Aprenda a fazer uma boa gestão de serviços no seu negócio
Uma boa gestão de serviços é mais do que gerenciar os processos de produção de um produto! Para ter lucratividade nos negócios e uma boa imagem perante o mercado, é preciso fazer mais.
O sucesso no atendimento ao consumidor, que está cada vez mais exigente e repleto de possibilidades de compras, depende da gestão de serviços eficiente. Sabe como alcançá-la? Nós vamos lhe mostrar!
Afinal, o que é gestão de serviços?
A gestão de serviços representa o modo como os procedimentos são executados durante uma venda. Sendo assim, todos os negócios têm o sentido de prestar serviços, mesmo que a atividade final não seja essa. Pois, até um produto necessita de serviços de produção e venda.
Gerir serviços significa acompanhar, controlar e organizar a maneira como algo será comercializado. Vale para quem produz ou entrega produtos sob encomenda e ainda para os suportes pós-vendas.
Como funciona uma gestão de serviços?
Quanto mais complexa for a minha gestão de serviços, mais problemas eu tenho? Não é bem assim, preste atenção: se a sua empresa passa a oferecer uma linha maior de produtos ou serviços, as chances de atrair novos clientes e manter os atuais são maiores, concorda? Então, simplificar a gestão de serviços por meio da diminuição de ofertas de produtos não é uma boa escolha.
Ao oferecer produtos e serviços de alta qualidade, o seu negócio passa a ter diferenciais para competir no mercado. Entretanto, não é só oferecer serviços, e sim gerir de maneira eficiente.
A gestão de serviços envolve compromisso, qualidade, bom atendimento e observação da reação e das necessidades do seu consumidor. Inclusive, se puder, inclua um ou mais colaboradores para que fiquem envolvidos diretamente com esta tarefa.
Mas, como vou gerir tudo isso?
Cliente feliz tem grandes chances de voltar, certo? Além de oferecer uma prestação de serviços e conquistar novos clientes, fidelizar os atuais consumidores também depende de uma gestão de serviços qualificada.
Como é o consumidor que está no comando, pois ele tem a chance de escolher entre diversas opções no mercado, é indispensável prestar serviços convincentes durante toda a sua experiência de compra.
A seguir, veja como fazer uma gestão de serviços considerando os 4 P’s da gestão de serviços:
Perfil
Qual é o perfil da sua empresa e do seu público? Considere essas informações para saber ainda melhor o que oferecer em produtos e serviços. Analisando o perfil, fica mais claro ofertar o que há de mais relevante ao consumidor.
Considere também como esses serviços ou produtos serão disponibilizados. Será que o seu cliente compra pela internet ou prefere ir até o ponto de venda? Seus clientes são de outras empresas e desejam que as encomendas sejam entregues às suas portas?
Processos
Todas as etapas de compra de uma mercadoria são envolvidas em processos. Desde o momento em que o consumidor encontra o seu produto ou serviço até o pós-venda, tudo precisa estar em perfeita sintonia.
Acompanhe todas as fases e avalie cada uma delas. Encontre os pontos positivos e negativos e qualifique ainda mais a experiência de compra do seu cliente.
Procedimentos
Os procedimentos estão bastante ligados ao atendimento disponibilizado ao cliente e à forma com que os processos acontecem. Cada etapa de uma venda merece atenção especial para que seja executada da melhor maneira.
Pessoas
É claro que as pessoas não podem ficar de fora de uma gestão de serviços eficiente. Os colaboradores de uma empresa colocarão em prática os procedimentos em todos os processos.
São os trabalhadores do seu negócio que representam a imagem da empresa! Portanto, contratar e valorizar bons profissionais e aperfeiçoar o trabalho da equipe frequentemente é decisivo para a gestão de serviços e o futuro do negócio.
A valorização dos colaboradores como parte fundamental da empresa é um incentivo para que eles estejam preparados e atendam cada vez melhor os clientes.
Faça a automatização da gestão de serviços
A tecnologia está aí para lhe ajudar! Use ferramentas, como um software de gestão, para automatizar os processos e torná-los mais eficientes. O trabalho fica muito mais ágil, os dados ficam armazenados e os setores conectados entre si.
Como os dados estarão no mesmo sistema, a sua gestão de serviços evita que se façam retrabalhos.
A gestão de serviços eficiente evita erros e melhora a relação da sua empresa com os clientes. Com a automatização dos processos você terá à disposição relatórios e mais informações para tomar decisões acertadas.
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