Controle de Estoque, Serviços e Técnicos na Assistência Técnica

O controle de estoque, serviços e técnicos na assistência técnica remete a uma necessidade atual dos gestores de sucesso.

O perfil de consumo dos serviços voltados ao segmento de assistências técnicas tem aumentado nestes últimos meses. Isso significa que mais pessoas estão utilizando esses serviços para consertar seus produtos, ao invés de comprar novos. Nesse âmbito, a retração da economia tem influenciado bastante nas decisões dos consumidores.

A formação crescente de profissionais voltados à prestação de serviços também oxigenam o setor de assistência técnica. Sendo assim, torna-se sensato para o gestor buscar o conhecimento sobre alguns aspectos relativos à gestão do negócio.

Por que Estoque, Serviços e Técnicos?

Essa tríade recebe grandes influências de fatores externos que, se não forem fortemente gerenciados, podem quebrar a empresa. Um bom gestor deve considerar em suas decisões estratégicas, táticas e operacionais, ações que mantenham a empresa nos trilhos.

1. Controle de Estoque

É um tema muito relevante e que pode culminar em perdas financeiras consideráveis, caso seja ignorado.  Não saber gerir o estoque é como acelerar sem engrenar a marcha.

Antes de abarrotar seu estoque com peças e produtos é muito importante que você faça algumas considerações sobre:

  • Local para estoque;
  • Expectativas dos clientes;
  • Peças com demandas elevadas;
  • Risco de obsolescência;
  • Demanda por peças reparáveis (não descartáveis);
  • Previsão para demandas esporádicas;
  • Ciclo de vida da peça (demandas muito baixas).

Há uma necessidade de dimensionar muito bem a forma de manter as peças em estoque. Evitar o excesso pode reduzir custos, mas não ter peças, enfraquece as receitas e afastam os clientes.

A visão do fabricante

Em se tratando de assistência técnica autorizada, a relação direta com o fabricante proporciona melhores controles. Nesses casos, normalmente o fabricante identifica o estoque das peças em garantia no serviço autorizado, através das ordens de serviço que são abertas.

Em alguns casos, até mesmo para o fabricante torna-se vantajoso o reparo em uma peça defeituosa ao invés da substituição da mesma.

O controle de estoque também deve considerar as peças que são de devolução obrigatória. Nesses casos, o fabricante pode exigir que as mesmas sejam encaminhadas à fabrica para descarte ecológico.

2. Controle de Serviços

Em uma assistência técnica de uma cidade do interior, existe uma plaquinha na porta de entrada, com as seguintes frases:

  • Dar uma passadinha lá em casa!”: R$ 50,00;
  • É coisa rápida!”: R$ 50,00;
  • Só precisa de um ajuste!”: R$ 50,00;
  • É Vapt e Vupt!”: R$ 50,00;
  • Basta colocar uma arruela!”: R$ 50,00;
  • É só olhar.”: R$ 50,00.

Sabe aquele papo de que “injeção na testa” é “de grátis”? É furado. Nem relógio trabalha de graça.

A ideia é bem interessante, pois é um tipo de controle que inibe aqueles aproveitadores que apenas te fazem perder tempo. E tempo é dinheiro. Vencido esse drama, você consegue dar a devida atenção àqueles que realmente precisam de seus serviços e pagarão por isso.

Planejamento

Você já entrou em uma assistência em que você mal podia se mexer de tanto “bagulho” espalhado pela recepção? São produtos “abandonados” pelos consumidores por vários motivos alegados pelos seus donos:

  • Orçamento caro prá chuchu!”;
  • Não vale a pena o conserto!”;
  • Não tenho dinheiro agora!”;
  • É da marca Xing-Ling”;
  • Comprar um novo é mais em conta!”;
  • Credo! Mas lá na outra assistência é mais barato!”.

É necessário um planejamento que possa atender a demanda de serviços prevista, com equilíbrio dos custos necessários para tal.

Além disso, manter a equipe treinada e capacitada aumenta o grau de satisfação do consumidor e a consequentemente a fidelização.

3. Controle de Técnicos

Seu funcionário chega ao trabalho a hora que bem quer? Trata o veículo de sua empresa como se fosse um tanque de guerra? Parece que tirou carteira de motorista pelo “WhatsApp”? Consegue fazer desaparecer ferramentas caras? Todas as opções anteriores? (Neste último caso, procure um psiquiatra).

É “chover no molhado” comentar que sua empresa somente terá resultados positivos se seus funcionários estiverem qualificados dentro de suas competências. Cada um deles representa sua empresa. Um atendimento cortês com comprometimento e qualidade nos serviços coroa o sucesso garantido.

Roteirização com maestria

Através do seu celular o técnico tem todas as informações que precisa para realizar os atendimentos diários. Ele pode, por exemplo, passar na empresa apenas para bater o cartão ponto e pegar sua caixa de ferramentas.

Se for aplicável, o técnico poderá abastecer o veículo da empresa com os ferramentais e peças necessárias para atendimento do dia seguinte e “aparecer” na empresa somente no entardecer do dia, para prestar contas e novamente reabastecer seu veículo com materiais de trabalho para o próximo dia.

Todos os registros do atendimento, peças com defeito, orçamento, serviços executados, cópias de nota fiscal, etc. podem ser informados no celular, tablet ou qualquer meio eletrônico que propicie comunicação com a internet.

Agora, para completar seu sucesso, surpreenda-se conhecendo muito mais sobre o que nosso sistema Gravíttem netco pode fazer para lhe ajudar na gestão de sua assistência técnica. (Ligue agora para nós e diga a frase “Eu amei o Blog” e ganhe na hora 5% de desconto nos serviços contratados para os pacotes no Gravíttem netco).

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Marcos Roberto Martins

Who am I? Consultor em Internet e Comércio Eletrônico, Especialista em Sistemas integrados para Fabricantes, Assistências Técnicas e Varejistas.