos e assim por diante. Seja realista: valide a possibilidade real das metas serem atingidas.

Use indicadores para acompanhar o desempenho das metas. Dessa forma, se uma das metas é conquistar um faturamento pré-definido, por exemplo, o próprio faturamento mensal será um dos indicadores a ser acompanhado ao longo dos meses.

4. Construa um plano de ação factível

Você se lembra de que lá no início deste conteúdo nós dissemos que uma empresa de sucesso deve seguir três passos? Sonhar, planejar e executar. Pois é aqui que começa a execução. Monte um plano de ação factível. Novamente, seja realista! Não baseie sua decisão em “achismo” ou expectativas. O plano de ação é a ferramenta que viabiliza a conquista das metas e dos objetivos definidos, com base em um cronograma possível e na definição de responsáveis.

Como nem tudo pode ser prioridade, é fundamental elencar as ações para que elas aconteçam por ordem de importância. Com isso, o que for mais simples ou urgente deve ser realizado primeiro. E tenha certeza de que colocou as pessoas ideais para a execução das tarefas. Se estiver com dúvidas, faça uma avaliação de desempenho e verifique quem está mais apto para cada função.

5. Faça o acompanhamento disciplinado para garantir a execução do planejamento

Agora que você já fez um diagnóstico realista da situação da empresa, criou estratégias para fortalecer a identidade organizacional, definiu metas e indicadores e construiu um plano de ação factível, é hora de acompanhar e analisar o plano de ação e garantir que todo planejamento estratégico seja honrado.

Defina uma periodicidade de encontros entre o time e os gestores para verificação de indicadores e alinhamento de resultados. Geralmente, as reuniões são semanais para que qualquer alteração seja feita com agilidade e eficiência.

Lembre-se: seja flexível. Revise e redefina a análise SWOT, as metas e o plano de ação sempre que necessário. Afinal, o mercado é dinâmico e exige adaptações.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.