Venda, pós-venda e o fortalecimento da marca
Da concepção do produto ou serviço até a venda deste produto ou serviço, diversas estratégias deverão ser desenvolvidas para alcançar a satisfação de todas as partes envolvidas.
Metas serão traçadas com base no conhecimento do público-alvo e sua demanda. Para conhecer este público, serão efetuadas pesquisas de mercado que nortearão o posicionamento da marca no mercado. O produto será concebido. Com a marca posicionada e produto pronto, serão praticadas campanhas de vendas para obtenção de lucro e satisfação dos clientes, objetivos desta delineação desde o princípio.
O momento da venda é crucial para o processo tanto quanto a satisfação esperada pelo consumidor com o produto desejado. Estabelecidas as preferências do consumidor, inicia-se uma jornada das empresas para fazer os consumidores escolhê-las dentre as concorrentes. Sabendo que os pilares de quase todo processo comercial são preço e qualidade do produto (habemus relação custo-benefício!) entra em cena o agente da venda. Ele deverá entender as necessidades específicas do cliente e os fatores críticos para concretizar o negócio. Empatia (atenção ao cliente), cordialidade (educação e respeito), tempo de espera, pró-atividade visando atender as necessidades do cliente, saber ouví-lo, são alguns destes fatores críticos.
Venda consumada. E agora?
Com o produto vendido, deve-se, irrestritamente, voltar o foco para outras vendas?
Não. Esta é a etapa de fortalecimento da marca, conhecida como pós-venda. O pós-venda inicia-se na primeira ocorrência após a venda e deve prolongar-se o suficiente para fidelizar o cliente. Neste trajeto, o bom atendimento ao cliente em um contato para tirar dúvidas ou registrar reclamações, pesquisas de satisfação para fomentar melhorias, atividades de marketing para manter a marca ativa na mídia para que o cliente preserve a lembrança da marca são iniciativas de pós-venda que maximizam a satisfação do cliente.
Alinhar pretensões de clientes às estratégias e objetivos da empresa aumentará as vendas e tornará os consumidores fiéis à marca.
“Quando sua experiência é positiva com a marca, uma nova compra está praticamente garantida.” (autor desconhecido).
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