Atendimento personalizado: 5 dicas para um bom êxito
Em épocas de final de ano e de datas importantes, como o Black Friday e o Natal, é comum o aumento de interesse de compra por parte dos consumidores. Atender a uma grande quantidade de pessoas pode não ser uma tarefa fácil. Realizar um atendimento personalizado para cada cliente pode ser mais difícil ainda.
Atendimentos padrões já não são mais o suficiente. Isso é o mínimo que cada cliente deveria receber. É necessário realizar um atendimento personalizado e conquistar o cliente pela exclusividade.
Como aplicar o atendimento personalizado?
Apesar de ser uma questão muito valorizada para os clientes, a maioria das empresas parecem não conseguir atingir essa expectativa e não realizam um atendimento personalizado de qualidade. Isso pode ser visualizado claramente em sites como Reclame Aqui, que mostra claramente a falta de preparação por parte da maioria das empresas brasileiras.
Porém, há empresas que sabem muito bem desse requisito e investem muito no atendimento personalizado. Empresas como o NuBank e Uber não só sabem a importância deste tipo de atendimento como batem muito nesta tecla. É por isso que a maioria dos consumidores sentem orgulho de utilizarem seus serviços e vestem a camisa dessas empresas.
Pensando nessa dificuldade, reunimos 5 dicas para realizar um atendimento personalizado de qualidade e garantir uma boa impressão para seus consumidores.
1. Utilize o poder da internet a seu favor
Em tempos cada vez mais conectados, não há motivo para sua empresa ficar de fora dessa. Seja por redes sociais, WhatsApp, chat em seu site ou até mesmo por e-mail, negar um desses canais pode ser um tiro no pé. Realizar um atendimento personalizado na internet é um grande diferencial.
2. Seja ágil nas respostas
Obter uma resposta rápida é o principal motivo dos clientes entrarem em contato com você pela internet. Mesmo que você não possua a resposta de imediato, fornecer esse retorno ao cliente rapidamente é um ponto positivo para seu negócio.
3. Tenha as respostas na ponta-da-língua
Conheça seu produto, estoque e demais informações relacionadas a ele para responder seus clientes de forma prática. Conhecendo bem o seu produto, você fornece informações verdadeiras ao cliente e acaba não gerando expectativas que não se podem cumprir.
4. Fale como uma pessoa
Muitos se confundem em qual linguagem utilizar para representar a empresa na internet. Apesar de algumas empresas serem mais descontraídas do que outras no atendimento online, a principal característica para não errar é agir como uma pessoa e não um robozinho. Evite frases prontas a todo instante e busque empatia no momento da conversa.
5. Peça feedback do seus clientes
A melhor maneira de melhorar seu atendimento personalizado é com críticas dos seus clientes. Saiba filtrar os feedbacks recebidos e melhorar seu atendimento. O cliente se sentirá mais próximo da empresa vendo suas ideias sendo levadas em consideração.
Se você for o gestor de sua equipe, saiba que esse atendimento é um diferencial para seu negócio. Exercite essas dicas na sua equipe, seja um exemplo também e saia na frente dos concorrentes. Atenda os seus clientes da forma que eles merecem.
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