Conheça as etapas para registrar uma empresa
Registrar uma empresa é o sonho de muita gente. Ter o negócio próprio parece cada vez ser o caminho mais comum para nós. Porém, para abrir e registrar uma empresa é preciso passar por uma série de etapas, a fim de que tudo seja feito de forma legal.
Antes de iniciar a registrar sua empresa, uma dica que facilitará sua vida é contar com um contador para lhe auxiliar nas etapas. Assim você evitará erros ou furos desde a concepção de sua empresa.
Se registrar uma empresa faz parte dos seus planos e você não sabe por onde começar, esse artigo é para você mesmo.
Construindo o contrato social
Elaborar o contrato social é a primeira etapa para registrar uma empresa. É a partir dele que se definem as atividades da empresa e o setor que ela atuará. Além disso, define-se outras questões como os objetivos da empresa, as atividades dos sócios dentro dela e o interesse das partes.
Tenha bastante atenção e cuidado nessa etapa, pois, ela é que determina o que a empresa pode ou não fazer. Em caso de dúvidas, contate sempre seu contador, a fim de evitar erros.
Após a elaboração do contrato social, o empreendedor deve consultar se o nome e objeto social da empresa estão disponíveis. É possível também avaliar sua empresa no Simples Nacional, que é uma forma de reduzir alíquotas de normas trabalhistas.
Fazendo o registro da empresa
Para realizar o registro da empresa, reúna seu contrato social e seus documentos pessoais e vá até uma junta comercial ou cartório. Lá será verificado se há ou não outra empresa registrada com o mesmo nome.
Quando estiver tudo certo com o nome, será dado procedimento. Serão exigidos os seguintes documentos para dar sequência:
- Cópia autenticada de RG e CPF do titular ou dos sócios;
- Requerimento padrão (capa da junta comercial), em uma via;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
- Pagamento de taxas através de DARF.
Após isso, é hora de obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Você precisa entrar no site da Receita Federal e depois ir até a prefeitura de sua cidade para receber o Alvará de Funcionamento. Preencha tudo conforme for solicitado da prefeitura. Depois é só ir até a Secretaria da Fazenda para obter sua inscrição estadual.
Esteja sempre por dentro dos acontecimentos
São muitas burocracias e estratégias que um empreendedor precisa se preocupar. É necessário conhecimento de gestão, finanças, legislação tributária, além de normas trabalhistas relacionadas à sua atividade principal.
É preciso ser bem organizado e contar com a ajuda de seu contador para que tudo ocorra perfeitamente. Tenha pessoas especializadas nas áreas que você não possui um conhecimento amplo.
Você pode contar com o auxílio de sistema eficaz, que gerencie seus processos internos e mantenha tudo centralizado: conheça o Gravíttem.
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