10 dicas para atrair clientes para sua assistência técnica

Sabemos que, nos dias atuais, em que quase todo mundo possui ao menos um aparelho eletrônico, a necessidade de reparos de defeitos é inevitável. Há vários fatores que levam a esse tipo de necessidade, desde defeito de fabricação, e nesse caso o cliente pode estar fora do prazo de garantia, até mau uso, bastante comum.

Podemos então dizer que empreender e investir em uma assistência técnica é, sem dúvida, um negócio rentável. Mas não é apenas abrir uma loja. A concorrência existe, e então fica a pergunta: como atrair mais clientes para minha assistência técnica?

O segredo é ser diferenciado, saber que tem um serviço bom e mostrar isso ao cliente, de modo que ele escolha a sua loja.

Por isso, escolhemos 10 dicas para te ajudar a trazer mais clientes e se destacar no negócio.

1. Tenha um sistema de gestão efetivo

Ter controle sobre os processos de sua empresa é o primeiro fator de sucesso. Muitos novos empreendimentos fecham as portas no primeiro ano por má administração.

Com a ajuda de um sistema que te permite controlar e gerir sua empresa de forma efetiva, você consegue analisar dados e saber como melhorar em cada ponto de atenção e quais são os serviços em que você pode efetivamente investir para ter melhor retorno financeiro.

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2. Saiba quem é seu público

Apesar de parecer “chover no molhado”, há muitos erros de análise quando se trata de investir em um público-alvo. Não julgue até onde uma pessoa pode ou não ser um cliente em potencial antes de entender as motivações dela. Direcione sua comunicação, faça análises de tipos de público, dentro do rol de serviços que você oferece, conheça os gostos e necessidades do cliente.

3. Ofereça serviços que apresentem variedade de valores

Não dá para ser uma assistência técnica séria e que preza pelos clientes se a cada tipo de cliente você faz um valor diferente baseado em amizade, “achismo”, classe social, etc. Isso não passa uma imagem boa da sua assistência e logo os clientes percebem e vão embora.

Mantenha uma tabela fixa de preços, mas ofereça variedade nos valores. Pesquise preços no mercado para que sua tabela seja coerente, mesmo que opte por oferecer um serviço mais barato. Valores muito altos podem enviar o cliente direto para concorrência e, muito baixos podem causar uma impressão de um serviço não tão bem executado.

4. Invista na venda de produtos

No começo do seu negócio, pode ser até mais vantajoso começar apenas com a assistência técnica, mas com o tempo, para ter uma loja que seja atrativa e ganhe mais clientes, comece a oferecer produtos e acessórios relacionados aos que você já oferece assistência.

Qualquer produto relacionado aumenta o rol de oferta e atrai mais clientes para dentro de sua loja. Ou seja, muitas vezes na ocasião ele nem precisa de reparo, mas entra para comprar um artigo e, em um momento posterior, vai se lembrar do atendimento e estrutura e voltará.

5. Seja qualificado

Não adianta querer prestar um serviço sem excelência. Se você não oferece qualificação nos serviços prestados, não espere que sua assistência técnica perdure por muito tempo. Estar sempre atento a inovações, investir em cursos e estudar é importante para que você (e seus funcionários, se for o caso) estejam sempre atualizados e possam oferecer o melhor do mercado ao seu cliente.

6. Ofereça um ótimo ambiente físico

Você tem mão de obra especializada, oferece produtos e serviços diferenciados, seu preço está competitivo, mas nada disso adianta se a aparência física de sua loja não for atrativa. Acredite, os clientes são cada vez mais exigentes e uma decoração chamativa, mobiliário adequado, chama muito a atenção e faz com que o cliente dê mais crédito a seu negócio.

7. Tenha uma loja organizada

Um ambiente sem ordem dificulta o trabalho. Quando as coisas estão bagunçadas, levamos mais tempo para achar os itens que buscamos, e isso ocasiona perda de tempo. E sabemos que o tempo é precioso.

Quando o cliente não encontra facilmente o que precisa, você pode perder o timing da venda. Muitas vezes ele desiste e vai para outro lugar.

8. Marketing é essencial

Invista em marketing e ferramentas para que seu negócio decole. O marketing é uma das formas mais efetivas de ser visto e lembrado, atraindo mais clientes.

Por exemplo, usando o inbound marketing você pode direcionar pessoas para o negócio, convidando-as a conhecer seus produtos e serviços. Isso ajuda a conquistar o interesse do público no seu conteúdo.

Usando as diversas ferramentas de marketing você cria uma estratégia mais focada para seu negócio, inclusive por meio de disponibilização de conteúdo relevante, e consegue mensurar o interesse do público.

Ter um blog com postagens interessantes é uma forma de vincular sua assistência técnica a assuntos relevantes, melhorando sua imagem perante os clientes. Aumenta ainda a visibilidade para quando a propaganda efetivamente for publicada.

9. Divulgue

O velho ditado de quem não é visto, não é lembrado é muito verdadeiro. Sua assistência técnica precisa estar na cabeça das pessoas, para quando elas precisarem de produtos ou serviços, saberem exatamente onde irão procurar. Aliado a todo o conteúdo que já mostramos, a divulgação fará com que seu cliente use e indique os seus serviços.

Aposte nas redes sociais, anúncios em veículos locais especializados, parcerias com outras empresas. Invista em anúncios pagos nas redes sociais, mais direcionados, assim saberá que seu anúncio está no caminho certo.

10. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são indispensáveis nos dias de hoje. Não apenas para anúncios direcionados, mas o tipo de relação que você vai criar com seus seguidores é muito importante para sua marca.

Tenha páginas em diversas redes, especialmente Facebook e Instagram, e faça postagens tanto relacionadas com o negócio quanto de conteúdo. Lembre-se que perfis que só servem para anunciar acabam perdendo relevância para os seguidores.

Outra ferramenta essencial é o Whatsapp. Ele facilita o contato e aproxima o cliente. Mas lembre-se de responder em algumas horas, ou a ferramenta não funcionará a contento e frustrará o cliente.

Que tal sair na frente de seus concorrentes com um sistema de ordem de serviço completo para sua empresa? Entre em contato pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br e fale com um de nossos consultores comerciais.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.