6 dicas para acabar com a ansiedade no trabalho

O estresse e a ansiedade são considerados os grandes males do nosso século. Várias características da vida contemporânea colaboram para que esse mal se infiltre em nossa vida. Entre elas, pode-se destacar o aumento da violência nas cidades, as pressões profissionais e sociais e o consumo excessivo de informações.

Com essas características presentes em nosso dia a dia, não é fácil manter a calma e resolver esses problemas de forma tranquila. A ansiedade acaba se infiltrando em nosso trabalho e também em nossa vida social. Por isso é necessário estabelecer estratégias para controlar o próprio temperamento.

Com isso em mente, confira a seguir 6 dicas para acabar com a ansiedade no trabalho.

1. Identifique suas fontes de estresse

Antes de tudo é preciso identificar suas fontes de estresse. Olhe de perto para seus hábitos, atitudes e desculpas. Geralmente ignoramos nossos atos e até mesmo contornamos eles sem perceber. Até que você descubra e aceite a causa do seu estresse, você permanecerá irritado com qualquer coisa.

2. Estabeleça prioridades

Planeje suas atividades e o tempo aproximado para realizar cada uma delas. Não lote sua lista de atividades e tenha sempre um tempo reservado para imprevistos. Reserve um tempo também para planejar suas atividades para as próximas semanas. Desse modo você conseguirá resolver suas pendências de forma consciente e sem acúmulo desordenado de atividades.

3. Conte com a ajuda de outras pessoas

Procure rodear-se de pessoas positivas no ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. Ter alguém para se desabafar e sentir-se apoiado irá ajudar a diminuir a tensão do trabalho. Sempre que necessário procure ajuda e não guarde sua ansiedade para si mesmo.

4. Reserve tempo para relaxar

Cuidar de si próprio é essencial para manter o bom funcionamento da mente e do corpo. Tendo seus momentos de descanso, você conseguirá lidar melhor com as dificuldades. Evite trabalhar nesses períodos e mantenha distância das coisas relacionadas ao trabalho. Esses pequenos momentos distantes do trabalho farão com que você consiga lidar melhor com a rotina.

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5. Cultive bons hábitos de vida

Essa dica não é novidade pra ninguém. Praticamente todas as pessoas bem sucedidas no trabalho mantêm bons hábitos de vida. Isso inclui: se exercitar com frequência, possuir uma alimentação balanceada e saudável, ter boas noites de descanso, consumir conteúdo de qualidade entre tantos outros hábitos.

6. Mantenha seu senso de humor

Pode parecer muito difícil esse ponto. Se você não é uma pessoa que ri com frequência, talvez seja o momento de tentar essa dica. O bom humor é um ótimo antídoto contra o estresse, tanto no trabalho como na vida. A risada alivia a tensão física e o estresse, fortalecendo seu sistema imunológico e melhorando a sensação geral de bem-estar.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.