Como manter uma excelente gestão de franquias? 6 dicas para sua rede

Está pensando em expandir a sua empresa mas ainda não sabe como? Pois então fique sabendo que o mercado de franquias é uma ótima alternativa. Por meio do franchising, você pode levar sua marca para diversos mercados investindo muito pouco. Afinal de contas, você irá contar com o auxílio de parceiros de negócio – os franqueados. Caso este seja o seu objetivo, confira as nossas 6 dicas sobre gestão de franquias.

01. Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é definido como um processo criado para possibilitar que a empresa alcance uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, e com a melhor concentração de esforços e recursos.

Em outras palavras, também pode ser classificado como a função que fornece os conhecimentos necessários para que o gestor possa:

  • Interferir no próprio futuro, determinando o caminho a ser seguido;
  • Prever, articular e tomar decisões sobre as formas como serão utilizados os recursos necessários a para atingir seus objetivos;
  • Determinar a melhor forma de enfrentar as situações que possam ser previstas, coordenando suas forças e fraquezas.

O Planejamento Estratégico é concebido a longo prazo e orienta a empresa como um todo. No franchising, ao projetar o futuro da rede, é imprescindível que o gestor tenha os seus objetivos em relação à marca estabelecidos de forma clara.

02. Padronização

Se nós pudéssemos definir o termo “franquia” em apenas uma palavra, sem sombra de dúvida ela seria “padronização”. Isso porque é justamente essa característica que o empreendedor busca ao investir neste formato de exploração de mercado.

Ao ingressar no franchising, o investidor se associa a algo pronto e que sabe que deu certo. No entanto, para obter o sucesso esperado, ele precisa replicar o negócio em conformidade com as propostas da marca.

Para ajudá-lo com a padronização da rede, existem diversos instrumentos, dentre os quais podemos destacar:

  • Treinamentos: inicial, para implementação de uma nova ferramenta ou método e de reciclagem;
  • Manuais: devem ser objetivos, claros e estar sempre acessíveis e atualizados. Os manuais precisam trazer todas as informações necessárias para o funcionamento da unidade, abrangendo desde as tarefas do dia a dia até aquelas relacionadas à gestão de franquias;
  • Consultoria de campo: O procedimento é uma espécie de inspeção periódica realizada pela rede para identificar as principais necessidades dos franqueados e propor ações corretivas.

03. Marketing

Ter uma imagem fortalecida perante o público é fundamental em qualquer modalidade de negócio. No que diz respeito ao franchising, isso não é diferente. Afinal de contas, as redes de franquia possuem dois tipos distintos de clientes:

  • Consumidores finais: aqueles que adquirem os produtos ou utilizam os serviços da marca;
  • Franqueados: parceiros que se associam ao modelo de negócio ao se tornarem franqueados.

Uma das formas mais eficientes de divulgar um negócio é por meio da internet. Com o marketing digital, você pode anunciar a sua marca para diversos públicos de forma prática e barata. As principais ferramentas utilizadas neste tipo de estratégia são:

  • Google Ads;
  • Instagram;
  • Facebook Ads:
  • Email Marketing;
  • Linkedin.

04. Controle e avaliação de desempenho

Conforme mencionamos no início deste conteúdo, para obter o sucesso esperado, uma rede precisa ter um bom planejamento estratégico. No entanto, é natural que o ambiente de negócios mude conforme o passar do tempo.

Nesta ocasiões – muito mais comuns do que você possa imaginar -, a rede inevitavelmente deve adaptar seus planos à nova realidade. Somente desta forma poderá garantir a maximização dos resultados pretendidos.

05. Controle de Qualidade

Fator fundamental para a afirmação da empresa no mercado. O rigor no controle dos padrões de excelência agrega valor aos produtos e serviços oferecidos por uma marca.

Manter o controle de qualidade em uma rede de franquias demanda uma organização impecável. Esse é o trabalho mais difícil para qualquer franqueador. Falhas na comunicação e no suporte podem prejudicar as unidades, diminuindo suas margens de lucro.

Existem diversas ferramentas e técnicas desenvolvidas para realizar o controle de qualidade em uma rede, conhecer cada uma delas é uma ótima escolha. Mas existe uma forma de resolver boa parte destes problemas de forma muito mais simples e ágil. Você já ouviu falar das plataformas online de gestão?

Dentre diversos outros benefícios para a gestão de franquias, elas servem para:

  • Aprimorar o treinamento, a comunicação e o suporte aos franqueados;
  • Automatizar processos em rede;
  • Consultar dados em quaisquer unidades.

06. Biver Franquias

Afirmamos com todas as letras: as plataformas online de gestão de franquias vieram para ajudar seu negócio a crescer de forma mais sustentável e segura. Ao automatizar processos, simplificar o suporte e centralizar a comunicação, o empreendedor em franquias otimiza seu tempo, esforço e dinheiro.

Se bem utilizados, os sistemas de gestão em rede aproximam a relação profissional entre franqueador e franqueado. Isso é essencial para o bem-estar de uma rede.

É reconhecendo todos os benefícios da plataforma online de gestão que apresentamos o Biver Franquias, um software completo, integrado e funcional para redes de franquias de todos os portes.

Se você ainda tem dúvidas quanto à escolha e benefícios de usar um sistema para a sua rede de franquias, entre em contato conosco pelo telefone (47) 3437-3312, WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@biverfranquias.com.br e fale com um de nossos consultores comerciais.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.