22 maneiras de fazer uma renda extra no final do mês

Ganhar uma renda extra no final do mês não faz mal a ninguém, não é mesmo? Em momentos que as contas apertam um pouco e insistem em não fechar, ampliar sua renda é uma solução viável.

Opções não faltam hoje em dia. Com diversos sites especializados no mercado, a busca por uma troca de serviços se tornam muito práticas e confortáveis.

Conheça a seguir 22 maneiras de fazer uma renda extra no final do mês.

1. Transporte pessoas

Provavelmente o Uber é a forma de renda extra mais famosa dessa lista. Para se tornar parceiro do Uber é necessário:

  • Carteira de habilitação profissional;
  • Smartphone com sistema iOS 7 ou com Android 4.0;
  • Carro fabricado a partir de 2008 com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.

Os ganhos irão depender das horas trabalhadas, mas é possível ter uma estimativa através dessa ferramenta do Uber.

Há também outros concorrentes menos famosos neste segmento. Alguns deles são o Cabify, o Easy Taxi e o WillGo.

2. Alugue seu veículo

Alugar seu veículo que está parado na garagem pode ser uma boa fonte de renda extra. Sites como o Pegcar ou o Parpe permitem que você anuncie seu carro para aluguel. Mas fique tranquilo, estes sites oferecem cobertura de seguro, assistência 24 horas e suporte ao usuário.

3. Dê uma carona

Se você costuma viajar e geralmente possui lugares sobrando, você tem uma boa oportunidade de ganhar uma renda extra aqui. Entre os sites que fazem essa conexão entre os motoristas e as pessoas que buscam caronas, encontra-se o BlaBlaCar.

Para se cadastrar, basta informar o itinerário, a data e hora da viagem e pedir uma participação nos custos da viagem para cada passageiro. O viajante acaba pagando diretamente ao proprietário do carro.

4. Alugue seu imóvel

Alugar o seu imóvel, ou uma parte dele, não é uma alternativa nova no mercado. Porém, com o Airbnb, essa prática se tornou muito mais fácil e acessível. Basta que você tenha apenas um sofá para se candidatar como anfitrião.

Mesmo que você já usufrua deste tipo de renda, não custa dar uma olhada no aplicativo e aumentar ainda mais sua receita no final do mês, né?

5. Alugue sua vaga de garagem

O Ezpark é um site que oferece e busca vagas de garagens disponíveis. A vantagem de utilizar o serviço fica por conta dos seguros oferecidos e os indicadores das avaliações dos usuários. Se você mora em alguma região movimentada e próxima à eventos, pode ser uma ótima oportunidade de faturar com esse serviço.

6. Alugue qualquer objeto

Já pensou em disponibilizar seus itens pessoais como câmeras, videogames e produtos de festas para terceiros e ganhar uma grana com isso? No Alooga é possível alugar seus objetos para outras pessoas interessadas. O preço ainda é definido pelo próprio usuário. Essa é uma boa oportunidade para tirar o pó daquela câmera parada.

7. Seja um guia turístico

Se você tem tempo disponível e conhece os melhores lugares de sua cidade, saiba que você pode ganhar uma renda extra sendo um guia turístico amador. Nos sites Showaround e Rent a Local Friend é possível encontrar oportunidades para ser um guia. Os detalhes do passeio como valores, transporte e refeições são negociados entre o usuário e o guia.

8. Cozinhe para um turista

Com o auxílio do site Meal Sharing, você pode receber turistas do mundo inteiro para uma refeição em sua casa. As refeições são definidas pelos anfitriões, bem como os valores. Os anfitriões podem ser pessoas sozinhas ou até casais e famílias.

9. Cuide de cachorros

Se você costuma viajar e fica apreensivo em deixar seu cão sozinho uns dias ou tem dificuldade de achar alguém que cuide, saiba que resolver esse problema é mais fácil do que parece. O Dog Hero é um site que reúne anfitriões perto de você. Esses anfitriões cuidam do seu cão enquanto você está afastado. É possível escolher aquele que mais se encaixa no seu perfil e manter contato todos os dias para assegurar uma viagem calma para você.

10. Seja um freelancer digital

Com o site Upwork é possível obter uma renda extra realizando diversos serviços voltados para o meio digital. Isso inclui serviços como aplicativos, sites, design gráfico, textos para blog entre outros. O cadastro é gratuito no site e é possível montar seu portfólio dentro dele, destacando suas habilidades, histórico profissional e formação.

11. Seja um freelancer

Por meio do site Freelancer é possível também realizar diversos serviços digitais. A diferença fica por conta de pedidos mais voltados à áreas criativas. Ilustrações, render 3D, design de personagens ou manipulação de imagens são alguns dos serviços que podem ser encontrados nele.

12. Encontre bugs

Site como Bugcrowd e Hackerone divulgam programas criados por outras empresas e oferecem recompensas para aqueles que encontrarem bugs nos sistemas. As remunerações são feitas por cada bug válido encontrado. Os piores bugs encontrados são melhores recompensados, chegando a cifras bem altas.

