Como manter uma excelente gestão de franquias? 6 dicas para sua rede
Está pensando em expandir a sua empresa mas ainda não sabe como? Pois então fique sabendo que o mercado de franquias é uma ótima alternativa. Por meio do franchising, você pode levar sua marca para diversos mercados investindo muito pouco. Afinal de contas, você irá contar com o auxílio de parceiros de negócio – os franqueados. Caso este seja o seu objetivo, confira as nossas 6 dicas sobre gestão de franquias.
01. Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico é definido como um processo criado para possibilitar que a empresa alcance uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, e com a melhor concentração de esforços e recursos.
Em outras palavras, também pode ser classificado como a função que fornece os conhecimentos necessários para que o gestor possa:
- Interferir no próprio futuro, determinando o caminho a ser seguido;
- Prever, articular e tomar decisões sobre as formas como serão utilizados os recursos necessários a para atingir seus objetivos;
- Determinar a melhor forma de enfrentar as situações que possam ser previstas, coordenando suas forças e fraquezas.
O Planejamento Estratégico é concebido a longo prazo e orienta a empresa como um todo. No franchising, ao projetar o futuro da rede, é imprescindível que o gestor tenha os seus objetivos em relação à marca estabelecidos de forma clara.
02. Padronização
Se nós pudéssemos definir o termo “franquia” em apenas uma palavra, sem sombra de dúvida ela seria “padronização”. Isso porque é justamente essa característica que o empreendedor busca ao investir neste formato de exploração de mercado.
Ao ingressar no franchising, o investidor se associa a algo pronto e que sabe que deu certo. No entanto, para obter o sucesso esperado, ele precisa replicar o negócio em conformidade com as propostas da marca.
Para ajudá-lo com a padronização da rede, existem diversos instrumentos, dentre os quais podemos destacar:
- Treinamentos: inicial, para implementação de uma nova ferramenta ou método e de reciclagem;
- Manuais: devem ser objetivos, claros e estar sempre acessíveis e atualizados. Os manuais precisam trazer todas as informações necessárias para o funcionamento da unidade, abrangendo desde as tarefas do dia a dia até aquelas relacionadas à gestão de franquias;
- Consultoria de campo: O procedimento é uma espécie de inspeção periódica realizada pela rede para identificar as principais necessidades dos franqueados e propor ações corretivas.
03. Marketing
Ter uma imagem fortalecida perante o público é fundamental em qualquer modalidade de negócio. No que diz respeito ao franchising, isso não é diferente. Afinal de contas, as redes de franquia possuem dois tipos distintos de clientes:
- Consumidores finais: aqueles que adquirem os produtos ou utilizam os serviços da marca;
- Franqueados: parceiros que se associam ao modelo de negócio ao se tornarem franqueados.
Uma das formas mais eficientes de divulgar um negócio é por meio da internet. Com o marketing digital, você pode anunciar a sua marca para diversos públicos de forma prática e barata. As principais ferramentas utilizadas neste tipo de estratégia são:
- Google Ads;
- Instagram;
- Facebook Ads:
- Email Marketing;
- Linkedin.
04. Controle e avaliação de desempenho
Conforme mencionamos no início deste conteúdo, para obter o sucesso esperado, uma rede precisa ter um bom planejamento estratégico. No entanto, é natural que o ambiente de negócios mude conforme o passar do tempo.
Nesta ocasiões – muito mais comuns do que você possa imaginar -, a rede inevitavelmente deve adaptar seus planos à nova realidade. Somente desta forma poderá garantir a maximização dos resultados pretendidos.
05. Controle de Qualidade
Fator fundamental para a afirmação da empresa no mercado. O rigor no controle dos padrões de excelência agrega valor aos produtos e serviços oferecidos por uma marca.
Manter o controle de qualidade em uma rede de franquias demanda uma organização impecável. Esse é o trabalho mais difícil para qualquer franqueador. Falhas na comunicação e no suporte podem prejudicar as unidades, diminuindo suas margens de lucro.
Existem diversas ferramentas e técnicas desenvolvidas para realizar o controle de qualidade em uma rede, conhecer cada uma delas é uma ótima escolha. Mas existe uma forma de resolver boa parte destes problemas de forma muito mais simples e ágil. Você já ouviu falar das plataformas online de gestão?
Dentre diversos outros benefícios para a gestão de franquias, elas servem para:
- Aprimorar o treinamento, a comunicação e o suporte aos franqueados;
- Automatizar processos em rede;
- Consultar dados em quaisquer unidades.
06. Biver Franquias
Afirmamos com todas as letras: as plataformas online de gestão de franquias vieram para ajudar seu negócio a crescer de forma mais sustentável e segura. Ao automatizar processos, simplificar o suporte e centralizar a comunicação, o empreendedor em franquias otimiza seu tempo, esforço e dinheiro.
Se bem utilizados, os sistemas de gestão em rede aproximam a relação profissional entre franqueador e franqueado. Isso é essencial para o bem-estar de uma rede.
É reconhecendo todos os benefícios da plataforma online de gestão que apresentamos o Biver Franquias, um software completo, integrado e funcional para redes de franquias de todos os portes.
Se você ainda tem dúvidas quanto à escolha e benefícios de usar um sistema para a sua rede de franquias, entre em contato conosco pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@biverfranquias.com.br e fale com um de nossos consultores comerciais.
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