Quais problemas um emissor de nota fiscal pode resolver?
Uma das etapas obrigatórias de toda a empresa é a emissão de notas fiscais. Para isso, muitas empresas, inicialmente, optam por um emissor de Nota Fiscal gratuito. Entretanto, conforme a empresa cresce, surgem as limitações dos emissores gratuitos.
Mesmo resolvendo inicialmente os problemas das empresas, você sabe quais problemas a má gestão das notas fiscais podem trazer à sua empresa? Confira essas questões a seguir.
Tempo gasto em processos manuais
Uma das principais vantagens de um software de automatização de notas fiscais é a otimização do tempo dos funcionários. Por meio de um software, é possível reduzir bastante o tempo gasto em tarefas repetitivas que demandam muito tempo.
Com a automatização do processo de faturamento, é possível tornar o tempo dos funcionários mais produtivo. Isto é crucial, principalmente para pequenas e médias empresas.
Erros humanos
É comum que os funcionários gastem muito tempo em tarefas repetitivas e monótonas. Isso aumenta exponencialmente a probabilidade de erros humanos. Desta forma, qualquer erro, por menor que seja, pode prejudicar a empresa na contabilidade com pendências fiscais, ou, no mínimo, gerar mais um trabalho para corrigir o erro anterior.
Armazenamento e extração de relatórios
Muitas vezes é comum que as empresas façam o armazenamento em grandes pastas de notas impressas para manter os arquivos. No entanto, este processo é pouco prático. Pois dificulta muito o trabalho de pesquisa caso algum dado antigo seja necessário para consulta.
Além disso, isso faz com que a probabilidade de perdas de dados importantes se torne muito mais provável. Toda esta perda de tempo e espaço, além da falta de organização, podem ser reduzidas em um clique por meio de um emissor de nota fiscal que faça o armazenamento adequado dessas informações.
Tempo perdido com instabilidade de sistemas
Talvez o principal problema que as empresas enfrentam com as ferramentas das prefeituras seja a instabilidade dos sistemas. Afinal, não faz sentido perder tempo com um sistema fora do ar quando o objetivo dele seria exatamente o de reduzir o tempo gasto nos processos de emissão de notas.
Além disso, há ainda a carência das prefeituras para oferecer o suporte técnico que as empresas precisam para solucionar as dúvidas.
É neste momento que um software para a emissão automatizada das notas faz a diferença. Enquanto o financeiro da sua empresa fica parado por depender do sistema da prefeitura voltar ao ar, o seu concorrente continua emitindo as suas notas.
Para a sua empresa, fica a sugestão de contratar um software de automação que tenha as tentativas de emissão e que também ofereça o suporte que a sua empresa precisa.
Gostou desse artigo? Espalhe a palavra :)