Conheça as etapas para registrar uma empresa

Registrar uma empresa é o sonho de muita gente. Ter o negócio próprio parece cada vez ser o caminho mais comum para nós. Porém, para abrir e registrar uma empresa é preciso passar por uma série de etapas, a fim de que tudo seja feito de forma legal.

Antes de iniciar a registrar sua empresa, uma dica que facilitará sua vida é contar com um contador para lhe auxiliar nas etapas. Assim você evitará erros ou furos desde a concepção de sua empresa.

Se registrar uma empresa faz parte dos seus planos e você não sabe por onde começar, esse artigo é para você mesmo.

Construindo o contrato social

Elaborar o contrato social é a primeira etapa para registrar uma empresa. É a partir dele que se definem as atividades da empresa e o setor que ela atuará. Além disso, define-se outras questões como os objetivos da empresa, as atividades dos sócios dentro dela e o interesse das partes.

Tenha bastante atenção e cuidado nessa etapa, pois, ela é que determina o que a empresa pode ou não fazer. Em caso de dúvidas, contate sempre seu contador, a fim de evitar erros.

Após a elaboração do contrato social, o empreendedor deve consultar se o nome e objeto social da empresa estão disponíveis. É possível também avaliar sua empresa no Simples Nacional, que é uma forma de reduzir alíquotas de normas trabalhistas.

Fazendo o registro da empresa

Para realizar o registro da empresa, reúna seu contrato social e seus documentos pessoais e vá até uma junta comercial ou cartório. Lá será verificado se há ou não outra empresa registrada com o mesmo nome.

Quando estiver tudo certo com o nome, será dado procedimento. Serão exigidos os seguintes documentos para dar sequência:

  • Cópia autenticada de RG e CPF do titular ou dos sócios;
  • Requerimento padrão (capa da junta comercial), em uma via;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
  • Pagamento de taxas através de DARF.

Após isso, é hora de obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Você precisa entrar no site da Receita Federal e depois ir até a prefeitura de sua cidade para receber o Alvará de Funcionamento. Preencha tudo conforme for solicitado da prefeitura. Depois é só ir até a Secretaria da Fazenda para obter sua inscrição estadual.

Gravíttem - Gerencie sua empresa com um sistema completo e eficiente

Esteja sempre por dentro dos acontecimentos

São muitas burocracias e estratégias que um empreendedor precisa se preocupar. É necessário conhecimento de gestão, finanças, legislação tributária, além de normas trabalhistas relacionadas à sua atividade principal.

É preciso ser bem organizado e contar com a ajuda de seu contador para que tudo ocorra perfeitamente. Tenha pessoas especializadas nas áreas que você não possui um conhecimento amplo.

Você pode contar com o auxílio de sistema eficaz, que gerencie seus processos internos e mantenha tudo centralizado: conheça o Gravíttem.

Se você desejar mais informações a respeito das nossas soluções, você pode estar entrando em contato pelo telefone (47) 3437-3312, pelo WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br.

Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)

Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.