Por que a gestão de custos é essencial na sua empresa

A força e a sustentabilidade de uma empresa não estão relacionadas apenas à produção de produtos de alta qualidade. É preciso também ter um controle de todos os processos que essa atividade envolve, levando em consideração, entre outros fatores, os custos necessários para que a precificação do portfólio seja feita de maneira correta. Afinal, de nada adianta vender muito e não conseguir o retorno necessário para manter a roda girando, não é mesmo? Dessa forma, a gestão de custos é uma das bases para o funcionamento saudável de toda a empresa.

Para entender melhor, pense no dia a dia da sua indústria. Nela, são realizadas séries de atividades que exigem diversos gastos para serem executadas. Podemos citar como exemplos a compra de matéria-prima, o uso de energia, o pagamento da mão de obra, a aquisição de materiais e assim por diante. Então, tudo isso deve ser considerado na hora de estabelecer o preço dos produtos para que o retorno obtido com eles não só cubra o funcionamento da empresa em si, mas também possibilite investimentos no crescimento dela e a torne lucrativa.

A gestão de custos vai, portanto, controlar o uso do dinheiro, permitindo a identificação de oportunidades, o remanejamento de verbas para as áreas certas, o aumento da margem de lucro, a tomada de decisões estratégicas de forma mais consciente e mais segurança no desempenho da produção industrial.

Embora esse gerenciamento seja de extrema importância, é comum que muitos empresários não tenham uma clareza do custo total do negócio, pois ficam deslumbrados com o faturamento, sem avaliar se ele realmente compensa o trabalho desenvolvido.

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Como fazer a gestão de custos com eficiência

Para que a gestão de custos ocorra corretamente e proporcione bons resultados, é necessário que alguns procedimentos sejam seguidos. Mas, antes, é preciso entender a diferença entre custos e despesas, pois eles impactam de forma diferente no custo final.

Para ficar bem claro, o primeiro termo corresponde a tudo o que é necessário para garantir a produção, como a matéria-prima, as máquinas e as embalagens, por exemplo. Paralelamente, as despesas não estão diretamente atreladas à produção em si, mas são importantes para o funcionamento da indústria de modo geral. É o caso de gastos administrativos, como com os materiais de escritório e propagandas.

Com essa informação compreendida, pode-se fazer o seguinte passo a passo:

Faça um planejamento: A gestão de custos está fortemente ligada ao planejamento estratégico. Dessa forma, é preciso estabelecer metas de produção e de vendas, pois isso dará um norte para as atividades corporativas e ajudará na identificação daquilo que deve ser cortado e daquilo que deve ser priorizado.

Faça o levantamento e a análise de todos os custos: Identifique, compreenda e registre tudo o que a sua indústria gasta para funcionar, incluindo os gastos rotineiros e os sazonais. Esta etapa permite que sejam identificados pontos fortes e fracos, além de descobrir qual é sua principal renda e onde é possível reduzir os gastos.

Organize as informações obtidas no item anterior: organizar todos os dados obtidos no levantamento do passo anterior vai ajudar a compreender melhor como os custos impactam no preço dos produtos e serviços. Assim, você consegue relacionar o que sua indústria gasta por mês com a produção final, de modo que a precificação dos produtos torna-se mais fácil e efetiva.

A tecnologia, inclusive, tem facilitado bastante essa tarefa, oferecendo recursos para sua automatização. Dessa maneira, as tradicionais planilhas são substituídas por softwares de gestão capazes de reduzir erros e retrabalhos que apenas resultam em custos extras e perda de tempo.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.