6 dicas para administrar uma assistência técnica

O segmento de assistência técnica está sempre crescendo e evoluindo. Novos produtos estão sempre surgindo no mercado e nenhum deles é completamente à prova de falhas. Em épocas mais desfavoráveis financeiramente, levar para o conserto é muito mais conveniente do que adquirir um produto totalmente novo.

Para gerenciar uma assistência técnica, os empreendedores devem sempre estar acompanhando os novos produtos que surgem no mercado. É preciso estar atento às novas tecnologias. E isso deve se refletir tanto nos seus negócios quanto nos seus profissionais, pois, além disso, os clientes exigirão serviços de qualidade, conhecimento, bom atendimento e rapidez.

A seguir separamos 6 dicas essenciais para você gerenciar uma assistência técnica.

1. Não tenha medo de investir

Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Em meio a tantas assistências técnicas similares, fica cada vez mais difícil chamar atenção dos clientes. No entanto, não tenha medo de investir em publicidade e propaganda. Desenvolva uma identidade visual diferenciada, faça uma fachada de destaque. Mande fazer cartões, folhetos e divulgue seu negócio.

Invista também na internet e nas redes sociais. Tire da cabeça que seus clientes podem não estar ali. Crie um site, utilize canais de rápida comunicação como Facebook e WhatsApp, e esteja sempre disposto a tirar dúvidas de clientes de forma ágil e prática.

2. Conheça seu público-alvo

Em qualquer segmento que você atuar será uma grande vantagem conhecer seu público-alvo. É a maneira mais assertiva de direcionar seu negócio para eles. Características como idade, sexo, localização, classe social entre outras particularidades ajudam na hora de desenvolver novas estratégias de vendas.

Além disso, preste um atendimento de qualidade a todos que buscarem seu serviço. Um bom atendimento fideliza qualquer pessoa e é a maneira mais recomendável de ser uma assistência técnica procurada pelos clientes.

3. Análise o mercado competitivo

Tente descobrir o que os clientes da sua região mais procuram, quais os tipos de serviços e ofereça isso como uma das suas principais características. Descubra quem são seus maiores concorrentes dessa região e estude seus pontos fortes e fracos. Dessa maneira você pode tirar vantagem de mercado, com o conhecimento de seus concorrentes, trabalhando sobre os mesmos pontos fortes e evitando cometer os mesmos erros que eles.

4. Tenha uma boa localização

Em qualquer assistência técnica, uma boa localização pode ser um ponto essencial e de grande diferencial. Um local de fácil acesso, com bom estacionamento e de claro posicionamento se tornam grandes diferenciais. E é claro, não se esqueça de destacar sua empresa com uma boa fachada ou placa de identificação.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

De nada adianta investir em fatores externos se a sua gestão interna é desorientada. A capacidade de bom atendimento e agilidade acontece por conta de uma clara gestão dos fluxos internos, aliado a um bom software que te auxilie nessa gestão. Saiba que somos líderes no mercado de serviços de assistência técnica, atuando a mais de 18 anos no mercado.

Com o passar desses anos, desenvolvemos uma solução específica para assistências técnicas, fruto de uma longa experiência no mercado: o Gravíttem netco. Algumas das rotinas presente nele são:

  • Controle de serviço: gerencia o andamento, execução e posicionamento dos atendimentos realizados por seus técnicos em tempo real.
  • Gestão financeira: mantenha a saúde financeira do seu negócio tendo total controle do contas a pagar e receber, movimentação de conta corrente e fluxo de caixa.
  • Gestão comercial: gerencia o ciclo de negócios a partir do orçamento de vendas, formando preços automaticamente considerando impostos, mark-up e reajustes.
  • Controle de estoque: mantenha uma gestão eficiente e precisa de seu estoque de peças acompanhando desde o controle, recepção, armazenamento e alocação de inventário.
  • Cadastro de clientes: cadastro de clientes e fornecedores com histórico de serviços e produtos de forma completa e detalhada.

Saia na frente dos concorrentes e junte-se aos mais de 400 clientes espalhados no Brasil inteiro que utilizam o Gravíttem.

6. Conheça a fundo seu segmento

Outra dica que pode acabar passando por alto, mas é de grande importância: conheça seu segmento. Saiba o que está acontecendo de novo no mercado, encontre os melhores fornecedores para seu negócio. Conheça os melhores materiais de trabalho. Conheça a fundo a legislação, seus deveres e direitos. Os clientes se sentirão mais seguros se você possuir as respostas corretas na ponta da língua.

É hora de investir na sua assistência técnica

Se você não aplicava alguma dessas dicas, ou não conhecia, agora não tem mais desculpas. Mesmo que de forma gradual, o importante é ir encaixando aos poucos essas orientações na sua rotina de trabalho.

Caso queira mais informações a respeito das nossas soluções, você pode estar entrando em contato pelo telefone (47) 3437-3312, pelo WhatsApp (47) 99134-2776 ou pelo e-mail comercial@softin.com.br.

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Eric Montana

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de livros e um bom café.