13. Teste aplicativos e sites

O site Testa Isso remunera os usuários por testes de usabilidade realizados em aplicativos e sites. Isso é feito para auxiliar a empresa contratante a identificar as barreiras que seus consumidores enfrentam para finalizar uma compra. Podem participar dos testes desde programadores experientes até novatos na área.

14. Revenda produtos importados

Comprar produtos importados e revender aqui em nosso país pode se tornar uma fonte de renda extra bem lucrativa. E você não precisa viajar até outro país para adquirir esses produtos. Sites como Amazon, Ebay ou até mesmo o Ali Express podem te ajudar na escolha de quais produtos adquirir.

15. Trabalhe com dropshipping

O dropshipping é uma técnica na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas os apresenta ao clientes através de um site ou catálogo. Quando um pedido é realizado, o revendedor vai até o fornecedor e faz toda a transação necessária.

Essa prática é muito comum e pode gerar bons lucros, pois dispensa ter que pensar em quesitos como estoque, logística, etc.

16. Monte um e-commerce

Se você já produz algum tipo de produto como roupas, acessórios ou até mesmo artesanatos, montar um e-commerce pode se tornar uma boa forma de expansão comercial. Sites como Shopify, Minestore e Loja Integrada permitem que você inicie seu e-commerce gratuitamente. Conforme seu faturamento vai aumentando, é possível atualizar seu plano gratuito para o premium.

17. Dê aulas particulares

Oferecer aulas particulares podem se tornar uma boa forma lucrativa, além de ser uma ótima maneira de você exercitar um assunto que você já possui um certo domínio.

As aulas podem ser de acordo com a sua necessidade ou do cliente. Para isso há diversas opções, que vão desde: aulas sobre algum idioma, matérias escolares, reforços ou até mesmo para alguma determinada prova. Para impulsionar esta atividade, vale a pena conhecer o site Superprof.

18. Trabalhe como ghost-writer

Ghost-writers são indivíduos que escrevem artigos e livros para quem deseja revender ou precisa desse tipo de serviço. Pessoas que têm pouca habilidade com escrita, ou até falta de tempo disponível, contratam este tipo de serviço. Em sites como o Workana você pode encontrar diversas pessoas precisando desse serviço.

19. Traduza ou crie textos

Está é outra oportunidade para quem manda bem na redação e ainda por cima domina outro idioma. Traduzir textos de sites, aplicativos ou até redações são algumas oportunidades que podem aparecer. Fique atento em sites de freelancer. O mercado é muito amplo e volta e meia surge uma proposta.

20. Responda questionários

Ganhar uma renda extra para responder pesquisas na internet parece ser um quanto tanto duvidoso, não é mesmo? Mas é possível gerar algum lucro desta forma. Em sites como o Mobrog você pode colaborar efetivamente em pesquisas de mercados, dar a sua opinião e faturar um trocado.

21. Abra uma franquia

Uma das maneiras mais baratas de abrir um negócio é tornar-se um franqueado. Ser um franqueado permite que você abra um empreendimento sem muitos custos e adquira a fama e os clientes da rede franqueadora.

Antes de investir numa franquia é necessário verificar se ela poderá ser tocada em paralelo. Assim, você não precisará abrir mão do seu trabalho atual. Basta ter alguém de confiança tocando o negócio no seu lugar.

22. Investa em bitcoin/criptomoedas

Há algum tempo vem se falando em investir em bitcoin ou criptomoedas. O bitcoin é uma moeda digital descentralizada. Elas podem ser compartilhadas pela internet entre os usuários sem a necessidade de um intermediário, como bancos e instituições. Por isso as taxas são muito menores.

São moedas com liquidez alta, sendo possível lucrar em pouco tempo e sem burocracia. No site Coinranking é possível acompanhar o ranking das moedas com maior fatia de mercado. Além do bitcoin, há outros exemplos de criptomoeda como Ethereum e Ripple. Já nos sites Mercado Bitcoin e Foxbit são possíveis comprar e vender bitcoins, além de poder conhecer mais sobre a moeda.

Ganhar dinheiro investindo é algo que exige bastante dedicação, mas que pode sim, gerar uma fonte de renda extra. Inúmeros fatores influenciam no sucesso do investimento. A quantidade, o prazo, o tipo de aplicação e o momento que você escolhe são algumas delas. É importante ter um planejamento e investir somente a quantia que puder. Com o crescimento exponencial da criptomoeda, o potencial de retorno do investimento a longo prazo é grande.

Faça uma renda extra com o sistema de indicação do Gravíttem

Bom, na verdade não é bem uma renda extra. Porém, caso você utilize um de nossos módulos Gravíttem, saiba que estamos lançando uma maneira de você ganhar desconto na mensalidade. Já é possível economizar um trocado.

Para participar, é necessário fazer o cadastro por meio do Indique Parceiros. Cada usuário receberá um código de indicação. A partir daí é só compartilhar com seus contatos e caso um deles adquira um de nossos produtos, você e ele ganham desconto.

Depois disso é só convidar seus amigos! Conheça os detalhes da promoção através do Regulamento.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.