Saiba como se preparar para as vendas de final de ano

Em geral, o mês de dezembro é uma das melhores épocas para vendas e grandes faturamentos. Por conter duas datas muito festejadas, as vendas de final de ano são ideais para fechar o período com “chave de ouro”. Além de contar com seu 13º salário e às vezes até com seu 14º, o sortudo consumidor fica mais disposto a gastar com presentes nessa época.

Entretanto, o empreendedor que queira usufruir desse período deve ficar atento para não perder as oportunidades. Apostar em descontos, promoções e treinamentos de sua equipe são só algumas das precauções a serem tomadas.

A seguir, listamos algumas informações e orientações para você se preparar para esse final de ano.

Coloque seu plano no papel

É preciso colocar no papel todo o planejamento a ser traçado, suas metas e objetivos. Isso para que o empreendedor saiba aonde quer chegar e possa se organizar melhor para alcançar tais objetivos. Questões essas que incluem: o trabalho de divulgação, ofertas e promoções, revezamento dos funcionários, formas de pagamento, entregas e até as embalagens.

Invista na decoração

Deixe seu ponto de venda (PDV) chamativo e bonito, com decorações, uma boa iluminação e acima de tudo: exponha seus produtos. Não poupe nesse quesito. Deixe o ambiente confortável e aconchegante.

Qualifique sua equipe

É imprescindível ter uma equipe capacitada para lidar com o aumento de demanda no final de ano. Por isso, invista em treinamento para seus colaboradores. Garanta que todos tenham as respostas na ponta da língua e saibam argumentar da melhor forma com os clientes. Uma equipe dedicada fará com que o cliente leve mais do que pretendia e até mesmo volte futuramente.

Gerencie seu estoque

Já pensou se no momento das vendas de final de ano faltar um produto específico bem na hora da aquisição? Essa é uma realidade que acontece frequentemente e exige muito cuidado por parte do gestor. Manter o estoque ideal pode não ser uma tarefa fácil caso você não possua uma gestão eficiente.

Para não correr esse risco, utilize softwares de gestão e tenha uma série de vantagens para o seu negócio, tais como:

  • Gestão de vendas;
  • Vendas balcão;
  • Movimento de caixa;
  • Gestão financeira;
  • Formação de preço;
  • Cadastro completo.

Divulgue seus produtos

Além de decoração da empresa e do ponto de venda, é preciso divulgar por outros meios de comunicação seus produtos. Aproveite para usar com força total as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Invista também em e-mails marketing promocional e hotsites com os produtos em destaque. Esses são meios de baixo custo, mas que podem trazer um grande retorno.

Também é possível utilizar materiais de alto custo como flyers, banners, placas, outdoors entre outros. Tudo isso vai depender do quanto você pretende investir na divulgação.

Se você deseja mais informações a respeito das nossas soluções, você pode estar entrando em contato pelo telefone (47) 3437-3312, pelo WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.