7 dicas para vender no Black Friday

O Black Friday surgiu nos Estados Unidos, como uma data especial onde as lojas fazem grandes descontos. No Brasil, o Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, sendo esse ano no dia 24 deste mês.

Com um grande número de adeptos desta data, o Black Friday já não atinge somente as lojas ou e-commerces. Pequenas e grandes lojas, empresas e outros comércios utilizam essa data para oferecer seus melhores descontos.

Pensando em ajudar a todos os empreendedores nesta data, reunimos algumas dicas essenciais para que você não cometa nenhum erro neste Black Friday. Essas dicas podem ser utilizadas tanto em ambientes virtuais quanto físicos. Veja a seguir.

1. Planeje antecipadamente sua campanha

Alinhe antecipadamente com todos os setores que estarão envolvidos sobre o Black Friday. Planeje como será feito, os produtos com descontos e canais de divulgação. E não deixe para falar apenas um dia antes do dia. Comece a divulgar semanas antes do dia e crie expectativas no seu consumidor. Eles já estão pesquisando e analisando seus interesses com antecedência.

2. Ofereça descontos verdadeiros

Um dos pontos que mais incomoda o consumidor no Black Friday brasileiro são os descontos enganosos de algumas empresas. Seja o mais transparente e verdadeiro possível. Ofereça descontos que realmente valham a pena e não tente enganar seu consumidor.

3. Invista em diversos canais de divulgação

Prepare sua lista de e-mail marketing e envie as promoções diariamente por ele. Porém, fique atento em não mandar para pessoas que não estejam interessadas. Utilize também redes sociais para divulgação como Facebook e Twitter. Aproveite para patrocinar os melhores conteúdos no Google AdWords e Facebook Ads.

4. Ofereça desconto nos produtos certos

Se você possui informações dos produtos mais desejados por seus consumidores, é possível oferecer descontos justamente nesses. Ofereça também descontos nos produtos mais vendidos naquele período. Caso o seu negócio possua uma “Lista de desejos”, esse é um bom indicador dos produtos mais pretendidos por seus consumidores.

5. Amplie suas formas de pagamentos

Ter uma grande variedade de formas de pagamentos pode se tornar um ótimo diferencial no Black Friday. Isso facilita a aquisição de seus produtos por seus consumidores. Caso seus produtos tenham um alto valor agregado, então essa estratégia é ainda mais aconselhável.

6. Prepare-se para a quantidades de pessoas

Caso seu foco seja vender através de um e-commerce, tenha certeza que ele comportará uma grande quantidade de pessoas online ao mesmo tempo. Aproveite para verificar todas as etapas do processo de compra do seu e-commerce, se não há links quebrados ou imagens de produtos faltantes.

Para aqueles que pretendem vender em lojas físicas, treine e habilite sua equipe para atender uma grande quantidade de pessoas. Faça isso para que seja possível atender a todos sem que ninguém se sinta mal atendido.

7. Atendimento e suporte ao cliente

É importante ter uma equipe preparada para dar total suporte aos clientes que estejam com dificuldades, seja para finalizar uma compra, encontrar algo no seu e-commerce ou qualquer outro fator relacionado. Tenha uma equipe ágil e eficiente para lidar com esse tipo de assunto.

Esteja preparado no Black Friday

A grande vantagem do Black Friday é aproveitar os altos descontos. Muita gente espera essa data para adquirir, então seja sincero nos seus descontos e não queira enganar seus consumidores.

Além disso, esteja preparado para o grande dia. Mantenha seu estoque atualizado, gerencie suas formas de pagamentos, seus cadastros de clientes e tenha um atendimento balcão ágil e eficaz. Saiba que o Gravíttem store pode te auxiliar nesses processos.

Esperamos que essas dicas tenham lhe auxiliado e boas vendas!

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.