Como escolher um software para minha assistência técnica?

Você sabe como escolher um software para a sua assistência técnica? Com o avanço da tecnologia, foram criados programas fundamentais para a gestão desse tipo de negócio, já que o proprietário ganha ferramentas para facilitar as suas tarefas e solucionar problemas recorrentes.

Porém, para aproveitar esses recursos da melhor forma, é importante encontrar um software que realmente atenda às necessidades da sua empresa. Com várias alternativas disponíveis no mercado, é comum surgirem dúvidas na hora da escolha, mas algumas dicas agilizam esse processo.

Separamos os fatores que você deve levar em conta na hora de selecionar o programa ideal para a sua assistência técnica. Continue a leitura!

Faça um planejamento

Se você encontra dificuldades para gerenciar alguma área do seu negócio, deve ter percebido a importância de contar com a tecnologia. Antes de implementar um sistema, liste todos os obstáculos e priorize aqueles que são urgentes ou comprometem o crescimento da empresa.

Com essas informações, você será capaz de buscar um software que solucione os seus problemas. A tecnologia deve integrar o seu plano de negócios; porém, sem uma utilização correta, ela se torna somente um custo extra.

Defina os objetivos

Qual é o maior problema da rotina da sua assistência técnica? Gerenciar as ordens de serviços? Acompanhar os técnicos em campo? É importante definir os pontos que precisam melhorar para buscar um programa que solucione essas questões.

Nesse sentido, busque uma solução na qual você possa administrar todos os seus serviços, estoque de peças, técnicos em campo e muito mais.

Lembre-se de registrar todos os serviços da assistência técnica e cadastrar os dados dos seus técnicos para ter uma equipe mais eficiente.

Encontre um software com customização

Os programas padronizados são mais baratos, mas não resolvem todos os seus gargalos de gestão. Procure por softwares que possam ser personalizados com as tarefas da sua assistência técnica. Aqui valem as mesmas perguntas do último tópico: se a sua equipe não rende o suficiente, contrate um sistema que gere relatórios de produtividade, por exemplo.

É importante salientar que os seus colaboradores devem ser treinados para mexer nessa tecnologia. Mesmo que a sua participação seja fundamental, você não estará sempre na assistência técnica, ou seja, em alguns momentos, será preciso que outras pessoas atualizem o sistema. Capacitação é um investimento essencial para a sua empresa crescer.

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Verifique a segurança

Ao mesmo tempo em que a tecnologia é vantajosa para a sua empresa, é necessário ter uma atenção especial com os dados dos seus clientes. Por isso, no momento da contratação, certifique-se que o software tem soluções de segurança que impedem a ação de hackers. Esse é um custo que deve ser visto como um investimento pela sua importância.

É possível guardar as informações localmente ou em nuvem. A segunda opção tem a vantagem de ocupar menos espaço físico, já que todos os dados são atualizados em um sistema online. O ideal é buscar servidores mais conhecidos para se prevenir contra vazamentos.

Busque um suporte eficiente

Além de ser intuitivo e de fácil atualização, o ideal é que o software ofereça um suporte eficiente para os problemas que surgirem no dia a dia. Uma dica é entrar em contato com a empresa antes de assinar o contrato para tirar todas as dúvidas e conferir as avaliações dos clientes.

Agora você sabe como escolher um software e pode implementar essa tecnologia na sua assistência técnica. Com uma gestão mais eficiente, os custos diminuem e o número de clientes atendidos e satisfeitos aumenta. Assim, a sua empresa ganha vantagem sobre as concorrentes, o que gera resultados melhores e um faturamento maior.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.