11 sugestões para melhorar o atendimento em sua assistência técnica

Sabemos que os clientes estão cada vez mais exigentes, e levam em conta muitos fatores na hora de escolher uma assistência técnica, além, é claro, da qualidade dos serviços prestados.

Pensando nisso, destacamos algumas ações que você pode começar a adotar hoje para que seus clientes sintam-se cada vez mais satisfeitos e optem sempre pela sua assistência técnica!

Mas qual a importância do atendimento ao cliente?

Enquanto muitas empresas acham que a satisfação do cliente é um plus, o verdadeiro empreendedor sabe que não se trata disso. É obrigação de uma assistência técnica atender o cliente com excelência, agregando valor aos serviços prestados.

Um cliente satisfeito volta e indica, e a reputação da empresa cresce, gerando mais lucro. Além disso, gasta-se menos mantendo um cliente do que trazendo novos. Então, fidelizar clientes também é importante para manutenção dos gastos.

Vamos ver agora algumas dicas para melhorar a experiência do seu cliente e transformar o seu atendimento na assistência técnica.

1. A primeira impressão é a que fica

Quando pisa em sua assistência técnica, o cliente tem que se sentir bem vindo, ver um local organizado e profissional. Capriche na arrumação dos produtos à venda, nas cores e no aconchego que móveis e pintura podem trazer. Um cafezinho, uma água ajudam a criar uma visão de acolhimento.

Cliente bem acolhido volta sempre!

2. Saiba quem é seu público

Falamos muito sobre isso nos nossos artigos. Parece chover no molhado, mas você precisa saber exatamente quem é o cliente que vai procurar os serviços de sua assistência técnica.

Quando você sabe o que seu cliente espera, você pode atender melhor às suas necessidades e moldar o seu atendimento a ele.

O público pode depender do tipo de serviços que sua assistência técnica presta, onde está localizada, etc.

3. Seu cliente merece atenção

Ouça o que seu cliente fala. Tenha profissionais em sua assistência técnica que, mais do que saber os procedimentos, tenham paciência para ouvir o que o cliente quer e saber a melhor solução customizada. Não estou falando de variação de preço, mas sim sugestões direcionadas com base em suas necessidades.

4. Saiba receber feedback

Tenha um canal acessível para sugestões e reclamações. Apesar de sabermos que críticas podem machucar, elas são essenciais para o sucesso de sua assistência técnica.

Quando a empresa ouve o cliente, consegue otimizar receita e melhorar as falhas, sabendo onde agir e o que ainda necessita atenção.

5. Conheça seu negócio a fundo

Sua equipe precisa saber exatamente tudo sobre o seu negócio, e ser especializada no que se propõe a entregar ao cliente.

Um atendimento de sucesso ocorre quando o profissional mostra segurança no que fala e em como age perante o cliente. Todos precisam conhecer as peculiaridades que concernem a sua assistência técnica.

Invista em treinamento e reciclagem constantes.

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6. Tenha uma boa equipe

Contrate profissionais que amem o que fazem. Não adianta ter pessoas que trabalham “contra” sua assistência técnica. O sucesso é todos remarem para o mesmo lado, estarem no mesmo barco e vestir a camisa.

Sua equipe precisa ir além do simples atender mecanicamente, indicar serviços, produtos, saber do que fala. Isso conquista um relacionamento duradouro com o cliente e o fideliza.

7. Seu time precisa de investimento

Não hesite em treinar sua equipe e fazê-los se sentir especiais. Invista em bem estar e em capacitação. Profissionais que trabalham em um ambiente agradável, que são felizes, atendem melhor e comprovadamente dão melhores resultados.

8. Atender bem também é ser ágil

Os clientes costumam reclamar bastante de demora no atendimento, e no caso de assistência técnica, o prazo pode ser um fator de descontentamento.

Para atendimento no local, atente-se para não deixar clientes esperando. Eles querem ser bem atendidos e logo. E quanto ao prazo para execução do serviço, sempre trabalhe com a expectativa do cliente e nunca prometa algo que não consegue cumprir.

Melhor ele ser surpreendido com antecipação do que lidar com atrasos.

9. O cliente fala sem usar palavras

A linguagem corporal tem poder. É provado que mais da metade de nossa comunicação é não-verbal. Aprenda a ler o seu cliente.

Quando um cliente entra em sua assistência técnica, sua equipe deve estar pronta entender sua motivação, seu estilo e o estado de espírito, pois o atendimento deve ser personalizado e se adaptar totalmente ao estilo do cliente.

Também é importante entender se o cliente está disposto a comprar, para poder oferecer ou não um produto complementar, por exemplo.

10. Esteja presente no mundo virtual

É impossível hoje uma assistência técnica (ou qualquer outra empresa) não estar presente online. Cultivar um relacionamento virtual com seu cliente é de suma importância. Já demos algumas dicas em outras postagens, de como se manter bem e ativo nas redes sociais.

Além disso, você pode se beneficiar das redes sociais para criar anúncios segmentados.

11. Não se esqueça do público indireto

Saiba fazer seus compradores indiretos felizes.

Por exemplo, muitos pais acabam indo a assistências técnicas com os filhos, especialmente em momentos com os que estamos vivendo, em que estão mais em casa. Conquistar esses pequenos é, certamente, uma ótima forma de conquistar os pais. Invista em um espacinho pensando nas crianças, e você verá grandes resultados.

Não tem segredo: para ter clientes fiéis, você precisa se fidelizar a eles, ter um compromisso com o bem estar de cada cliente que entra em sua assistência técnica, tratá-los como únicos.

As dicas que demos aqui são preciosas. Siga-as à risca e veja seu empreendimento crescer, sua reputação melhorar e, consequentemente, a felicidade de clientes e profissionais aumentar.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.