6 dicas para fechar uma boa venda

Independente do segmento de atuação da sua empresa, uma área comercial bem preparada é indispensável. As vendas são essenciais para o sucesso de seu negócio. Conhecer seu público-alvo, seu produto ou serviço, o mercado e técnicas de vendas são fundamentos importantes para fechar uma boa venda.

Entretanto, muitos vendedores não possuem essa empatia e esse conhecimento, o que acaba afetando negativamente suas vendas. Quanto mais você se preparar, mais fácil será fechar uma venda.

Com isso em mente, separamos 6 dicas para você se preparar com antecedência e fechar uma boa venda.

1. Tome as dores do cliente

A melhor maneira de entender o que um cliente precisa é conhecendo suas necessidades e problemas. Possuir essa afinidade com o consumidor ajuda a encontrar o que ele precisa e faz com que a empresa aproveite melhor a oportunidade da venda.

2. Agregue valor

A importância e os benefícios que seu produto ou serviço entrega são o que definem o valor que ele possui. Crie necessidades e agregue valor ao seu negócio, assim você será reconhecido por seus clientes.

3. Tenha bons argumentos

Quando um cliente possuir dúvidas e te questionar a respeito, tenha bons argumentos na ponta da língua. Dúvidas originadas dos clientes são ótimas oportunidades para convencê-los. Para isso, é preciso possuir um bom repertório, o que inclui conhecer o produto, o mercado e também seu público-alvo.

4. Apresente as soluções adequadas

Antes de apresentar a solução adequada é preciso conhecer a fundo qual o problema enfrentado pelo cliente. Cada consumidor enfrenta um problema diferente e consequentemente uma solução para cada situação. É preciso então investir nas perguntas certas e obter pistas do que eles precisam, para assim oferecer-lhes soluções.

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5. Finalize a venda

Pode parecer óbvio, mas muitos vendedores na euforia esquecem de concluir a venda ou encaminhá-lo para o fechamento. Perguntas como “podemos assinar o contrato?” tendem a conduzi-lo à conclusão. Quanto maior a demora em fechar o negócio, maiores as aberturas para o cliente pular fora do barco.

6. Invista no pós-venda

Este ponto é sempre reforçado em todo artigo: o pós-venda. É preciso investir nesta etapa, a fim de descobrir se o produto ou serviço oferecido está agradando o cliente e estar pronto para prestar-lhe suporte e ajuda sempre que possível. A melhor maneira de conseguir novos clientes é cuidando dos que você já tem.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.