Negócios que mais estão crescendo na crise
Em passos pequenos, a crise que aterrorizava as empresas brasileiras está aos poucos se afastando. Muitos empreendedores estão assumindo novos negócios que possam estar em alta nesse e nos próximos anos. Se você estiver preparado, mesmo em um ambiente econômico desfavorável é possível gerar bons lucros.
9 segmentos que irão despontar na crise
Para auxiliar os empreendedores nessa empreitada, o SEBRAE reuniu os segmentos com maior taxa de natalidade em 2016. Isso sinaliza uma maior procura por esses serviços. Boa parte dos segmentos está voltado em atividades ligadas a vestuário, alimentação e higiene.
Abaixo segue uma lista dos principais segmentos citados.
Alimentos e bebidas
Um dos segmentos que mais despontam é o setor alimentício, principalmente aqueles voltados a uma alimentação saudável e também aqueles que oferecem comodidade nos serviços. O mercado de bebidas também está em expansão, tanto quanto o consumo de cervejas Premium, quanto distribuidoras. Veja alguns exemplos:
- Comércio de alimentos e bebidas;
- Representação comercial;
- Preparação de alimentos;
- Restaurantes populares;
- Lanchonetes.
Vestuário
Serviços que atendem as necessidades básicas das pessoas estão entre as que mais tendem a crescer, entre elas a de vestimentas e acessórios. Isso porque as pessoas tendem apenas a procurar opções mais baratas, mas o consumo permanece. Exemplos:
- Confecção;
- Comércio de vestuário e acessórios;
- Bijuterias.
Serviços de saúde
Assim como os dois segmentos acima é impossível negligenciar os cuidados à saúde. Mesmo em tempos de aperto financeiro, os cuidados com a saúde devem estar como prioridades. É por isso que esse segmento pode ser uma boa oportunidade de explorar. Exemplos:
- Consultório médico;
- Serviços ambulatoriais;
- Fisioterapia;
- Nutrição;
- Venda de planos de saúde;
- Comércio de medicamentos.
Produtos/serviços inovadores
Produtos e serviços que permitam aumentar a eficiência produtiva e/ou redução de custos das demais empresas.
Serviços de reparação
Até 2014, houve uma ascensão das classes C e D, gerando um grande consumo de eletrônicos, eletrodomésticos, automóveis entre outros itens. Assim, com a crise batendo na porta da maioria das pessoas, a solução mais econômica é reparar esses itens ao invés de adquirir novos. Algumas opções são:
- Reparação e manutenção de veículos usados;
- Manutenção de máquinas e equipamentos;
- Comércio de peças e acessórios para veículos usados.
Estética/beleza
O Brasil continua sendo o terceiro maior mercado consumidor mundial de produtos de beleza do mundo. Isso demonstra que mesmo em meio aos apertos da crise o brasileiro não mede esforços em cuidar da aparência. E as expectativas continuam sendo de crescimento para este segmento. Exemplos:
- Cabeleireiros;
- Comércio de cosméticos;
- Comércio de produtos de perfumaria;
- Higiene pessoal.
Serviços especializados
Serviços especializados para empresas, também estão em alta. Porém, outra oportunidade em alta também são aqueles serviços com foco na saúde e bem-estar da terceira idade. Isso devido ao alto envelhecimento da população. Exemplos:
- Serviços de comunicação;
- Serviços de gestão empresarial;
- Serviços de contabilidade;
- Serviços domésticos;
- Serviços com foco na 3ª idade.
Informática
É quase impossível pensar em empresas em que não existam acessórios de informática para executar seus serviços e que, volta e meia, irão precisar de manutenção. Isso também inclui a manutenção de acessórios de informática pessoais. Exemplos:
- Serviços de manutenção e reparação de computadores;
- Produção de softwares;
- Comunicação multimídia.
Construção
As perspectivas para o mercado imobiliário são muito boas para esse ano, depois de certa queda. Negócios voltados à construção, manutenção e reformas de imóveis podem ser bem aproveitados. Exemplos:
- Comércio de material de construção;
- Manutenção;
- Pequenas reformas de imóveis;
- Instalações elétricas e hidráulicas.
Mesmo conhecendo todas essas oportunidades é preciso estar preparado para o mercado, apresentando diferenciais perante a concorrência.
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