5 melhores práticas para uma gestão de estoque

Uma gestão de estoque eficiente tem papel fundamental na performance de diferentes setores de uma organização. Como as atividades dentro de uma empresa são dependentes, a desorganização de um depósito pode atrapalhar consideravelmente o desempenho de outras áreas.

Isso certamente afetará negativamente a lucratividade do empreendimento. Além disso, o bom relacionamento entre empresa e clientes também é atingido.

Para que situações como essas não sejam vivenciadas em seu empreendimento, conheça agora 5 ótimas práticas para conquistar uma gestão de estoque eficiente e produtiva!

1. Padronize e organize o registro dos produtos

Para que a gestão de estoques seja feita com eficiência, é necessário que todos os itens estejam padronizados e descritos corretamente. Códigos de barras, datas de validade, quantidade dos produtos, dia da compra e da venda, assim como seus respectivos valores, dentre outras informações, devem ser inseridas em um sistema para que o controle das mercadorias seja preciso e funcional.

2. Faça a contabilização do inventário

A identificação dos itens em um estoque é importante para que a quantidade de cada produto disponível seja registrada corretamente e para que as mercadorias paradas e/ou próximas ao término de validade sejam rapidamente colocadas em circulação.

Faça a validação de todos eles, comparando-os com os relatórios de compras e de vendas. Essa ação deve ser praticada independentemente do sistema de gestão ser manual ou tecnológico. A diferença está na periodicidade da ação. Atividades manuais estão mais passíveis a erros. Por essa razão, elas devem ser realizadas em intervalos menores.

3. Organize o espaço físico

Tão importante quanto ter o controle sobre o inventário do estoque é ter todos os itens organizados e dispostos de forma a facilitar a retirada deles, segundo validade e maior rotatividade.

Prateleiras próximas à entrada e à saída do galpão devem ser utilizadas para inserção de produtos com maior demanda pelos clientes, assim como os espaços mais baixos. A disposição correta daquilo que compõe o estoque é fundamental para aumentar a produtividade do setor e para reduzir gastos com infraestrutura.

Mais uma boa ideia para fazer uma gestão de estoque eficiente é categorizar as suas mercadorias por tamanho, cor e lotes. Além disso, é bom ter dados estatísticos sobre o comportamento do fluxo de produtos. Quais vendem mais? Em que época? Quais itens têm ficado parados, ocupando espaço desnecessariamente?

Se você fizer esse levantamento, será possível prever a necessidade dos consumidores. Com isso, será simples efetuar compras mais inteligentes nos próximos meses.

4. Faça a gestão da demanda

De acordo com os relatórios de movimentação do estoque, é possível prever as demandas conforme os períodos de maior e menor flutuação do mercado e os volumes de compras dos clientes já cadastrados. Assim, nenhuma mercadoria ficará parada, logo, o dinheiro estará em circulação.

A atenção a esta etapa da boa gestão de estoques é fundamental para que a empresa possa aproveitar boas oportunidades de compras. Desse modo, somente o necessário será adquirido, o que vai garantir a eficiência dos investimentos. Esse controle contribui substancialmente para a tomada de decisão.

5. Tenha um sistema de gestão integrada

Os setores de uma empresa não podem atuar de maneira isolada. Para que o empreendimento tenha bons resultados, é necessário deixar todas as informações unificadas a fim de que uma área dê o devido suporte à outra.

E para implantar uma ação como essa e gerar produtividade, é necessário contar com um sistema de gestão integrada ERP. Dessa forma, recursos, dados e processos estarão centralizados em um único local.

Que tal sair na frente de seus concorrentes com um sistema de gestão completo para sua empresa? Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br e fale com um de nossos consultores comerciais.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.