Negócios que mais estão crescendo na crise

Em passos pequenos, a crise que aterrorizava as empresas brasileiras está aos poucos se afastando. Muitos empreendedores estão assumindo novos negócios que possam estar em alta nesse e nos próximos anos. Se você estiver preparado, mesmo em um ambiente econômico desfavorável é possível gerar bons lucros.

9 segmentos que irão despontar na crise

Para auxiliar os empreendedores nessa empreitada, o SEBRAE reuniu os segmentos com maior taxa de natalidade em 2016. Isso sinaliza uma maior procura por esses serviços. Boa parte dos segmentos está voltado em atividades ligadas a vestuário, alimentação e higiene.

Abaixo segue uma lista dos principais segmentos citados.

Alimentos e bebidas

Um dos segmentos que mais despontam é o setor alimentício, principalmente aqueles voltados a uma alimentação saudável e também aqueles que oferecem comodidade nos serviços. O mercado de bebidas também está em expansão, tanto quanto o consumo de cervejas Premium, quanto distribuidoras. Veja alguns exemplos:

  • Comércio de alimentos e bebidas;
  • Representação comercial;
  • Preparação de alimentos;
  • Restaurantes populares;
  • Lanchonetes.

Vestuário

Serviços que atendem as necessidades básicas das pessoas estão entre as que mais tendem a crescer, entre elas a de vestimentas e acessórios. Isso porque as pessoas tendem apenas a procurar opções mais baratas, mas o consumo permanece. Exemplos:

  • Confecção;
  • Comércio de vestuário e acessórios;
  • Bijuterias.

Serviços de saúde

Assim como os dois segmentos acima é impossível negligenciar os cuidados à saúde. Mesmo em tempos de aperto financeiro, os cuidados com a saúde devem estar como prioridades. É por isso que esse segmento pode ser uma boa oportunidade de explorar. Exemplos:

  • Consultório médico;
  • Serviços ambulatoriais;
  • Fisioterapia;
  • Nutrição;
  • Venda de planos de saúde;
  • Comércio de medicamentos.

Produtos/serviços inovadores

Produtos e serviços que permitam aumentar a eficiência produtiva e/ou redução de custos das demais empresas.

Serviços de reparação

Até 2014, houve uma ascensão das classes C e D, gerando um grande consumo de eletrônicos, eletrodomésticos, automóveis entre outros itens. Assim, com a crise batendo na porta da maioria das pessoas, a solução mais econômica é reparar esses itens ao invés de adquirir novos. Algumas opções são:

  • Reparação e manutenção de veículos usados;
  • Manutenção de máquinas e equipamentos;
  • Comércio de peças e acessórios para veículos usados.

Estética/beleza

O Brasil continua sendo o terceiro maior mercado consumidor mundial de produtos de beleza do mundo. Isso demonstra que mesmo em meio aos apertos da crise o brasileiro não mede esforços em cuidar da aparência. E as expectativas continuam sendo de crescimento para este segmento. Exemplos:

  • Cabeleireiros;
  • Comércio de cosméticos;
  • Comércio de produtos de perfumaria;
  • Higiene pessoal.

Serviços especializados

Serviços especializados para empresas, também estão em alta. Porém, outra oportunidade em alta também são aqueles serviços com foco na saúde e bem-estar da terceira idade. Isso devido ao alto envelhecimento da população. Exemplos:

  • Serviços de comunicação;
  • Serviços de gestão empresarial;
  • Serviços de contabilidade;
  • Serviços domésticos;
  • Serviços com foco na 3ª idade.

Informática

É quase impossível pensar em empresas em que não existam acessórios de informática para executar seus serviços e que, volta e meia, irão precisar de manutenção. Isso também inclui a manutenção de acessórios de informática pessoais. Exemplos:

  • Serviços de manutenção e reparação de computadores;
  • Produção de softwares;
  • Comunicação multimídia.

Construção

As perspectivas para o mercado imobiliário são muito boas para esse ano, depois de certa queda. Negócios voltados à construção, manutenção e reformas de imóveis podem ser bem aproveitados. Exemplos:

  • Comércio de material de construção;
  • Manutenção;
  • Pequenas reformas de imóveis;
  • Instalações elétricas e hidráulicas.

Mesmo conhecendo todas essas oportunidades é preciso estar preparado para o mercado, apresentando diferenciais perante a concorrência.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.