Como aderir ao novo modelo de notas fiscais eletrônicas
As notas fiscais eletrônicas já são uma realidade em muitos estados brasileiros. Muito comum é o recebimento da nota fiscal eletrônica por e-mail, devido às compras realizadas pela internet. Visto a facilidade e a comodidade de uso, já se tornaram obrigatórias em diversos estados.
Desde o dia 1º de janeiro de 2018, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco e Goiás os varejistas passaram a substituir a versão impressa pela nota fiscal de consumidor eletrônica. Requisito agora obrigatório nesses estados. Os varejistas que não aderirem às notas fiscais eletrônicas podem ter suas atividades suspensas enquanto estiverem irregulares.
A nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e) foi ajustada para o comércio varejista. Essa substituição torna mais rápido e eficaz o controle fiscal dos órgãos competentes.
As vantagens das notas fiscais eletrônicas
As notas fiscais eletrônicas possuem vantagens tanto para o consumidor quando para o varejista. A NFC-e substitui de vez o cupom fiscal nas vendas diretas para o consumidor final.
O consumidor pode conferir a autenticidade e a validade das notas fiscais recebidas no varejo. Este documento possui um código QR para que os consumidores realizem essas consulta. A nota pode ser recebida apenas por e-mail pelo consumidor, o que descarta a possibilidade de impressão, mas é possível solicitar uma versão impressa também.
Para os varejistas, também existem algumas vantagens que variam de estado para estado, mas podem ser conferidas na Secretaria da Fazenda. A primeira vista a NFC-e vai tornar o processo de emissão de notas menos burocrática para o varejo. Os estabelecimentos não irão mais precisar de uma impressora específica para notas fiscais, economizando também com bobinas de papel. A transmissão da NFC-e é em tempo real e totalmente eletrônica, além de ser mais ágil o processo de cancelamento de cupons.
Como aderir ao novo sistema de notas fiscais
Para iniciar a emitir notas fiscais de consumidor eletrônicas, os varejistas devem acessar o site da Secretaria da Fazenda com os dados cadastrados na Agência Virtual. Em seguida, devem preencher corretamente o formulário com as informações da empresa. O certificado digital será criado e é necessário para que a autoria do emissor de notas seja válida.
Após isso basta investir em uma solução que facilite o seu processo e que ajude a sua empresa a ganhar tempo e produtividade. O Gravíttem tax é um emissor de documentos fiscais, que abrange notas fiscais, notas fiscais de serviço e cupons. Tudo isso de acordo com a obrigatoriedade de cada estado ou cidade. É possível emitir, armazenar e editar seus documentos fiscais, onde tudo é feito em tempo real.
Você conta com todo o auxílio de nossa equipe técnica na utilização de nossas soluções. Para saber mais, você pode solicitar um acesso gratuito para emissão de até 2 notas gratuitas por mês sem cobrança de mensalidade.
Para mais informações você pode estar entrando em contato pelo telefone (47) 3437-3312, pelo WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br.
Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)