6 dicas de gestão financeira para sua empresa nunca entrar no vermelho
O bom gerenciamento das economias de uma empresa não se limita ao cálculo de custos e receitas. À medida que o negócio cresce, sua administração torna-se mais complexa e aumenta a necessidade de se realizar a gestão financeira da maneira correta.
É ela quem permite o crescimento sustentável do negócio, viabilizando operações de outras áreas, investimentos e proteção em períodos de crise, aumentando as chances de sucesso no mercado.
Para conseguir gerenciar adequadamente as finanças, manter a saúde do negócio e obter o máximo de lucro, a empresa precisa fazer um bom planejamento financeiro, estabelecer estratégias de crescimento e acompanhar os indicadores, que vão ajudar no controle dos processos e atividades, além de mostrar os resultados obtidos.
O que é gestão financeira?
Gestão financeira é o conjunto de atividades relacionadas com os recursos monetários da empresa e que visa garantir a liquidez do negócio, sua capacidade de investimento e de captação de recursos e a manutenção de uma lucratividade suficiente para manter o negócio sustentável em longo prazo.
A seguir, veja 6 dicas para manter uma boa gestão financeira na sua empresa.
1. Não misture dinheiro particular com o da empresa
Algumas vezes ocorre de o proprietário, principalmente em empresas menores ou iniciantes, acabar misturando gastos pessoais com as contas da empresa e isso gera uma enorme confusão patrimonial.
Pegar dinheiro do caixa para despesas com a Pessoa Física atrapalha a organização do dinheiro da Pessoa Jurídica. Por isso, manter contas bancárias distintas é uma das primeiras regras para manter uma boa gestão financeira.
Essa separação é fundamental e nos leva à segunda dica.
2. Mantenha verbas separadas para os diferentes setores
A organização das verbas destinadas a cada setor é outro ponto a ser considerado na boa gestão financeira do negócio.
Todas as áreas, como Marketing, Atendimento, Vendas, Compras, dentre outras, devem ter orçamentos individuais, sendo cada uma responsável pelo gerenciamento da própria verba, pelos seus gastos e pela prestação de contas posteriormente.
É muito importante que haja um controle rigoroso para que as verbas não se confundam ou sejam redirecionadas de um setor para outro.
3. Faça um planejamento estratégico
A terceira dica para conseguir realizar uma boa gestão financeira é a elaboração do planejamento estratégico, que possibilita à empresa a estruturação das ações internas de curto e longo prazo, e fornece o suporte necessário para que as áreas consigam executá-las.
É preciso definir quais objetivos e metas a empresa deseja atingir, além dos indicadores para verificar se ela está no caminho certo ou é preciso adequação.
A partir daí, ela consegue estabelecer prioridades, métricas para acompanhar os resultados e tomar decisões de forma mais assertiva.
4. Organize a rotina de atividades financeiras
A gestão financeira é responsável por analisar o movimento financeiro de uma empresa, fazendo a administração de todo capital e patrimônio, além de acompanhar o desempenho periodicamente.
Como as atividades e rotinas a observar são diversas, é preciso muita organização e disciplina para manter tudo sob controle.
Lembrando que todo o trabalho feito pelo controle financeiro serve de suporte para o desenvolvimento das demais áreas da empresa.
O comprometimento na gestão dos recursos pode afetar o bom andamento dos processos de recursos humanos (contratação, demissão e treinamentos), controle de estoque, vendas, marketing (campanhas de divulgação, por exemplo) etc.
5. Utilize ferramentas que facilitem a gestão
A tecnologia oferece diversas opções de gerenciamento, em nível básico ou avançado (a depender da necessidade da sua empresa), para otimizar as tarefas do dia a dia, além de permitir um controle mais preciso dos recursos.
Um grande erro está em achar que a contratação de softwares e ferramentas de gestão é um gasto extra.
Na verdade, ela representa um ótimo investimento, pois permite processar um enorme número de dados, o que gera economia de tempo, maior organização do fluxo de caixa, controle de estoque, acompanhamento de saldo, acesso remoto, dentre outras possibilidades.
Inclusive, muitos desses softwares são encontrados a valores acessíveis no mercado. Por isso, a dica é utilizar a tecnologia a favor da gestão financeira da empresa.
6. Faça a gestão dos ativos
Toda empresa precisa ter ciência e controle de seus bens. Gerenciar corretamente o patrimônio ajuda a evitar desperdícios, reduzindo perdas e gastos, além de otimizar os processos de compras.
O controle patrimonial inclui a gestão de ativos tangíveis (imóveis, dinheiro em caixa, estoque, investimentos) e ativos intangíveis (valor da sua empresa ou marca, direitos autorais, licenças, entre outros).
Ao realizar a avaliação dos ativos, são determinados os valores reais e atualizados de todos os bens que a empresa possui e que podem ser transformados em meios monetários, calculando, assim, o valor total de seu patrimônio.
Que tal sair na frente de seus concorrentes com um sistema de gestão financeira completa para sua empresa? Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br e fale com um de nossos consultores comerciais.
Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)